19 perguntas antes de comprar uma franquia

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Perguntas antes de comprar uma franquia: aqui tem 19 para te ajudar

26/02/2023

Uma das formas mais seguras de se iniciar um negócio próprio é no franchising, e vai ajudar bastante fazer muitas perguntas antes de comprar uma franquia.

 

E sabe por quê o franchising tem menos risco?

Antes de atingir o estágio atual de sucesso, a franquia passou por um longo período experimental onde foram feitos diversos testes operacionais e de processos que, entre outras coisas, ajudaram a dar solidez e rentabilidade ao negócio.

É como se o empreendedor desenvolvesse uma fórmula de sucesso e, depois, decidisse replicar esse modelo em outros lugares e com outras pessoas.

Apesar disso, só o CTRL C e CTRL V dessa receita não farão com que esse “bolo” cresça naturalmente.

Tudo vai depender da forma como o franqueado aplicará esses métodos.

Se você está pensando em comprar uma franquia e está pesquisando como executar os processos da marca da melhor forma possível, algumas dúvidas terão de ser sanadas junto à rede.

 

Pesquise e pergunte antes de comprar uma franquia

Aliás, consultores especialistas em franchising aconselham que antes de abrir sua unidade todo investidor questione o franqueador com o máximo de perguntas possível, a fim de obter clareza e transparência quanto à operação.

Principalmente, sobre as necessidades do negócio que dependerão diretamente da gestão do franqueado.

Além disso, eles também recomendam que o investidor trace um perfil próprio para entender se ele está realmente preparado para seguir uma série de regras e pontos que não foram criados por ele.

Como explica abaixo o sócio-diretor da consultoria especializada em varejo e franquias GoAkira, José Carlos Fugice Jr.

“Primeiro de tudo, ele deve se perguntar: até onde eu, como franqueado, posso desenvolver maneiras próprias de tocar o negócio?

A partir daí ele verá se esse tipo de operação se encaixa com o perfil que ele busca como empreendedor.

As vezes uma pessoa muito criativa prefere seguir um padrão de processos que ela criou mas, como a gente sabe, as franquias possuem um padrão específico e testado, que deverá ser seguido à risca.

Será que ele está alinhado com isso?”.

O consultor orienta, ainda, ao possível franqueado que ele venha a sanar todas as dúvidas possíveis em relação à franquia, principalmente as relativas ao apoio e suporte oferecidos pela rede franqueadora.

“Geralmente, tanto o comprador de uma franquia quanto o vendedor acabam generalizando as dúvidas sobre os processos de apoio e suporte, mas no dia a dia isso pode gerar conflitos, pois o entendimento não ficará claro entre as partes.

Então, detalhe, minuciosamente, o que o franqueador diz que vai entregar para você.

E também é extremamente importante delimitar com clareza quais são os papéis e as responsabilidades de cada um”.

Se você já definiu o negócio ou a franquia com a qual quer trabalhar, mas ainda não sabe que questionamentos deve fazer para o entrevistador, separamos uma lista com 19 perguntas indispensáveis para você tirar com o franqueador antes de finalizar o processo de abertura da franquia.

O índice foi elaborado com a ajuda de consultores especializados em franchising, em especial a diretora da área de inteligência de mercado do Grupo Bittencourt, Caroline Bittencourt, e o sócio-diretor da consultoria GoAkira, José Carlos Fugice Jr.

 

Perguntas antes de abrir uma franquia

Faça os seguintes questionamentos para o franqueador:

  1. Como será a remuneração da franqueadora?
    Quais os percentuais oferecidos e sobre qual índice do franqueado é aplicada a remuneração?
  2. Como será a divisão de território para atuação da franquia?
    Onde o franqueado poderá atuar e onde ele não poderá.Isso inclui também os canais como delivery e e-commerce, por exemplo.
  3. Como funcionará o abastecimento da unidade?Se o franqueador for também o fornecedor como se dará a realização dos pedidos e do prazo de entrega?
    Se o franqueador não for o principal fornecedor, como é a relação de compras?
    Há uma central de compras ou o franqueado negocia diretamente com o fornecedor?
    Esse ponto é crucial para o franqueado nunca ficar sem produtos em sua unidade e com isso prejudicar o seu resultado.
  4. Há fornecedores homologados ou o franqueado terá que desenvolver sua própria rede de fornecedores?
  5. Quais são as regras de sucessão e repasse de franquias?
  6. O que é esperado do franqueado e o que o franqueador vai oferecer como contrapartida?
    Ter muito claro o papel de cada uma das partes é ponto chave para uma relação madura e transparente.
  7. Quais são os suportes que a franqueadora vai oferecer?
    Treinamentos, manuais, visitas de consultores, enfim, qual a estrutura que a franqueadora tem para atender as demandas da rede?
  8. Qual é o plano de expansão da franqueadora, quanto tempo ela tem de mercado e quanto ela já conquistou de espaço no setor?
    É interessante investir em uma franquia que tenha efetivamente potencial de crescimento.
  9. Como os franqueados atuais estão em relação ao resultado do negócio?
    Eles já tiveram retorno do investimento e em qual prazo isso ocorreu?
    Há franqueados com mais de uma unidade?
  10. Qual é a situação da marca atualmente, está devidamente registrada?
    E como funciona o uso da marca pelo franqueado?
  11. Como será a integração do franqueado na rede?
    Ou seja, quanto tempo de treinamento, se este será presencial ou virtual, se será prático ou apenas teórico, se contempla também a equipe, e os custos envolvidos com esse treino serão de responsabilidade de quem?
  12. A franqueadora tem estabelecido um fundo de propaganda?
    Como tem sido a utilização desse fundo em prol da rede?
    Quais as ações são feitas e se elas tem efetivamente trazido benefícios para a rede?
  13. Quais são as condições do contrato?
    Inclui-se: prazo de contrato, condições de renovação e rescisão, tanto por parte do franqueado quanto franqueador.
  14. Qual o resultado que ele pode esperar do negócio e o quanto ele é factível de acontecer?
    Pedir números de unidades em operação é uma boa referência.
    Analise a lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno do investimento.
  15. A rede já teve unidades fechadas ou franqueados desligados da rede?
    Se sim, por quais motivos?
  16. Quais são os maiores desafios do negócio?
    É comum o franqueador focar no que ele tem de melhor para oferecer, mas é bom saber que não existe negócio perfeito e entender os pontos que o franqueado precisa ficar atento é extremamente importante.
  17. Como está a saúde financeira da franqueadora?
    Ela possui dívidas no mercado?
    E como é a relação entre os sócios da franqueadora (se houver)?
  18. De uma forma geral, qual é o histórico da franqueadora e sua experiência como operador do negócio e depois como franqueador?
    Qual a experiência que ela tem no sistema de franquias e se foi assessorada por alguma empresa para fazer o projeto e se estruturar como franqueadora.
  19. Quais são os diferenciais da marca em relação à concorrência já existente no mercado e como ele pretende se manter relevante ao longo do tempo?Existe uma cultura de inovação e renovação do negócio?
    É importante estudar o mercado e como a marca reage com os concorrentes.

 

Agora que você já sabe como conduzir sua busca por uma franquia, veja algumas opções que selecionamos para você:

Franquia Sestini

 Anúncio  Marca pioneira no Brasil em malas, mochilas e acessórios de viagem. Com mais de 30 anos de tradição, oferece produtos de qualidade e inovação constante.

Investimento – a partir de R$ 444.000,00

SAIBA MAIS

 

Franquia Bono Pneus

Rede Multimarcas de Pneus, que oferece grande variedade de serviços automotivos relacionados a parte baixa do carro (Under Car), em um único local, com a comodidade de horários diferenciados. SAIBA MAIS

 

Franquia Plena Face

Acreditamos na beleza plena e por isso somos a melhor rede de estética e harmonização facial.

Oferecemos protocolos exclusivos, estrutura de alto padrão e qualidade técnica diferenciada. SAIBA MAIS

 

Franquia Óticas Carol

Óticas Carol foi fundada em 1997 e teve um crescimento agressivo e muito rápido nos últimos anos. Atualmente, somos a maior rede de varejo ótico do Brasil, com atuação Nacional e mais de 1300 lojas. Estamos presentes em todo o Brasil. SAIBA MAIS

 

Franquia Snack Saudável

Vendas de kits de alimentação saudável escolar, empresarial e para eventos. SAIBA MAIS

 

Franquia Ragazzo

Ragazzo oferece o seu almoço italiano de segunda a segunda, desde 1991, com a abertura da primeira loja, em São Caetano do Sul, estado de São Paulo. SAIBA MAIS

 

Franquia Maria Açai

Experimente uma proposta diferente para investir: Franquia Maria Açaí,  a rede de açaí artesanal que mais cresce no Brasil.

Com fórmula original, que preserva o sabor, a cremosidade e que já conquistou públicos exigentes. SAIBA MAIS

 

Franquia New Era

A New Era, é a maior e mais completa marca de headwear do mundo, presente em mais de 125 países e cerca de 300 lojas.

A marca é fornecedora oficial dos bonés para as ligas de beisebol (MLB), basquete (NBA) e futebol americano (NFL), além de ter uma ampla linha de vestuário traduzindo todo lifestyle dos esportes para o dia a dia.  SAIBA MAIS

 

Franquia Dr. Shape

Franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada, podendo explorar a loja física, delivery planejado, a única do segmento com clínica de emagrecimento e estética corporal. SAIBA MAIS

 

Franquias Capodarte

Rede de franquias de calçados e acessórios femininos sofisticados e elegantes.

A marca faz parte do grupo Paquetá. SAIBA MAIS

 

CI – Central de Intercâmbio

A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Invista em uma franquia CI e transforme a vida de milhares de brasileiros, fazendo parte do nosso time de franqueados em um dos setores mais promissores do mercado. SAIBA MAIS

 

Franquias de salgados — Coxinha no Pote

Que tal ser dono de um negócio no segmento de fast food, investindo pouco? Conheça agora a franquia Coxinha no Pote.

Loja de rua, totem ou quiosque, qual a melhor opção para você? SAIBA MAIS

 

Franquia Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop oferece um modelo de franquia online onde você terá um site de suplementos e venderá para todo o Brasil sem precisar de estoque. SAIBA MAIS

 

Franquia Ceofood

Ceofood é uma Fintech Brasileira que atua no segmento de aplicativos e delivery gastronômico. SAIBA MAIS

 

Franquia Magrass

A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética.

Pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados. SAIBA MAIS

 

Franquia Orthodontic

Uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos. SAIBA MAIS

 

Franquia Depyl Action

Invista na primeira e mais consolidada franquia especializada em depilação do Brasil.

Faça parte deste universo rentável e apaixonante, e não perca a chance de investir no segmento de franquia que mais cresce no Brasil. SAIBA MAIS

 

Franquia Clube Melissa

Clube Melissa é uma franquia de calçados e acessórios que oferece moda, arte e design para quem — como a gente — ama o plástico. SAIBA MAIS

 

Franquia Alphagraphics

Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil. SAIBA MAIS

 

Franquia Acesso Saúde

O mercado de clínicas populares aumentou 5 vezes nos últimos anos, onde cerca de 76% da população cancelou o plano de saúde.

MAIS INFORMAÇÕES DA ACESSO SAÚDE

 

Franquia ActionCoach

Adquirir uma franquia ActionCOACH é a oportunidade de investimento ideal para quem busca um negócio B2B que ofereça um ótimo retorno do investimento. SAIBA MAIS

 

Franquia Croasonho

Empresa do grupo Halipar, desde 1997,  a rede de comercializa croissants recheados doces e salgado. A marca é um sucesso, o crescimento avança com abertura de lojas por todos país. SAIBA MAIS

 

Franquia Bella Gula

A Bella Gula é a maior rede de tortaria e café da Região Sul do Brasil, com mais de 30 lojas espalhadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Saiba mais

Franquia Fini

De origem espanhola e criada ainda na década de 70, a FINI faz parte do Grupo Sánchez Cano, líder multinacional no mercado de balas de gelatina, marshmallows, regaliz e chicletes. SAIBA MAIS

 


 

Você tem dúvidas sobre contrato de franquia ou sobre a COF? Confira dicas sobre o assunto clicando abaixo:

 

Leia também o nosso guia completo sobre o sistema de franchising para esclarecer todas as suas dúvidas sobre como adquirir uma franquia.

Acha que tem um perfil específico para uma rede de franquias? Então veja como funciona o processo seletivo de uma franquia.