Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia «

Escolha pelo menos um opção para sua busca

5 franquias ligadas à futebol que lucram com a maior paixão do brasileiro

28/08/2018

Franquias de futebol

O futebol é tão relevante na vida dos brasileiros que há pelo menos um século ele está entrelaçado com a história cultural do nosso País. Não à toa, o Brasil é conhecido mundo afora como o “país do futebol”. Essa alcunha é atribuída não apenas por sermos os maiores campeões mundiais desse esporte, mas pelo fato de criarmos intimidade com bola nos pés desde pequenos, exceto em raras ocasiões. Toda essa paixão é responsável por movimentar um gigantesco mercado que, cada vez mais, atrai investidores e consumidores, tornando as franquias de futebol em negócios bastante atrativos do ponto de vista financeiro.

Um estudo elaborado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil mostrou que 67,4% dos brasileiros admitem ter muito interesse por futebol. Destes, ao menos 73% dizem que assistem jogos do seu clube de preferência no mínimo duas vezes por semana, seja ao vivo no estádio ou via transmissão de tevê/internet/rádio.

A pesquisa revela, ainda, que de todo o contingente dos que declaram ter muito interesse por futebol (67% da população), o gasto médio total com compras relacionadas ao esporte bretão é de R$ 255,72 por mês. O número, assim como o estudo da CNDL, são relativos à setembro de 2016. Confira abaixo como os torcedores dividem esse consumo.

franquias de futebol - pesquisa CNDL

 

Ao considerar somente os itens de consumo diretamente relacionados ao time do coração, os artigos mais adquiridos pelos torcedores são as camisas (39,9%, aumentando para 43,9% entre os homens e 55,8% entre os torcedores que se declaram aficionados), as canecas ou copos (23,3%, aumentando para 32,3% entre as mulheres e 31,8% entre os torcedores autodeclarados aficionados), os chaveiros (19,9%) e as roupas para crianças (11,4%, aumentando para 15,8% entre os torcedores que se declaram aficionados). Em contrapartida, 35,2% da amostra declarou não ter comprado nenhum produto.

Itens de consumo mais adquiridos por aficionados a futebol (2016):

  • Camisa: 39,9%
  • Caneca/copo: 23,3%
  • Chaveiro: 19,9%
  • Roupa para crianças: 11,4%
  • Chinelo: 11,4%
  • Faixas/bandeiras: 8,9%
  • Itens de decoração: 8,9%
  • Outras peças de vestuário (jaquetas, meias, etc): 6,8%
  • Roupas de cama/mesa/banho: 6,1%
  • Squeeze: 3,0%
  • Bonecos de pelúcia: 2,6%
  • Outros: 0,6%
  • Não comprou: 35,2%

 

Franchising

No mercado de franchising, as franquias de futebol associadas à ABF estão alocadas em dois segmentos distintos: Saúde, Beleza e Bem Estar, no caso da Ronaldo Academy, e Moda, no caso das demais redes.

O primeiro segmento (Saúde, Beleza e Bem Estar), segundo a ABF, cresceu 8,9% em faturamento no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2017. Já o segundo (Moda) obteve um avanço mais tímido, de 2%, utilizando as mesmas bases de comparação.

O setor de franquias como um todo movimentou mais de R$ 40,7 bilhões entre os meses de abril a junho deste ano. O montante representa um crescimento de 8,4% sobre o mesmo período do ano passado.

 

Recomendações

Para ter uma franquia ligada a esportes não é obrigatório e nem necessário que o franqueado seja um indivíduo fitness ou apaixonado por esportes, basta ele gostar do segmento e ter boas noções de gestão do negócio. Ao menos essa é a avaliação da CEO da consultoria Ana Vecchi Business Consulting, Ana Vecchi, especializada em varejo e franquias.

”Franquias do segmento esportivo não necessariamente requerem pessoas com perfil de atleta ou alguém maluco por esportes. O essencial é ter perfil e conhecimento para gestão, análise da curva ABF para definir as compras e a gestão de estoque, acompanhar eventos esportivos — nacionais e internacionais —para também definir as compras e o estoque”.

 

O trabalho em uma franquia de futebol consiste em gerir uma loja de artigos esportivos ou uma academia. Como dito anteriormente, não é obrigatório que o franqueado entenda de esportes, mas é imprescindível ter boas noções administrativas. Aliás, a gestão do negócio será sua principal função. Portanto, organização e atenção a sugestões — tanto do suporte da franquia quanto de outras fontes — é bem vindo.

“Um estoque bem controlado ajuda a mostrar quanto e quando comprar para suprir o contingente de produtos com saída. O foco do gestor será manter a harmonia entre os números de um e outro”.

 

Caso decida assumir a posição de vendedor, lembre-se de atender o cliente sempre com bom humor e cordialidade. Por conta de algumas complexidades, o franqueado deve ter disponibilidade de tempo para tocar uma franquia ligada a futebol.

Abaixo, você confere 5 franquias de futebol ligadas à ABF e que podem excelentes opções de negócios para empreender. Acesse o link para obter mais informações e entrar em contato com as franqueadoras.

 

Franquias de futebol — Poderoso Timão

Franquias de futebol - Poderoso Timão

A franquia de artigos esportivos ligados ao Sport Club Corinthians Paulista é uma das maiores do segmento em todo o País. Com opções de quiosques, lojas de rua ou shopping, a Poderoso Timão possui um diferencial em relação a outras do tipo: sua gigante clientela. Calcula-se que 40 milhões de brasileiros torçam para o clube alvi-negro, o que gera um leque de oportunidades bastante considerável para os empreendedores.

Na internet, a rede de lojas é operada pela gigante do ramo Netshoes. A marca tornou-se franquia em 2008, quando também se associou à ABF.

Tipo de Negócio – Vestuário e acessórios esportivos
Investimento – a partir de R$ 90.000 (ESTADO SEDE MATO GROSSO DO SUL)
Faturamento médio mensal – Não informado
Retorno do investimento – A partir de 24 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PODEROSO TIMÃO

 

Franquias de futebol — Ronaldo Academy

Franquias de futebol - Ronaldo Academy

A Ronaldo Academy é a rede de academias de futebol do ex-atleta Ronaldo em parceria com o empresário Carlos Wizard Martins. As unidades ensinam futebol para crianças e jovens (entre 4 e 17 anos) com o objetivo de formar cidadãos através do esporte.

Designada de “Be Phenomenal”, a metodologia das academias é inspirada na vida do Ronaldo dentro e fora dos campos. Focada em tomada de decisão, criatividade, princípios de vida e ludicidade, é ensinada aos alunos de forma adaptada para cada faixa etária. O currículo pedagógico é dividido em quatro ciclos (1º Ciclo: categorias Sub 5 e Sub 7; 2º Ciclo: categorias Sub 9 e Sub 11; 3º Ciclo: categoria Sub 13 e 4º Ciclo: categorias Sub 15 e Sub 17).

Tipo de negócio – Academia e escolinha de futebol
Investimento – A partir de R$ 135.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 18 a 36 meses
Faturamento Médio Mensal
 – R$ 150.000

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA RONALDO ACADEMY

 

Franquias de futebol — São Paulo Mania

Franquias de futebol - São Paulo Mania

A São Paulo Mania é a loja oficial de produtos licenciados ao São Paulo Futebol Clube. A rede possui parceria com a Netshoes, o que faz com seus estoques estejam sempre adequados à demanda.

A franquia expande com formatos distintos de operação, como loja de shopping ou rua e quiosque, procurando sempre atender de forma adequada as diferentes oportunidades oferecidas pelo mercado.

Tipo de Negócio – Vestuário e acessórios esportivos
Investimento – a partir de R$ 195.000 (ESTADO SEDE MATO GROSSO DO SUL)
Retorno do investimento — 39 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SÃO PAULO MANIA

 

Franquias de futebol — Loja das Torcidas

Franquias de futebol - Loja das Torcidas

Loja das Torcidas é uma franquia de comércio de artigos licenciados, presentes e souvenires relacionados a times de futebol. A operação de uma franquia Loja das Torcidas possui custo reduzido, porém um amplo e potencial mercado. São dois modelos: loja grande e quiosque.

Tipo de Negócio – comércio de artigos licenciados, presentes e souvenires de times de futebol
Investimento – a partir de R$ 75.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – a partir de 18 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOJA DAS TORCIDAS

 

Franquias de futebol — Esporte Fino

Franquias de futebol - Esporte Fino Store

Nascemos em 2015 provenientes de uma paixão. Paixão pelo sofrimento, pela angústia, pela conquista, pela explosão, pelo sentimento, pela tradição, pela entrega, pelo amor, pela cultura, pelo esporte (!).

Fomos criados entre amigos, entre um gole e outro, e isto gerou nossas raízes.

Trabalhamos com amor à camisa, com orgulho de entrarmos em campo, de darmos nosso melhor e de sempre sair com o sentimento de dever cumprido.

Fazemos por que gostamos, por que acreditamos, por que queremos. Queremos sempre mais, queremos mais amigos, mais parceiros, mais clientes, mais TORCEDORES APAIXONADOS.

Tipo de Negócio – loja de camisetas e produtos 100% inspirados em futebol.
Investimento – a partir de R$ 39.900,00 (ESTADO SEDE PERNAMBUCO)
Retorno do investimento – 18 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ESPORTE FINO

 

 

*Todas as informações referentes à valores, investimentos e descrição do negócio foram fornecidas e/ou são de responsabilidade das franquias.

_______________________________________________________________________

 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

 

_______________________________________________________________________

Por Sammy Eduardo

NOTÍCIAS RELACIONADAS