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19 perguntas indispensáveis para fazer ao franqueador antes de abrir uma franquia

15/11/2019

perguntas antes de comprar uma franquia

Uma das formas mais seguras de se iniciar um negócio próprio é comprar uma franquia.

 

E sabe por quê?

Antes de atingir o estágio atual de sucesso, ela passou por um longo período experimental onde foram feitos diversos testes operacionais e de processos que, entre outras coisas, ajudaram a dar solidez e rentabilidade ao negócio.

É como se o empreendedor desenvolvesse uma fórmula de sucesso e, depois, decidisse replicar esse modelo em outros lugares e com outras pessoas.

Apesar disso, só o CTRL C e CTRL V dessa receita não farão com que esse “bolo” cresça naturalmente.

Tudo vai depender da forma como o franqueado aplicará esses métodos.

Se você está pensando em comprar uma franquia e está pesquisando como executar os processos da marca da melhor forma possível, algumas dúvidas terão de ser sanadas junto à rede.

Para te ajudar, nós do Portal do Franchising, separamos aquelas que você NÃO deve deixar de fazer à franquia antes de fechar negócio.

Aliás, consultores especialistas em franchising aconselham que antes de abrir sua unidade todo investidor questione o franqueador com o máximo de perguntas possível, a fim de obter clareza e transparência quanto à operação.

Principalmente, sobre as necessidades do negócio que dependerão diretamente da gestão do franqueado.

Além disso, eles também recomendam que o investidor trace um perfil próprio para entender se ele está realmente preparado para seguir uma série de regras e pontos que não foram criados por ele.

Como explica abaixo o sócio-diretor da consultoria especializada em varejo e franquias GoAkira, José Carlos Fugice Jr.

“Primeiro de tudo, ele deve se perguntar: até onde eu, como franqueado, posso desenvolver maneiras próprias de tocar o negócio?

A partir daí ele verá se esse tipo de operação se encaixa com o perfil que ele busca como empreendedor.

As vezes uma pessoa muito criativa prefere seguir um padrão de processos que ela criou mas, como a gente sabe, as franquias possuem um padrão específico e testado, que deverá ser seguido à risca.

Será que ele está alinhado com isso?”.

O consultor orienta, ainda, ao possível franqueado que ele venha a sanar todas as dúvidas possíveis em relação à franquia, principalmente as relativas ao apoio e suporte oferecidos pela rede franqueadora.

“Geralmente, tanto o comprador de uma franquia quanto o vendedor acabam generalizando as dúvidas sobre os processos de apoio e suporte, mas no dia a dia isso pode gerar conflitos, pois o entendimento não ficará claro entre as partes.

Então, detalhe, minuciosamente, o que o franqueador diz que vai entregar para você.

E também é extremamente importante delimitar com clareza quais são os papéis e as responsabilidades de cada um”.

Se você já definiu o negócio ou a franquia com a qual quer trabalhar, mas ainda não sabe que questionamentos deve fazer para o entrevistador, separamos uma lista com 19 perguntas indispensáveis para você tirar com o franqueador antes de finalizar o processo de abertura da franquia.

O índice foi elaborado com a ajuda de consultores especializados em franchising, em especial a diretora da área de inteligência de mercado do Grupo Bittencourt, Caroline Bittencourt, e o sócio-diretor da consultoria GoAkira, José Carlos Fugice Jr.

 

Pergunte antes de abrir uma franquia

Faça os seguintes questionamentos para o franqueador:

  1. Como será a remuneração da franqueadora?

    Quais os percentuais oferecidos e sobre qual índice do franqueado é aplicada a remuneração?

  2. Como será a divisão de território para atuação da franquia?

    Onde o franqueado poderá atuar e onde ele não poderá.

    Isso inclui também os canais como delivery e e-commerce, por exemplo.

  3. Como funcionará o abastecimento da unidade?

    Se o franqueador for também o fornecedor como se dará a realização dos pedidos e do prazo de entrega?

    Se o franqueador não for o principal fornecedor, como é a relação de compras?

    Há uma central de compras ou o franqueado negocia diretamente com o fornecedor?

    Esse ponto é crucial para o franqueado nunca ficar sem produtos em sua unidade e com isso prejudicar o seu resultado.

  4. Há fornecedores homologados ou o franqueado terá que desenvolver sua própria rede de fornecedores?
  5. Quais são as regras de sucessão e repasse de franquias?
  6. O que é esperado do franqueado e o que o franqueador vai oferecer como contrapartida?

    Ter muito claro o papel de cada uma das partes é ponto chave para uma relação madura e transparente.

  7. Quais são os suportes que a franqueadora vai oferecer?

    Treinamentos, manuais, visitas de consultores, enfim, qual a estrutura que a franqueadora tem para atender as demandas da rede?

  8. Qual é o plano de expansão da franqueadora, quanto tempo ela tem de mercado e quanto ela já conquistou de espaço no setor?

    É interessante investir em uma franquia que tenha efetivamente potencial de crescimento.

  9. Como os franqueados atuais estão em relação ao resultado do negócio?

    Eles já tiveram retorno do investimento e em qual prazo isso ocorreu?

    Há franqueados com mais de uma unidade?

  10. Qual é a situação da marca atualmente, está devidamente registrada?

    E como funciona o uso da marca pelo franqueado?

  11. Como será a integração do franqueado na rede?

    Ou seja, quanto tempo de treinamento, se este será presencial ou virtual, se será prático ou apenas teórico, se contempla também a equipe, e os custos envolvidos com esse treino serão de responsabilidade de quem?

  12. A franqueadora tem estabelecido um fundo de propaganda?

    Como tem sido a utilização desse fundo em prol da rede?

    Quais as ações são feitas e se elas tem efetivamente trazido benefícios para a rede?

  13. Quais são as condições do contrato?

    Inclui-se: prazo de contrato, condições de renovação e rescisão, tanto por parte do franqueado quanto franqueador.

  14. Qual o resultado que ele pode esperar do negócio e o quanto ele é factível de acontecer?

    Pedir números de unidades em operação é uma boa referência.

    Analise a lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno do investimento.

  15. A rede já teve unidades fechadas ou franqueados desligados da rede? Se sim, por quais motivos?
  16. Quais são os maiores desafios do negócio?

    É comum o franqueador focar no que ele tem de melhor para oferecer, mas é bom saber que não existe negócio perfeito e entender os pontos que o franqueado precisa ficar atento é extremamente importante.

  17. Como está a saúde financeira da franqueadora?

    Ela possui dívidas no mercado?

    E como é a relação entre os sócios da franqueadora (se houver)?

  18. De uma forma geral, qual é o histórico da franqueadora e sua experiência como operador do negócio e depois como franqueador?

    Qual a experiência que ela tem no sistema de franquias e se foi assessorada por alguma empresa para fazer o projeto e se estruturar como franqueadora.

  19. Quais são os diferenciais da marca em relação à concorrência já existente no mercado e como ele pretende se manter relevante ao longo do tempo?

    Existe uma cultura de inovação e renovação do negócio?

    É importante estudar o mercado e como a marca reage com os concorrentes.

 

Agora que você já sabe como conduzir sua busca por uma franquia, veja algumas opções que selecionamos para você:

Franquia Óticas Carol

Franquias para cidades pequenas - Óticas Carol

Vantagens a perder de vista para a empresa e para colaboradores e/ou associados e franqueados. Firmar convênio com a rede de óticas que mais cresce no Brasil tem as suas vantagens.

Óticas Carol, com mais de 1000 lojas presentes em 24 estados brasileiros, oferece uma série de facilidades e benefícios para as empresas conveniadas

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ÓTICAS CAROL

 

Franquia Snack Saudável

Vendas de kits de alimentação saudável escolar, empresarial e para eventos.

Quer mais informações? Clique aqui!

 

Franquia Euro Acessórios

Euro é uma marca de acessórios que possibilita, através da moda, que as mulheres tenham total autonomia sobre seus looks e sintam-se confiantes e poderosas em todas as ocasiões.

Nossas peças trazem as tendências em pequenos detalhes, que são a chave para imprimir a personalidade de cada um.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EURO ACESSÓRIOS

 

Franquias Artwalk

Franquias Artwalk

Fundada em 2006, a Franquia Artwalk pertence ao Grupo Afeet, que, à época, percebeu a falta de um player forte em seu nicho no país, detectando a oportunidade de implementar uma rede de sneaker stores no Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ARTWALK

 

Franquia Maria Açai

Investir em franquias é uma das opções mais seguras para empreender. Isso, porque, antes de atingir o estágio atual de sucesso, este modelo de negócio passou por testes operacionais e de processos necessários para garantir solidez e rentabilidade.

Quer mais informações? Clique aqui!

 

Franquia Flow

Após uma década difundindo um estilo de vida saudável e proporcionando um espaço pioneiro de bem estar, a República da Saúde se propôs a criar uma rede de alimentação que simplifica a rotina através de uma experiência única TO GO a Flow Fresh To GO.

Quer mais informações? Clique aqui!

 

Franquia New Era

New Era é uma  empresa familiar centenária. No Brasil, vem expandindo sua atuação no varejo através de lojas franqueadas e, em apenas 2 anos, já inaugurou mais de 15  lojas em SP, RJ, PR e SC.

Nosso plano de expansão é agressivo e pretendemos dobrar a nossa rede até o final de 2017.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NEW ERA

 

Franquia DR. SHAPE

Desde o primeiro dia de funcionamento, os clientes já percebiam os diferenciais da Dr. Shape, que além das orientações, visando à melhora estética, sempre recebiam incentivos e dicas quanto à mudança e melhoria no seu estilo e qualidade de vida.

Quer mais informações? Clique aqui!

 

Franquias Capodarte

Franquias de calçados - Capodarte

A franquia Capodarte é a marca premium do grupo Paquetá; está presente em 52 dos principais shoppings do Brasil e 6 ao redor do mundo.

A marca vive um momento de franca expansão e principalmente, de satisfação por parte das suas consumidoras e franqueados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAPODARTE

 

Negócios com pouco investimento e retorno rápido — Amaze Travel

microfranquias 2019 - Amaze travel

A Amaze Travel é especializada em viagens de formatura e turismo esportivo para jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Oferece um modelo de franquia home office, permitindo ao franqueado exercer outra atividade.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AMAZE TRAVEL

 

Franquia Baff’s Salgaderia

Se você quer investir seu dinheiro em um negócio seguro, a sugestão é que você invista em uma franquia Baff’s. Uma das grandes vantagens de investir nessa franquia é que você adquire uma empresa que já é consagrada no mercado, oferecendo o que há de melhor em alimentação fora do lar.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BAFF’S SALGADERIA

 

Franquia Bom Cupom

Baixo investimento, alto retorno, alta aceitação, pioneirismo, home based e tem muito mais.
A Bom Cupom oferece cupons de descontos no verso da nota fiscal de supermercados, padarias e outros estabelecimentos. Os descontos são de estabelecimentos próximos, o que movimenta a economia local e potencializa o retorno. Atualmente são mais de 70 franquias espalhadas por mais de 20 estados no Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOM CUPOM

 

Franquia Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior franquia de suplementos da América Latina!
Tenha sua Própria Loja de Suplementos Online, sem se preocupar com estoque ou entregas. Com baixo custo de adesão você vai se tornar franqueado, vai fazer o seu horário e só administrar e recebe por vendas!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BRASIL NUTRI SHOP

 

Franquia Ceofood

Ceofood é uma Fintech Brasileira que atua no segmento de aplicativos e delivery gastronômico. Sendo franqueado Ceofood, você investe em um mercado crescente e inovador, além de ganhar de forma recorrente sobre todas as vendas com o aplicativo. Invista no mercado de tecnologia e tenha uma alta projeção de lucratividade!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CEOFOOD

 

Franquia Touch

Franquias baratas de moda - Touch

A marca Touch busca se diferenciar pela versatilidade ao oferecer produtos novos com certa periodicidade. Focada no conceito fast fashion, os produtos imprimem em seu DNA a inovação.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TOUCH ACESSÓRIOS PESSOAIS

 

Franquia Magrass

A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA  MAGRASS

 

Franquia Orthodontic

Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais. Fundada em 2002, em Londrina, é referência em gestão de clínicas e prospecção ativa e fidelização de clientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ORTHODONTIC

 

Franquia Pello Menos

Anúncio  O sistema de franquias PELLO MENOS tem por objetivo prestar serviços que se diferenciam, não só pela relação custo-benefício percebida pela clientela, mas, principalmente, pela qualidade do atendimento e aplicação de métodos diferenciados, característicos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PELLO MENOS

 

Franquia Clube Melissa

Franquias Clube Melissa

Clube Melissa é muito mais do que uma loja. Ele é moda, arte e design. É onde um cheiro desperta memórias. O lugar que dá vida ao nosso universo.

Clube Melissa é um ambiente feito para quem — como a gente — ama o plástico.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CLUBE MELISSA

 

Franquia Sunglass Brasil

Franquias de Óculos - Franquia SUNGLASS BRASIL

Franquia Sunglass Brasil foi idealizada e fundada pelo proprietário da rede de Óticas POLYÓTICA, que conta com mais de 25 anos de experiência no ramo óptico brasileiro, com sede na cidade de São José dos Campos SP.

Franquia Alphagraphics

A franquia AlphaGraphics, com 49 anos no mercado gráfico, com mais de 270 unidades em 6 países, tem como missão ir além do útil e chegar ao indispensável.

Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ALPHAGRAPHICS

 

Franquia Acesso Saúde

O mercado de clínicas populares aumentou 5 vezes nos últimos anos, onde cerca de 76% da população cancelou o plano de saúde.
A rede Acesso Saúde iniciou suas atividades em abril de 2006. A marca possui um sistema de atendimento médico sem mensalidade, que através de sua rede de clínicas médicas oferece consultas em diversas especialidades, exames e serviços odontológicos com qualidade, respeito e sempre com preços acessíveis. Temos um grande mercado a expandir.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACESSO SAÚDE

 

Franquia ActionCoach

ActionCOACH nasceu em 1993 com a ideia de ajudar os pequenos e médios empresários a melhorarem seus resultados, otimizar seus negócios e melhorar sua qualidade de vida, tendo de volta seu tempo livre. Em pouco tempo, a ActionCOACH consegue se posicionar em tal nível que sua fama começa a crescer até chegar à Nova Zelândia, Ásia e Estados Unidos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACTIONCOACH BRASIL

 

Franquia Bono Pneus

Franquia até 500 mil bono pneus

A rede Bono Pneus iniciou suas atividades em 1992 na cidade de Campinas. Atualmente somos uma rede com mais de 50 e presente em 8 estados. Procurando junto aos seus fornecedores reciclar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Buscando assim, atender a cada dia mais as necessidades dos nossos clientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BONO PNEUS

 

Franquia Croasonho

Junte-se à franquia com os melhores resultados do Brasil.

Empresa do grupo Halipar, desde 1997 a marca é um sucesso, o crescimento avança com abertura de lojas por todos país.
Ao longo dos anos, temos trabalhado com grandes parceiros e fornecedores, que nos ajudam a produzir produtos mais gostosos e crocantes a cada dia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CROASONHO

 

Franquia 10 Pastéis

Ótimas franquias de alimentação - 10 Pastéis

Nascida no interior do Paraná em meados do século passado, a pequena pastelaria que tinha o seu diferencial de sabor inigualável do pastel, com massa crocante e recheios cuidadosamente preparados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA 10 PASTÉIS

 

Franquia Bella Gula

Bella Gula é uma marca consolidada, com mais de 30 lojas espalhadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além de ser a franquia mais premiada do Rio Grande do Sul, com 5 selos de Excelência em Franchising da ABF e está há 10 anos consecutivos entre as 10 melhores franquias do país pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

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Franquia Fini

Pensando em todos os empreendedores, a franquia FINI apresenta modelos que seguem formatos reduzidos como quiosques a partir de 7m² ou até uma loja mais ampla, acima de 30 m². Independentemente do tamanho do espaço, toda a identidade visual é adaptada para a necessidade do empreendedor, seguindo o mesmo padrão da marca.

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Franquia Casa da Empada

A Casa da Empada tem o orgulho de fazer história dentro da sociedade brasileira com a contribuição de pioneirismo dentro do cenário gastronômico carioca e brasileiro em geral, servindo de inspiração para investidores e empreendedores no ramo das empadas como especialidade de negócio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA DA EMPADA

 


Você tem dúvidas sobre contrato de franquia ou sobre a COF? Confira dicas sobre o assunto clicando abaixo:

 

Leia também o nosso guia completo sobre o sistema de franchising para esclarecer todas as suas dúvidas sobre como adquirir uma franquia.

Acha que tem um perfil específico para uma rede de franquias? Então veja como funciona o processo seletivo de uma franquia.

 


 

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Por Sammy Eduardo