Morar fora do Brasil e abrir uma franquia é uma grande oportunidade
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
morar fora do Brasil e investir em uma franquia

Oportunidades de negócios e novas culturas: Como morar fora do Brasil com franquias

05/08/2022

Mais do que contato com outras culturas e uma mudança de vida, morar fora do Brasil e abrir uma franquia representa grandes oportunidades de negócios.

Como em todo empreendimento, é necessário uma forte preparação com conhecimento de gestão, da cultura local para melhor adaptação e, ainda, estar preparado para todos os desafios que surgirem.

Fernando Loureiro, diretor de Expansão da Loureiro Consultoria em Franquias, que já internacionalizou alguns negócios nos últimos anos e acompanhou a entrada de novos investidores em outros países, destaca que é profundamente necessário que, antes de decidir montar um negócio fora do país, tomar alguns cuidados importantes.

Acredito muito no potencial de novos negócios brasileiros em solo internacional.

Existe uma forte tendência com o amadurecimento das redes no Brasil em levar seus conceitos e oportunidades para novos países e isso se refletirá em boas oportunidades para serem avaliadas pelos novos investidores”, explica Loureiro.

De acordo com especialista, os cuidados necessários são:

– Verificar as regras de imigração para operar um negócio fora do país, inclusive procurar saber sobre incentivos, pois alguns países possuem programas imigratórios estruturados para novos empresários;

– Fazer uma análise bem cuidadosa sobre o produto ou negócio e o mix oferecido em solo internacional, pois nem sempre o que é sucesso no Brasil será sucesso fora do país por conta da diferença de cultura e costumes;

– Realizar uma auto reflexão se participará desse futuro negócio como Investidor, Operador ou Gestor;

– Programar-se para se ver em um prazo de 3 a 5 anos neste novo segmento e novo país que pretende escolher;

–  Entender qual será o suporte oferecido pelo franqueador e, de preferência, se ele já tem sucesso com esse negócio no novo país para transferir know how.

Celeste Branch, franqueada da TZ Viagens, tem uma unidade da rede Home Based na Califórnia (EUA).

“Eu sempre quis entrar no ramo de viagens e entre eu e a TZ  foi um namoro. Pesquisei muito sobre franquias e descobri que a marca tem um grande destaque pela idoneidade e respeito e resolvi empreender durante a pandemia”, conta ela, que está no negócio há um ano e meio.

“No início não foi fácil, especialmente conciliar o meu trabalho aqui nos EUA com o negócio por conta do fuso horário e pelo contexto de viver uma pandemia, mas com muita dedicação, apoio da franqueadora e auxílio de outros franqueados, comecei a fazer grandes vendas e tudo que empreguei na franquia eu recuperei”, relata ela.

De acordo com Celeste, assim como em outros negócios, há altos e baixos, mas o que faz a diferença é uma gestão forte e presente da franqueadora que dá o respaldo em qualquer lugar do mundo em que o negócio atuar.

“É importante destacar que quando empreendemos fora do nosso país de origem, do país de origem da marca existe um desafio muito maior que é o de passar essa credibilidade e segurança para seus clientes”, enfatiza Celeste.

A rede de franquias de turismo possui duas franquias em Londres, uma em Dublin, uma em Bruxelas,  uma no Porto e uma em Lisboa, Portugal e uma nos EUA, Califórnia.

O negócio é em formato home based que permite  trabalhar de qualquer local do mundo com suporte da marca, e o maior percentual de vendas destes franqueados é para brasileiros emigrados (60%).

Das 130 franquias, 19 unidades são físicas e as outras 111 no formato home based.

Impulsionada pelo formato mais enxuto, a TZ VIAGENS pretende chegar ao final do ano com 200 unidades e um faturamento de R$ 90 milhões.

Outro franqueado fora do Brasil, Marco Antônio Tricarico, franqueado da Emagrecentro em Weston e Orlando (Flórida/EUA) conta que montar uma franquia nos EUA é muito desafiador e, primeiramente, escolher bem qual franquia será a melhor e tenha perfil para o país.

“Temos que seguir um protocolo americano e planejar muito. Um exemplo é o BUSINESS PLAN, que consiste em saber os passos dos 24 meses iniciais, o quanto vai investir sem contar com nenhum retorno, dessa forma o sucesso tem muito mais chance de ser alcançado”, explica ele.

Para Tricarico, a experiência pode ser boa ou não, dependendo do estudo que foi feito para abrir na área certa, no lugar certo e que seja uma franquia que possa atender vários tipos de nacionalidades.

No caso dele, o trânsito na Flórida é complicado e para se locomover e sair de casa é muito difícil para as pessoas, assim ele teve que se planejar para atender um raio pequeno.

“Os maiores desafios com certeza são a língua, a comunicação, os costumes, as leis e forma diferentes da vida aqui. É fundamental não se deslumbrar com acesso fácil a muitas coisas e saber estabelecer limites”, ensina.

De acordo com ele, a maior vantagem é que se for bem planejado financeiramente para se sustentar os dois primeiros anos pode haver uma solidez maior que no Brasil.

Um rendimento por mês de uma moeda muito forte mundialmente. Cuidados: se iludir com os meses que se faturam mais, lembrando que aqui depende da região e neva 3-4 meses e tudo para.

E mesmo na Flórida tem meses de baixa, por isso tem que lembrar e ter consciência do seu anual faturamento para saber sua média de faturamento mensal e não gastar mais que deve em meses de altas”, conta o franqueado.

“Focando no nosso segmento, notamos que muitas pessoas estão fora do peso por conta do longo tempo que ficaram em casa apenas comendo durante o isolamento social.

Além do tratamento físico para perda de peso, ainda olhamos com bons olhos para acompanhamento online para pessoas de pequenas cidades sem opção e que não tem orientação e precisam de uma educação alimentar”, completa ele, citando as futuras lacunas que pode preencher com seus serviços.

As oportunidades realmente são amplas e podem aparecer para atender algumas necessidades de quem está fora do Brasil em busca de novas oportunidades.

Isso porque, muitas vezes, as pessoas levam toda a família e ainda seu animal de estimação para fazer parte da nova jornada.

Pensando nisso, a franquia Mundo à Parte, maior franquia de fisioterapia e reabilitação veterinária do mundo, está presente em nove países (Brasil, México, Chile, Colômbia, Guatemala, Argentina, Espanha, Paraguai e Peru) com 11 unidades distribuídas entre essas localidades.

Tanto os franqueados da marca no Brasil quanto no exterior recebem todo o suporte para cuidar desde o registro de marca, incluindo questões de mercado de cada país, formas de pagamento e método de venda para o cliente final.

De acordo com a empresa, os profissionais da companhia notam uma melhora no bem-estar do animal que passa por fisioterapia quando necessário e, consequentemente, no bem-estar de seu tutor.

Por isso, a Mundo à Parte ajuda no treinamento dos franqueados, com manuais, questões de comportamento do cliente para fazer com que todos tenham uma boa experiência com seja como franqueado ou como consumidor final.

 

Confira algumas oportunidades de negócio:

 

Franquia Johnny Rockets

Johnny Rockets é uma cadeia de restaurante casual diner americana.

Seguindo o conceito dos tradicionais american diner dos anos 50 até os dias atuais, fez de nossa marca um ícone do mercado de alimentação. SAIBA MAIS

 

Franquia Havanna

Conheça nossos modelos de negócios e as vantagens de ser um franqueado Havanna. Possuímos modelos de negócios diferenciados: mix de cafeteria completo, aliado ao mix de presentes e produtos, tanto tradicionais, quanto sazonais. SAIBA MAIS

 

Morar fora do Brasil e abrir uma franquia — 5àsec

Líder no segmento de lavanderias, a franquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia. SAIBA MAIS

 

Franquia Limpidus

Maior rede nacional em serviços de limpeza, oferece a seus clientes o que existe de mais moderno em gestão de serviços e inovações tecnológicas. Sua atuação cobre todo o território nacional. SAIBA MAIS
 

Franquia Pizza Hut

Pizza Hut é a maior rede de pizzaria do mundo com presença em 100 países, com mais de 16 mil restaurantes distribuídos pelos cinco continentes. Faça parte do crescimento de uma das marcas de maior sucesso no mundo inteiro. SAIBA MAIS

 

Franquias de açaí — Oakberry Açaí Bowls

Uma rede para suprir uma demanda não atendida no mercado de alimentação; o fast-food saudável.

O açaí da OAKBERRY é 100% natural, não contém: Corantes, Conservantes Artificiais ou Xarope de Guaraná. SAIBA MAIS

 

Morar fora do Brasil e abrir uma franquia — Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede de franquias pioneira na venda de nuts glaceadas aqui no Brasil, com mais de 800 pontos de venda. SAIBA MAIS

 

Franquias de Pizzaria – Domino`s

Fundada nos Estados Unidos em 1960, a franquia Domino`s Pizza tornou-se a maior rede de entrega de pizzas no mundo. Atualmente com mais de 9.500 lojas espalhadas por mais de 72 países. SAIBA MAIS

 

Franquias de escolas bilíngue – Maple Bear

Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo. SAIBA MAIS

 

Franquias de lavanderias — Dryclean USA

A DryClean USA é uma das maiores e mais modernas redes de lavanderia do mundo, que trouxe para o Brasil um conceito inovador, pois além de lavanderia oferecemos consertos em roupas e calçados. SAIBA MAIS

 

Morar fora do Brasil e abrir uma franquia — Regus

Locação de espaços de trabalho flexíveis (escritórios, coworking e salas de reunião) inteiramente equipados e prontos para uso. SAIBA MAIS

 

Franquia UZA

Rede de franquias de calçados femininos com design sofisticado que está em sintonia com o lifestyle da mulher contemporânea. SAIBA MAIS

 

Franquia Burger King

Uma empresa inovadora, conduzida por pessoas experientes que têm na qualidade dos produtos, na excelência do atendimento e na busca incessante por vantagens competitivas. SAIBA MAIS

 

Franquias The Body Shop

Primeira marca de beleza a se inspirar e buscar na natureza os melhores ingredientes do mundo para os seus produtos naturais, 100% vegetarianos e nunca testados em animais, a The Body Shop® foi fundada na Inglaterra em 1976. SAIBA MAIS
 

Morar fora do Brasil e abrir uma franquia — SubWay

A SUBWAY® une a rapidez do sistema fast food com o princípio de uma vida saudável. Baixo investimento e operação simplificada, sem envolver cozinha, fazem da franquia SUBWAY® uma ótima oportunidade de negócio. SAIBA MAIS

 

Franquias de óculos e acessórios — Chilli Beans

Consolidada como a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, a empresa tem mais de 740 pontos de venda, incluindo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Abu Dhabi, México e outros. SAIBA MAIS

 

Franquia Hering Store

Maior rede de franquias de vestuário do país, presente em todos os Estados com mais de 600 unidades, além da atuação internacional com franquias na América Latina. SAIBA MAIS

 

Franquias de produtos saudáveis — Mundo Verde

O Mundo Verde é a maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar, da América Latina. SAIBA MAIS
 

Franquia McDonald’s

Líder absoluto no segmento de restaurantes fast food, com produtos de qualidade reconhecida, o Mcdonald’s é hoje uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores franquias para administrar. SAIBA MAIS
 

Franquias de locação de veículos — Localiza

Localiza é uma empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina. Com nossa experiência de 44 anos, gostaríamos de convidar você a repensar e a construir um novo significado para a mobilidade. SAIBA MAIS
 

Franquia Jorge Bischoff

Grife de calçados femininos, masculinos e acessórios, que faz sucesso há mais de duas décadas. A rede é reconhecida pelo design, pela elegância e pela qualidade, vantagens competitivas que se destacam no mercado internacional. SAIBA MAIS

 

Franquias gráficas — Alphagraphics

Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil. SAIBA MAIS

 

Franquias de lingerie — Intimissimi

Sucesso no mundo todo, a rede de franquias de roupas Intimissimi não poderia ficar de fora do mercado fashion brasileiro. Criada em 1996 na Itália pelo grupo Calzedonia, a marca possui mais de 3.800 lojas espalhadas por mais de 40 países. SAIBA MAIS

 

Franquia de joias — Swarovski

A paixão por cristais e design faz da Swarovski a principal marca de joias e acessórios do mundo. A rede segue com a tradição de fornecer um estilo extraordinário para o dia a dia das mulheres em todo o mundo. SAIBA MAIS
 

Franquias de cosméticos e maquiagem — Maybelline New York

Maybelline New York é uma marca norte-americana de cosméticos e maquiagem fundada no início do século passado e que pertence à gigante industrial do setor L’Oreal desde 1996. SAIBA MAIS

 


Veja outros artigos que irão te ajudar a empreender: