Uma das formas mais seguras de se iniciar um negócio próprio é no franchising, e vai ajudar bastante fazer muitas perguntas antes de comprar uma franquia.
E sabe por quê o franchising tem menos risco?
Antes de atingir o estágio atual de sucesso, a franquia passou por um longo período experimental onde foram feitos diversos testes operacionais e de processos que, entre outras coisas, ajudaram a dar solidez e rentabilidade ao negócio.
É como se o empreendedor desenvolvesse uma fórmula de sucesso e, depois, decidisse replicar esse modelo em outros lugares e com outras pessoas.
Apesar disso, só o CTRL C e CTRL V dessa receita não farão com que esse “bolo” cresça naturalmente.
Tudo vai depender da forma como o franqueado aplicará esses métodos.
Se você está pensando em comprar uma franquia e está pesquisando como executar os processos da marca da melhor forma possível, algumas dúvidas terão de ser sanadas junto à rede.
Pesquise e pergunte antes de comprar uma franquia
Aliás, consultores especialistas em franchising aconselham que antes de abrir sua unidade todo investidor questione o franqueador com o máximo de perguntas possível, a fim de obter clareza e transparência quanto à operação.
Principalmente, sobre as necessidades do negócio que dependerão diretamente da gestão do franqueado.
Além disso, eles também recomendam que o investidor trace um perfil próprio para entender se ele está realmente preparado para seguir uma série de regras e pontos que não foram criados por ele.
Como explica abaixo o sócio-diretor da consultoria especializada em varejo e franquias GoAkira, José Carlos Fugice Jr.
“Primeiro de tudo, ele deve se perguntar: até onde eu, como franqueado, posso desenvolver maneiras próprias de tocar o negócio?
A partir daí ele verá se esse tipo de operação se encaixa com o perfil que ele busca como empreendedor.
As vezes uma pessoa muito criativa prefere seguir um padrão de processos que ela criou mas, como a gente sabe, as franquias possuem um padrão específico e testado, que deverá ser seguido à risca.
Será que ele está alinhado com isso?”.
O consultor orienta, ainda, ao possível franqueado que ele venha a sanar todas as dúvidas possíveis em relação à franquia, principalmente as relativas ao apoio e suporte oferecidos pela rede franqueadora.
“Geralmente, tanto o comprador de uma franquia quanto o vendedor acabam generalizando as dúvidas sobre os processos de apoio e suporte, mas no dia a dia isso pode gerar conflitos, pois o entendimento não ficará claro entre as partes.
Então, detalhe, minuciosamente, o que o franqueador diz que vai entregar para você.
E também é extremamente importante delimitar com clareza quais são os papéis e as responsabilidades de cada um”.
Se você já definiu o negócio ou a franquia com a qual quer trabalhar, mas ainda não sabe que questionamentos deve fazer para o entrevistador, separamos uma lista com 19 perguntas indispensáveis para você tirar com o franqueador antes de finalizar o processo de abertura da franquia.
O índice foi elaborado com a ajuda de consultores especializados em franchising, em especial a diretora da área de inteligência de mercado do Grupo Bittencourt, Caroline Bittencourt, e o sócio-diretor da consultoria GoAkira, José Carlos Fugice Jr.
Perguntas antes de abrir uma franquia
Faça os seguintes questionamentos para o franqueador:
- Como será a remuneração da franqueadora?
Quais os percentuais oferecidos e sobre qual índice do franqueado é aplicada a remuneração?
- Como será a divisão de território para atuação da franquia?
Onde o franqueado poderá atuar e onde ele não poderá.Isso inclui também os canais como delivery e e-commerce, por exemplo.
- Como funcionará o abastecimento da unidade?Se o franqueador for também o fornecedor como se dará a realização dos pedidos e do prazo de entrega?
Se o franqueador não for o principal fornecedor, como é a relação de compras?
Há uma central de compras ou o franqueado negocia diretamente com o fornecedor?
Esse ponto é crucial para o franqueado nunca ficar sem produtos em sua unidade e com isso prejudicar o seu resultado.
- Há fornecedores homologados ou o franqueado terá que desenvolver sua própria rede de fornecedores?
- Quais são as regras de sucessão e repasse de franquias?
- O que é esperado do franqueado e o que o franqueador vai oferecer como contrapartida?
Ter muito claro o papel de cada uma das partes é ponto chave para uma relação madura e transparente.
- Quais são os suportes que a franqueadora vai oferecer?
Treinamentos, manuais, visitas de consultores, enfim, qual a estrutura que a franqueadora tem para atender as demandas da rede?
- Qual é o plano de expansão da franqueadora, quanto tempo ela tem de mercado e quanto ela já conquistou de espaço no setor?
É interessante investir em uma franquia que tenha efetivamente potencial de crescimento.
- Como os franqueados atuais estão em relação ao resultado do negócio?
Eles já tiveram retorno do investimento e em qual prazo isso ocorreu?
Há franqueados com mais de uma unidade?
- Qual é a situação da marca atualmente, está devidamente registrada?
E como funciona o uso da marca pelo franqueado?
- Como será a integração do franqueado na rede?
Ou seja, quanto tempo de treinamento, se este será presencial ou virtual, se será prático ou apenas teórico, se contempla também a equipe, e os custos envolvidos com esse treino serão de responsabilidade de quem?
- A franqueadora tem estabelecido um fundo de propaganda?
Como tem sido a utilização desse fundo em prol da rede?
Quais as ações são feitas e se elas tem efetivamente trazido benefícios para a rede?
- Quais são as condições do contrato?
Inclui-se: prazo de contrato, condições de renovação e rescisão, tanto por parte do franqueado quanto franqueador.
- Qual o resultado que ele pode esperar do negócio e o quanto ele é factível de acontecer?
Pedir números de unidades em operação é uma boa referência.
Analise a lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno do investimento.
- A rede já teve unidades fechadas ou franqueados desligados da rede?
Se sim, por quais motivos?
- Quais são os maiores desafios do negócio?
É comum o franqueador focar no que ele tem de melhor para oferecer, mas é bom saber que não existe negócio perfeito e entender os pontos que o franqueado precisa ficar atento é extremamente importante.
- Como está a saúde financeira da franqueadora?
Ela possui dívidas no mercado?
E como é a relação entre os sócios da franqueadora (se houver)?
- De uma forma geral, qual é o histórico da franqueadora e sua experiência como operador do negócio e depois como franqueador?
Qual a experiência que ela tem no sistema de franquias e se foi assessorada por alguma empresa para fazer o projeto e se estruturar como franqueadora.
- Quais são os diferenciais da marca em relação à concorrência já existente no mercado e como ele pretende se manter relevante ao longo do tempo?Existe uma cultura de inovação e renovação do negócio?
É importante estudar o mercado e como a marca reage com os concorrentes.
Agora que você já sabe como conduzir sua busca por uma franquia, veja algumas opções que selecionamos para você:
Franquia Sestini
Anúncio Marca pioneira no Brasil em malas, mochilas e acessórios de viagem. Com mais de 30 anos de tradição, oferece produtos de qualidade e inovação constante.
Investimento – a partir de R$ 444.000,00
SAIBA MAIS
Franquia Bono Pneus
Rede Multimarcas de Pneus, que oferece grande variedade de serviços automotivos relacionados a parte baixa do carro (Under Car), em um único local, com a comodidade de horários diferenciados. SAIBA MAIS
Franquia Plena Face
Acreditamos na beleza plena e por isso somos a melhor rede de estética e harmonização facial.
Oferecemos protocolos exclusivos, estrutura de alto padrão e qualidade técnica diferenciada. SAIBA MAIS
Franquia Óticas Carol
A Óticas Carol foi fundada em 1997 e teve um crescimento agressivo e muito rápido nos últimos anos. Atualmente, somos a maior rede de varejo ótico do Brasil, com atuação Nacional e mais de 1300 lojas. Estamos presentes em todo o Brasil. SAIBA MAIS
Franquia Snack Saudável
Vendas de kits de alimentação saudável escolar, empresarial e para eventos. SAIBA MAIS
Franquia Ragazzo
O Ragazzo oferece o seu almoço italiano de segunda a segunda, desde 1991, com a abertura da primeira loja, em São Caetano do Sul, estado de São Paulo. SAIBA MAIS
Franquia Maria Açai
Experimente uma proposta diferente para investir: Franquia Maria Açaí, a rede de açaí artesanal que mais cresce no Brasil.
Com fórmula original, que preserva o sabor, a cremosidade e que já conquistou públicos exigentes. SAIBA MAIS
Franquia New Era
A New Era, é a maior e mais completa marca de headwear do mundo, presente em mais de 125 países e cerca de 300 lojas.
A marca é fornecedora oficial dos bonés para as ligas de beisebol (MLB), basquete (NBA) e futebol americano (NFL), além de ter uma ampla linha de vestuário traduzindo todo lifestyle dos esportes para o dia a dia. SAIBA MAIS
Franquia Dr. Shape
Franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada, podendo explorar a loja física, delivery planejado, a única do segmento com clínica de emagrecimento e estética corporal. SAIBA MAIS
Franquias Capodarte
Rede de franquias de calçados e acessórios femininos sofisticados e elegantes.
A marca faz parte do grupo Paquetá. SAIBA MAIS
CI – Central de Intercâmbio
A CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Invista em uma franquia CI e transforme a vida de milhares de brasileiros, fazendo parte do nosso time de franqueados em um dos setores mais promissores do mercado. SAIBA MAIS
Franquias de salgados — Coxinha no Pote
Que tal ser dono de um negócio no segmento de fast food, investindo pouco? Conheça agora a franquia Coxinha no Pote.
Loja de rua, totem ou quiosque, qual a melhor opção para você? SAIBA MAIS
Franquia Brasil Nutri Shop
A Brasil Nutri Shop oferece um modelo de franquia online onde você terá um site de suplementos e venderá para todo o Brasil sem precisar de estoque. SAIBA MAIS
Franquia Ceofood
A Ceofood é uma Fintech Brasileira que atua no segmento de aplicativos e delivery gastronômico. SAIBA MAIS
Franquia Magrass
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética.
Pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados. SAIBA MAIS
Franquia Orthodontic
Uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos. SAIBA MAIS
Franquia Depyl Action
Invista na primeira e mais consolidada franquia especializada em depilação do Brasil.
Faça parte deste universo rentável e apaixonante, e não perca a chance de investir no segmento de franquia que mais cresce no Brasil. SAIBA MAIS
Franquia Clube Melissa
Clube Melissa é uma franquia de calçados e acessórios que oferece moda, arte e design para quem — como a gente — ama o plástico. SAIBA MAIS
Franquia Alphagraphics
Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil. SAIBA MAIS
Franquia Acesso Saúde
O mercado de clínicas populares aumentou 5 vezes nos últimos anos, onde cerca de 76% da população cancelou o plano de saúde.
MAIS INFORMAÇÕES DA ACESSO SAÚDE
Franquia ActionCoach
Adquirir uma franquia ActionCOACH é a oportunidade de investimento ideal para quem busca um negócio B2B que ofereça um ótimo retorno do investimento. SAIBA MAIS
Franquia Croasonho
Empresa do grupo Halipar, desde 1997, a rede de comercializa croissants recheados doces e salgado. A marca é um sucesso, o crescimento avança com abertura de lojas por todos país. SAIBA MAIS
Franquia Bella Gula
A Bella Gula é a maior rede de tortaria e café da Região Sul do Brasil, com mais de 30 lojas espalhadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Saiba mais
Franquia Fini
De origem espanhola e criada ainda na década de 70, a FINI faz parte do Grupo Sánchez Cano, líder multinacional no mercado de balas de gelatina, marshmallows, regaliz e chicletes. SAIBA MAIS
Você tem dúvidas sobre contrato de franquia ou sobre a COF? Confira dicas sobre o assunto clicando abaixo:
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