Franqueados de alta performance, qual é o segredo? Te contamos

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franqueados de alta performance, saiba mais

Saiba quais são os hábitos que são segredo do sucesso de franqueados de alta performance

15/08/2022

Se você é um gestor atento, focado e que nunca para de dar atenção a todos os detalhes do seu negócio e dá suporte para sua equipe crescer,  saiba que tem hábitos parecidos com franqueados de alta performance.

Embora não exista uma receita única ou mágica, o segredo dos franqueados de alta performance reside na dedicação constante não só ao negócio, mas às pessoas envolvidas (clientes, equipes, fornecedores e franqueadores) e à melhoria constante do empreendimento.

Segundo Paulo Ancona Lopez, diretor da Vecchi & Ancona,  consultoria de gestão e autor do “A Nova Era do Franchising”, um franqueado de sucesso e alta performance é aquele que compra uma franquia de forma consciente, tendo antes estudado o mercado, as redes e o modelo de suas franquias, analisado financeiramente o investimento necessário e as possibilidades reais de resultados.

“Essa escolha adequada de uma marca, do ponto onde se estabelecerá e a certeza do que deve e irá receber de suporte é o ponto de partida para obter sucesso no seu negócio”, destaca Ancona Lopez.

Denis Santini, franqueado, CEO do Grupo MD – Make a Difference, palestrante e consultor da área de negócios e franquias, destaca que o início de tudo realmente é o ponto fundamental para vir a ser um franqueado de alta performance.

Já na escolha da franquia é fundamental fazer muita pesquisa, entender o segmento, gostar da área, não seguir modismos e entender seu momento de vida”, afirma.

De acordo com ele, uma escolha irrefletida é o primeiro erro.

“Muita gente me procura me dizendo que quer investir suas economias para viver um período de tranquilidade tendo seu próprio negócio e sempre respondo que, se for esse o desejo, melhor analisar seu momento de vida e continuar onde está, porque ser um franqueado vai exigir muito tempo e dedicação e não é tão tranquilo no início”, aconselha Santini.

Ancona Lopez ressalta que um franqueado é, na verdade, o gestor de uma empresa inteira, pois lida no dia a dia com todos os processos : controle de estoque, compras, vendas, pessoal, atendimento, administrativo, financeiro, além dos processos operacionais específicos de cada negócio.

Os diferentes empreendimentos têm suas características e necessidades próprias e aí também o franqueado deve se encaixar e possuir as competências ou características típicas para cada caso”, afirma o consultor.

Em linhas gerais, explica Ancona Lopez, o franqueado que buscar ser bem-sucedido deve ser alguém com espírito empreendedor, porém que aceite seguir as regras e procedimentos da marca, mas colaborando para o aprimoramento dessas regras, através de sua visão de mercado  e concorrência.

“Não se esperam mais franqueados meramente cumpridores de regras e sim que colaborem para seu aprimoramento e para isso a franqueadora deve também ter um espírito aberto a críticas e sugestões”, ensina.

Sylvio Korytowski, Managing Partner da Kick Off Consultores Associados e membro do Conselho fiscal na ABF, explica que o empreendedor de sucesso é aquele que tem sinergia com o negócio, escolhendo um segmento com o qual tenha afinidade e os os franqueados que alcançam sucessos acima da média são os que estão à frente do negócio.

Estar à frente não significa ficar o dia todo dentro da loja e sim acompanhar a gestão analisando todos KPI ‘s, para acertar o rumo e o mais importante, entender a jornada do seu consumidor, comunicando-se com ele através de ferramentas de marketing criando situações de encantamento.

Estar junto e ouvir sua equipe que obtém muitas informações relevantes da linha de frente”, explica.

De acordo com o consultor Denis Santini, um dos hábitos mais marcantes dos franqueados de alta performance é o engajamento com a marca.

Ao escolher a marca onde investir, além da questão financeira, eles colocam foco no propósito, nos produtos e serviços. São apaixonados pela marca que representam e trabalham para aquela marca e se sentem gratificados por isso”, explica ele.

Outro costume fortemente desenvolvido nos franqueados de alta performance é o investimento em capacitação dos seus times.

“Todos os franqueados que eu chamo de alta performance fazem trabalho de capacitação de suas equipes em várias funções que vão além dos oferecidos pelas franqueadoras.

Eles investem em planos de carreira e qualificação para seus funcionários, diminuindo a rotatividade e contribuindo para melhoria da produtividade”, detalha Santini.

Tanto Denis Santini, que atua e participa de eventos do setor de franquias e negócios há 16 anos e analisou as diferentes formas que os franqueados administra seu negócio; quanto Paulo Ancona Lopez, que trabalha como consultor a mais de 15 anos, coordenando projetos de empresas de todos os portes; e Sylvio Korytowski que, além de consultor do setor, é membro do Conselho fiscal na ABF, destacam que os franqueados bem-sucedidos têm em comum os seguintes hábitos:

– Ter foco no cliente

– Capacitar-se para fazer gestão financeira, seja qual for o segmento

– Preparar-se para liderar equipe, motivá-la e valorizá-la

– Engajar-se com a marca;

– Trabalhar com e para o franqueador;

– Não achar culpados, mas procurar soluções;

– Desenvolver e investir nas ações locais;

– Pensar grande

De acordo com Denis Santini, a alegria e empolgação inicial para abrir uma franquia são muito importantes, mas para tudo na vida precisamos ir além do entusiasmo inicial.

O motivo é que em um negócio invariavelmente surgem desafios, dificuldades e erros que precisam ser entendidos e corrigidos. Manter-se organizado e seguir protocolos, regras e rotinas é uma das partes essenciais do sucesso.

Muitas vezes há coisas que não gostamos de fazer, mas que são necessárias e fazemos mesmo assim. Isso vale para vários aspectos como família, trabalho, estudos e negócios: é preciso ter disciplina para fazer as coisas e chegar aos resultados desejados”, destaca Santini.

Paulo Ancona Lopez lembra que não se pode deixar de lado o fato de que um franqueado segue procedimentos de uma franqueadora e por isso, para que ele seja de alta performance, ele deve participar de uma rede e de uma marca também de alta performance.

Numa rede que já ofereça a ele as melhores condições de processos e controles, o franqueado deve seguir essa formatação, sempre procurando obter ou propor melhorias.

Numa rede mal formatada e estruturada, o franqueado terá de contar muito mais com suas próprias competências.

Como linha geral de um passo a passo prático para manter o negócio e obter sucesso, deve-se manter total e absoluto controle sobre os principais indicadores de seu negócio como: estoques controlados e auditados, compras a serem realizadas, resultado das vendas e análise das mesmas quanto a lucratividade, volume e aceitação pelos clientes, manutenção da equipe atenta, treinada e motivada”, enfatiza Ancona Lopez.

Outro aspecto importante é focar no lado positivo de tudo. Da mesma forma que em relacionamentos, é fundamental saber que a maior parte é boa e que a parte ruim deve ser trabalhada cotidianamente para que o conjunto todo melhore e seja duradouro”, completa o palestrante Denis Santini.

Nesse sentido, o hábito de “Não achar culpados, mas procurar soluções” é um dos que  mais exigem dedicação por parte do franqueado que busca ser de alta performance.

Mesmo durante a pandemia, que foi um período muito complicado e desafiador, muitos empreendedores não se deixaram abater e procuraram outras formas de continuar o negócio como, por exemplo, implantar delivery, vendas online e parcerias com outros franqueados. É um esforço para ver na dificuldade a oportunidade de se destacar”, ensina o consultor.

A franquia, enfatiza Sylvio Korytowski, tem a vantagem de ser um modelo testado onde os acertos e erros já foram ajustados para deixar a operação bem mais fácil para o franqueado em detrimento de ter sua própria marca.

“Além disso, poupa o tempo de desenvolvimento de fornecedores visto que essa curadoria é feita pela franqueadora. Porém, tudo isso pode criar uma armadilha pois cria a falsa ilusão para o candidato que pode achar que por estar tudo pronto, basta investir e deixar andar sozinho”, alerta ele.

Costumo dizer que o modelo de franquia como investimento puro e simples não é um bom negócio, mas como empreendedorismo é espetacular pois torna-se um investimento seguro com rentabilidades bem mais interessantes do que investir na economia financeira”, conclui Korytowski.

Conheça agora algumas oportunidades de negócios:

Franquia de sorvetes — Kekala

Já pensou em investir em um negócio diferenciado? Conheça agora a franquia Kekala, a primeira marca do mundo em que você personaliza o seu picolé! SAIBA MAIS

 

Franquia Rosa Make

Maquiagem é um produto que nunca sai de moda. A franquia Rosa Make tem produtos com preços acessíveis e de qualidade sendo 95% da loja é preço único. SAIBA MAIS

 

Franquia de pescados — Capitano

A Capitano é a distribuidora de pescados criada por quem trabalha há 40 anos no mercado brasileiro e internacional. Leve uma franquia do mar para sua cidade. SAIBA MAIS

 

Franquia Space W

SpaceW é uma consultoria proporciona serviços que reduzem custos, aumentam receita, garantem segurança e competitividade no ambiente empresarial, visando o desenvolvimento sustentável do mercado, focado no empreendedorismo feminino. SAIBA MAIS

 

Franquia Bela Russa

A primeira rede de estúdios do Brasil especializada no método russo original. Sem alicate e sem alongamento. SAIBA MAIS

 

Franquia S.A Casa do Sushi

A franquia apresenta um novo conceito em Rodízio de Sushi e um modelo de negócio que tem seu formato largamente testado e aprovado promovendo melhorias contínuas. SAIBA MAIS

 

Franquia Omo Lavanderia

Lavanderia oferece as soluções completas em segmentos que vão desde lavanderias compartilhadas em prédios à lojas especializadas e de autosserviço. SAIBA MAIS

 

Franquias de escolas de idiomas — KNN Idiomas

A estrutura comercial da KNN idiomas é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando matrículas o ano todo. SAIBA MAIS

 

Franquia Instituto Ana Hickmann

Escola profissionalizante nas áreas da beleza, fotografia e moda sustentável além da distribuição de produtos Ana Hickmann (linha profissional). Oferecemos serviços de beleza, personal beauty e venda de produtos. SAIBA MAIS

 

Franquias financeiras — Facta

Já pensou em atuar no mercado de empréstimos? A Facta é pioneira do empréstimo consignado no país. Ao longo de 25 anos, se tornou sinônimo de qualidade e segurança no mercado de crédito brasileiro. MSAIBA MAIS

 

Franquia Piaseg Seguros

Rede de franquias de seguros que trabalha com 4 modelos de franquias adequados ao seu perfil de investimento, organizados de acordo com o volume de valor investido e a pretensão de espaço físico para exercício das atividades. SAIBA MAIS

Franquias de academia — BlueFit

Invista consciente em saúde e bem-estar com a franquia BlueFit, rede de academias de ginástica que oferece excelente estrutura e ampla gama de serviços. SAIBA MAIS

 

Franquia Pilão Professional

Rede de franquias de máquinas de café e bebidas quentes fora do lar. Um grande negócio com baixo investimento. SAIBA MAIS

 

Franqueados de alta performance — Acelera Car

Somos uma empresa de tecnologia, com o objetivo de intermediar a venda e compra de veículos seminovos, aproximando vendedor e comprador de uma forma inovadora para simplificar todo o processo burocrático existente no mercado. SAIBA MAIS

 

Franquia Hauz

A Hausz é uma rede de lojas especializadas em acabamentos para construção civil. Contamos com as melhores marcas e profissionais do Brasil. SAIBA MAIS

 

Giolaser

Com a franquia Giolaser, você investe em uma franquia de sucesso que tem o diferencial de oferecer tudo o que seu cliente precisa em um só lugar: depilação, estética, beleza e principalmente bem estar. SAIBA MAIS

 

Franquia CVC Brasil

Faça parte deste time e conte com a força da CVC, marca consolidada no mercado nacional de turismo e franquias. SAIBA MAIS

Franquias de serviços de limpeza — Mary Help

A Mary Help é uma franquia de serviços para residências e empresas, baseada no recrutamento, seleção e treinamento de profissionais e seu posterior agenciamento para realização de diárias ou de contratos entre as partes. SAIBA MAIS

 

Franqueados de alta performance — Óticas Brasil

As Óticas Brasil é uma rede com 36 óticas, administrada pelos filhos e netos que atribuem o sucesso e o crescimento dos negócios à dedicação que o fundador deu ao ramo. SAIBA MAIS

 

Franquia de alimentação temática — Mundo Animal

Invista em um negócio diferenciado que está fazendo sucesso de norte a sul do País, que está em ampla expansão: lanchonete temática inspirada na selva. SAIBA MAIS

 

Franquia For Rental

Empresa especializada em aluguel de equipamentos e ferramentas elétricas para construção civil.

Nosso trabalho é ajudar e apoiar o empreendedor a realizar seu sonho de possuir um negócio próprio. SAIBA MAIS

 

Franquia de implantes dentários — Oral Sin Implantes

Uma das maiores redes de Implantes Dentários do Brasil.

Tem sede em Londrina/PR, e unidades instaladas na maioria dos estados do território nacional. SAIBA MAIS

 

Franquia de roupas infantis — Kookabu

Rede de lojas de roupas que oferece desde o enxoval do seu bebê, passando pelos picos de desenvolvimento dos pequenos até a renovação das suas vestimentas durante a fase juvenil. Um negócio inovador, sustentável e acolhedor. SAIBA MAIS

 

Franqueados de alta performance — Mr. Cat

Elegância, sofisticação aliado ao conforto e design diferenciado é o que oferece a franquia Mr. Cat, rede de calçados masculinos e femininos que caiu no gosto brasileiro. SAIBA MAIS

 


Ainda tem dúvidas sobre empreender? Veja outros artigos: