Nos últimos anos, presenciamos um crescimento expressivo do empreendedorismo no Brasil, com mais de 20 milhões de brasileiros driblando a crise econômica apostando no próprio negócio.
Nesse sentido, as microfranquias despontam como oportunidade para todos os gostos e objetivos a custos acessíveis a diferentes realidades.
O investimento inicial necessário para aquisição de uma microfranquia pode variar até o teto de R$ 105 mil conforme o tipo da operação, com atuação presencial em um estabelecimento ou com gestão home based, ou seja, que pode ser feita integralmente sem sair de casa.
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse formato mais enxuto está em crescimento acelerado.
A pesquisa aponta que a sua participação no franchising – que retoma os índices pré-pandêmicos com faturamento anual de R$ 130 bilhões – foi de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022.
De 2021 a 2022, a variação do número de microfranquias atingiu 39,8%.
— O mercado de franquias é, sem dúvida, o que movimenta sempre os melhores índices de crescimento.
As microfranquias, por terem um investimento mais baixo, estão ganhando bastante força, principalmente para os empreendedores de primeira viagem — afirma Sylvio Korytowski, sócio da Kick Off Consultores, membro do Conselho Fiscal e Comitê Gestor de Internacionalização da ABF e do Conselho de Varejo da Associação Comercial de São Paulo.
Conheça algumas das opções para investir a partir de R$ 2 mil:
Dank Idiomas
É uma rede de escolas de inglês.
Criada em 2010 pela professora e empresária Mariza Gottdank, formatou franquia para o modelo home office, com aulas online, em 2018.
O franqueado faz a gestão do negócio e pode cuidar da parte pedagógica ou contratar professores.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a rede mais do que quadruplicou de tamanho, se internacionalizou e a procura de alunos aumentou em mais de 30%.
São 22 unidades espalhadas pelo Brasil, Uruguai e Canadá.
O investimento inicial para empreender com uma franquia da marca é de R$ 2 mil, no modelo Home Office.
O faturamento médio mensal é R$ 9,5 mil. Site: https://www.dankidiomas.com.br/franquia-barata
Monitorias Reforço Escolar
Criado em 2015, a Monitorias Reforço Escolar tem como diferenciais as aulas individuais e ao vivo com professores com habilidades pedagógicas e que despertam o interesse do aluno.
A marca possui 4 modelos de negócios disponíveis, a depender do número de habitantes da região.
O papel do franqueado é realizar a prospecção de novos alunos com divulgação e marketing, agenda de aulas, acompanhamento das etapas do agendamento (solicitação, confirmação, finalização), pós-venda e renovação de compra.
A rede conta com 64 unidades e projeta a abertura de mais 40 até o fim do ano.
O seu investimento inicial é de R$ 7.990, já inclusos direito de uso da marca, acesso ao software e capital de giro.
O faturamento médio mensal é de R$ 22 mil.
Casa Escritório Limpo
Criada em 2015 pelo empresário Darley Ferreira, a Casa Escritório Limpo nasceu com o propósito de valorizar os profissionais da área da limpeza.
A marca é referência no setor e conta com 14 unidades. Com serviço enxuto que prima pela qualidade e agilidade, a marca atende casas, apartamentos e escritórios em geral.
Associada à ABF, a franqueadora oferece baixo custo para quem deseja investir, departamentos de marketing, administrativo e financeiro, com o intuito de deixar o franqueado focado na gestão e no crescimento da sua unidade.
Além disso, conta com uma linha própria de produtos sustentáveis de limpeza.
O investimento inicial da franquia varia de R$ 15 mil a R$ 50 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 52 mil.
Guia-se
A Guia-se é a maior rede de agências digitais do Brasil, com 25 anos de mercado.
No franchising desde 2010, conquistou nove vezes o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Conta com mais de 160 unidades espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, Canadá, Bolívia, França e Portugal oferecendo soluções e oportunidades de negócios para Internet em marketing digital, como criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO, links patrocinados e remarketing, mídias sociais, hospedagens em sites, e-mail marketing, inbound marketing e outros serviços relacionados.
Além disso, tem investido em mentorias sobre os temas NFT e Metaverso com o objetivo de introduzir a novidade no leque de serviços da rede.
O seu investimento inicial é de R$ 28,9 mil e o faturamento médio mensal é a partir de R$ 10 mil.
Cuidare
Criada pelo casal potiguar Izabelly e Etevaldo Miranda, a Cuidare é uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país.
O sonho começou quando Izabelly estava se formando na faculdade de enfermagem, onde percebeu uma carência de serviços de cuidadores qualificados que atendessem de forma humanizada, garantindo a segurança física e emocional do assistido.
A marca está presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal com mais de 70 unidades.
Entre as atividades desempenhadas pelo franqueado estão a seleção, o treinamento, a coordenação e a supervisão da equipe de cuidadores da unidade – todos qualificados com o curso de técnico de enfermagem.
Além disso, fica responsável pela comercialização dos serviços.
Cada unidade conta com apoio logístico e tecnológico da franqueadora.
O investimento inicial é a partir de R$ 35 mil, a depender do tamanho da cidade.
O faturamento médio mensal pode variar entre R$ 54 mil e R$ 180 mil.
Yogoberry
Pioneira em frozen yogurt no Brasil, a Yogoberry nasceu em 2007 no Rio de Janeiro, e, um ano após sua abertura, ingressou no franchising.
Ainda em 2008, iniciou-se o processo de expansão da marca. Atualmente, a rede de franquias de iogurte congelado possui 26 lojas em operação no país.
O papel do franqueado na Yogoberry é gerenciar e administrar a unidade franqueada do ponto de vista operacional, comercial e administrativo.
A novidade da marca em 2022 é o seu modelo de microfranquia, com investimento inicial de R$ 105 mil e faturamento médio mensal de R$ 40 mil.
Fonte: Mercado da Comunicação
Veja outros artigos que irão ajudá-lo(a) a empreender: