Como gerenciar uma franquia home based?
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
gerenciar uma franquia home based

Disciplina e organização: Como é gerenciar uma franquia Home Based

23/06/2022

Agilidade e flexibilidade caracterizam esse modelo graças à transformação digital, mas, como todo negócio exige dedicação do empreendedor para alcançar o sucesso 

 

As franquias home based já eram uma realidade consolidada antes da pandemia por serem um formato que exige menor investimento inicial e pela facilidade de instalação e manutenção desse tipo de negócio graças à transformação digital dos últimos anos.

Em termos de representatividade dentro do setor, números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) demonstram que as operações nesse formato continuam avançando: de acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente a janeiro a março deste ano, enquanto em 2020 as franquias home based representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas, no ano seguinte eram 10,3% e em 2022 subiram para 14,8%.

De acordo com empreendedores que atuam no ramo, para ter sucesso em uma franquia home based é necessário:

  • Estudar e pesquisar: procure entender bem o negócio e o seu segmento para ter as ferramentas necessárias de esclarecimentos de dúvidas e resolver problemas dos seus clientes
  • Planejamento e organização para estabelecer uma rotina de trabalho e evitar imprevistos
  • Ter um bom relacionamento com a franqueadora e tirar todas as dúvidas na fase de início de implantação da franquia, além de seguir todas as normas e instruções para que o negócio seja iniciado de forma adequada

Um cuidado essencial para quem gerencia uma franquia Home Based da melhor forma possível é ter afinidade com a área escolhida.

Essa é a opinião de Sylvia Ishikawa, franqueada da Limpeza com Zelo, que investiu na sua unidade em 2017 e em 2021, mesmo em meio à pandemia, bateu recorde de faturamento da empresa.

Para ela, a escolha do segmento de acordo com suas preferências fez total diferença para o sucesso do negócio.

“A infraestrutura e tecnologia da franquia despertaram minha vontade de empreender.

Quando comecei o empreendimento não encontrei dificuldades, já que a rede nos capacita para um atendimento padrão diferenciado e acredito que esse é um cuidado primordial para quem está começando”, explica Sylvia que, mesmo no período de pandemia, em 2021, conseguiu obter o maior faturamento de sua empresa.

Marcelo Soares Amantea, diretor geral da Rural Pago, destaca que ao iniciar uma trajetória empreendedora em uma franquia home based, é necessário conhecer o seu público e a região por meio de pesquisas e ver quais as possibilidades de negócio você tem por perto.

Além disso, é necessário ter um capital de giro e investir em estoque de produtos. Ou seja: contabilize esse dinheiro no investimento para conseguir cobrir as despesas que fazem o seu negócio caminhar.

“Nenhum negócio consegue ser bem sucedido sem organização e planejamento.

Quando falamos de uma franquia home based é mais necessário ainda, pois o franqueado precisa organizar uma rotina de trabalho para cumprir as metas que o negócio dele exige.

Essa é a vantagem de uma franquia nesse segmento, tudo pode ser ajustável à realidade do franqueado”, explica ele.

Na opinião do executivo, a principal dica é entender como é a rotina através da sua franqueadora.

“Cada negócio é diferente e exige uma gestão de trabalho diferente. Procure saber com quem já testou o modelo de negócio e sabe qual a melhor forma de executar, administrar e gerir”, destaca Amantea.

A capacidade de gerenciar uma franquia home based também passa pelo cuidado ao montar uma equipe.

“É muito importante dar um suporte de qualidade para o franqueado, para suprir todas as suas necessidades operacionais e comerciais.

Além disso, é necessário ter pessoas e colaboradores com experiência no segmento home based.

A partir do momento que está tudo organizado, o negócio flui bem mais rápido e auxilia muito no planejamento constante de ações a serem tomadas dentro do negócio”, aconselha Felipe Wichmann, CEO da BidonCred.

De acordo com o executivo, outra medida gerencial necessária para o sucesso do negócio é cuidar bem do capital para não fazer investimentos que não gerem retorno.

“Por isso, andar lado a lado com a franqueadora é essencial, pois ela já possui experiência e levará toda ajuda e suporte para fazer escolhas assertivas”, destaca ele.

 

Disciplina para se adequar ao modelo que tem implantação simplificada

Arina Bittencourt Almeida, tem 32 anos e possui 2 franquias da SPA Express, uma em Fortaleza (CE) e outra em São Luís (MA).

Tudo começou em 2015, quando ela foi a primeira franqueada da marca, que oferece atendimento a domicílio, inaugurando uma unidade em São Luís.

Ela, que é fisioterapeuta dermato funcional, fazia atendimentos particulares na casa das clientes e se interessou pela marca.

Depois de 3 anos a empresária inaugurou mais uma unidade, dessa vez em Fortaleza.

“Como a franquia é home based, é necessário ter muita disciplina e organização para efetividade nos negócios.

As vantagens desse modelo de negócio vão desde poder trabalhar em casa com comodidade e liberdade geográfica até poder alcançar maior produtividade por não precisar perder tempo em deslocamento até o trabalho, um estilo de vida menos estressante”, salienta ela.

Mas, ressalta a empreendedora, sem organização para determinar as horas de trabalho e sem disciplina para se dividir entre as outras tarefas, o lucro consequentemente diminui.

“Além disso, pode soar para muitos com uma informalidade, já que você não sai de casa para administrar seu negócio.

Eu possuo duas franquias home based da SPA Express, que possui serviços em domicílio.

Para administrá-las, eu coloco tudo em um planner com tarefas a serem executadas e isso me ajuda a criar uma rotina”, ensina Arina.

De fato, a franquia home based é uma ótima opção para o empreendedor que deseja iniciar o seu negócio operando da sua própria residência, explica Victor Ruiz, diretor comercial da Gigatron Franchising.

O modelo vem sendo procurado por conta dos diversos benefícios que ele traz, como redução de custos operacionais, comodidade nas operações, flexibilidade e conforto.

Porém, é de extrema importância que o franqueado ao ingressar nesse modelo saiba bem como administrar o seu tempo, faça um bom planejamento das atividades do dia a dia e objetivos a serem conquistados.

Manter o foco é muito importante para não ficar disperso e acabar deixando de realizar atividades importantes”, afirma ele.

“Uma ótima recomendação para quem deseja operar nesse modelo é ter um cantinho para chamar de ‘seu’, onde você irá organizar o seu espaço de trabalho.

O modelo home based veio para somar e ter agilidade no início da operação, além de contar com uma gestão mais simples que agrega muito ao negócio”, completa Ruiz.

Outro destaque para quem vai gerenciar uma franquia home based é a sua característica de implantação mais simplificada, explica Viviane Henriques, diretora executiva do Reino Rural.

“O modelo home based tem como premissa uma atuação profissional baseada em casa e não em um escritório específico.

Em razão disso, é um segmento que tem uma implantação mais simples, o que traz inúmeras vantagens ao franqueado, especialmente quanto a minimização dos custos, mas o gerenciamento da franquia requer alguns cuidados tal como acontece nos demais modelos”, adverte ela.

“O planejamento operacional surge como forma de atingir o resultado estabelecido pela empresa de maneira menos custosa e mais eficaz. Saber como fazer é essencial para o futuro de um negócio.

Aquele que quiser empreender numa franquia home based deve ter, obrigatoriamente, muita disciplina.

Não basta ter vontade, dinheiro, expertise do negócio, tem que saber a hora de iniciar e finalizar o trabalho, não deve se distrair com situações não relacionadas ao seu negócio e somado a isso, deve seguir à risca as normas e o know how da franqueadora”, orienta Viviane.

Por ser um modelo flexível, toda essa disciplina na  implantação e no gerenciamento de uma franquia home based não podem ser deixados de lado, seja qual for o segmento.

De acordo com Anderson Lucila, CEO da franquia SmartComm, se não forem impostas algumas regras no dia a dia do negócio, ele pode não gerar o resultado esperado.

“É necessário que o franqueado entenda a necessidade da criação de uma agenda bem estruturada, com horários estabelecidos, garantindo espaço para a prospecção e reuniões.

Em todo negócio o planejamento associado a organização leva a um resultado satisfatório.

Quando se investe em uma franquia que propicia a modalidade home based, essas duas ações se tornam essenciais”, acredita ele.

Quem já está vendo evolução em seu negócio e bons resultados é Nathalia Caratori Matsumoto, 27 anos, franqueada home-based da Azul Empréstimo em Guarulhos (SP).

Ela, que começou o negócio em parceria com seu marido Luiz Henrique Caratori Matsumoto em novembro de 2021, contratou mais duas pessoas para formar a equipe há dois meses.

Para gerenciar o seu negócio home based, Nathalia afirma que entre os cuidados que teve foi muita organização e planejamento juntamente com o estabelecimento de uma meta bem clara.

“Eu contabilizo, organizo todos os meus gastos, os custos e, com base nisso, eu tenho uma meta mínima para me basear. Tenho um planejamento de curto, médio e longo prazo que eu me baseio nos objetivos que eu pretendo alcançar”, explica ela.

Para quem pretende abrir uma franquia home based, a empreendedora afirma que é fundamental saber 100% sobre o produto com o qual está trabalhando.

“É importante entender realmente o que você vende, o processo, sempre estar se atualizando nas novidades, porque isso te dá muito mais confiança no que você faz e passar isso para o cliente, com certeza, nos deixa alguns passos à frente. Como existe muita concorrência, ter confiança no que você fala e entender realmente o que você faz, te deixa muitos passos à frente”, incentiva ela.

 

Confira agora algumas oportunidades de negócios:

 

Como gerenciar uma franquia home based — Acelera Car

Somos uma empresa de tecnologia, com o objetivo de intermediar a venda e compra de veículos seminovos, aproximando vendedor e comprador de uma forma inovadora para simplificar todo o processo burocrático existente no mercado. SAIBA MAIS
 

Franquia Limpidus

Maior rede nacional em serviços de limpeza, oferece a seus clientes o que existe de mais moderno em gestão de serviços e inovações tecnológicas. Sua atuação cobre todo o território nacional. SAIBA MAIS

 

Franquias de presentes — Love Gifts

A franquia Love Gifts é uma rede de lojas de presentes, artigos para o lar e utilidades.

Um ótimo negócio com baixo investimento. SAIBA MAIS

 

Franquia produtora de vídeos — LZ Films

Quer ter sua própria produtora de vídeos sem gastar uma fortuna para iniciar seu negócio? A LZ Films tem a oportunidade perfeita para você!

Atuamos há mais de 12 anos no mercado de produção audiovisual. SAIBA MAIS

 

Franquia Camerite

Um sistema de segurança para todos.

Os franqueados contam com todas as ferramentas necessárias para auxiliar as cidades a garantirem mais segurança para a população. SAIBA MAIS

 

Como gerenciar franquia de cuidadores — Amor & Cuidado

Rede de franquias de cuidadores  de pessoas que oferece todo suporte e estrutura necessários para quem quer investir em um negócio promissor e com grande demanda de mercado. SAIBA MAIS

 

Franquias de publicidade — Premiapão

Invista em um negócio validado, lucrativo e com franquias em todo o Brasil.

Veja se você tem o perfil PremiaPão e realize o seu sonho de ter o seu próprio negócio. SAIBA MAIS

 

Franquias de energia solar — Grid Tie Solar

A Grid Tie é uma empresa de energia solar que oferece três diferentes modalidades de franquia, dependendo do perfil mais adequado à sua experiência e capacidade de investimento. SAIBA MAIS

 

Franquias de corretora — Quisto

Com baixo investimento, você pode fazer parte de uma das melhores redes franquias do Brasil! A Quisto é uma corretora de seguros completa, que tem mais de 100 serviços em seu catálogo. SAIBA MAIS

 

Como gerenciar franquias de alimentação — Vivenda do Camarão

A mais completa rede de frutos do mar brasileira, agora oferece a opção de microfranquia: Vivenda em Casa.
Um mar de oportunidades o espera. SAIBA MAIS

 

Franquia Parça

Rede de franquias que oferece totens de auto atendimento que oferece parcelamento de contas em até 12x e outros.

A franquia Parça oferece 3 modelos de negócios: Full, Light e Single, um deles é perfeito para você. SAIBA MAIS

 

Franquia The Kids Club

O método THE KIDS CLUB foi implantado no Brasil em 1994, e vem se expandindo dia a dia. Atualmente, possui unidades em todo o país, oferecendo um curso dinâmico de inglês para crianças a partir de 18 meses. SAIBA MAIS

 

Franquia Solaron

Rede de franquias que oferece soluções completas em sistemas fotovoltaicos para residências, condomínios, escolas, comércios e propriedades rurais no estado do Rio de Janeiro. SAIBA MAIS

 

Franquias de plataforma de gestão — Omie

Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas que possui em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. SAIBA MAIS

 

Franquia Segcredi

A Segcredi  rede de franquias que oferece soluções financeiras através de consórcios e os mais diversos produtos financeiros, como crédito consignado, financiamento de veículos, crédito pessoal, entre outros. SAIBA MAIS

 

Como gerenciar uma franquia home based — Achei no Pão

As franquias online Achei no Pão é uma uma franquia especializada em publicidade em sacos de pão, com conceito sustentável e mídia de grande abrangência com baixo custo e grande impacto. SAIBA MAIS

 

Franquia Guia-se

Agência de marketing digital home based.

Nossos franqueados comercializam serviços de marketing digital para que as empresas possam melhorar os seus resultados com a Internet. SAIBA MAIS

 

Franquia de produtos naturais — Bioflora

Franquia de loja online que oferece venda de suplementos naturais encapsulados. SAIBA MAIS

 

Franquia de educação financeira — DSOP

Rede de escolas dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da Metodologia DSOP. Ensinamos pessoas a conquistarem autonomia financeira para a realização de seus sonhos. SAIBA MAIS

 

Franquia DCréditos

A DCréditos é uma rede de franquias que oferece o mais variado nicho de serviços de créditos, seguros e consórcios. SAIBA MAIS

 


 
Se identificou com os negócios home based? Veja outros artigos que irão te ajudar a empreender: