17 franquias de escolas de idiomas com modelos de negócios lucrativos
28/11/2018
Não é preciso ser um especialista em recursos humanos para saber que a disputa por boas vagas de trabalho estão cada vez mais acirradas.
Entre outros motivos para isso, um dos mais relevantes é que candidatos e profissionais brasileiros estão buscando se preparar melhor para ocupar esses postos, muitas vezes em busca de um salário melhor.
Isso faz com que a demanda pelo ensino de língua estrangeira — um diferencial considerável por recrutadores — só aumente e gere muitas oportunidades para negócios como franquias de escolas de idiomas.
No Brasil, segundo um levantamento da British Council, apenas 5% da população sabe se comunicar em inglês, sendo que só 1% admite falar fluentemente.
E, pelo que se é observado no mercado de trabalho, a exigência de conhecimento em uma segunda língua que não o português é cada vez mais relevante.
Outro estudo, dessa vez elaborado pelo site de busca de empregos Catho, mostrou que o domínio do inglês entre os brasileiros é tão baixo que ocupamos apenas a 41ª colocação em um ranking de proficiência na língua inglesa que conta com 70 países.
Em geral, também segundo o levantamento da plataforma, profissionais bilíngues (especialmente aqueles que têm o inglês como segunda língua) ganham, em média, 30% a 50% a mais e também desfrutam de mais flexibilidade em suas carreiras.
Alguns números também jogam a favor desses negócios.
Estima-se que o ensino de idiomas fature mais de R$ 35 bilhões anuais no País.
No franchising, setor que consolidou as redes de ensino de línguas, as franquias de escolas de idiomas fazem parte do segmento de Serviços Educacionais.
No terceiro trimestre deste ano, as marcas desse segmento movimentaram mais de R$ 3 bilhões, segundo números da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O resultado representa um incremento de 3,4% sobre o registrado no mesmo período do ano passado.
Em número de unidades, as franquias de serviços educacionais expandiram sua atuação em 4,8% na mesma base de comparação (veja quadro abaixo).
Recomendações
Como pudemos observar, o domínio de um segundo idioma é fundamental para o crescimento profissional.
Essa também é a avaliação da especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler.
“Existe ainda muito espaço e demanda reprimida para este tipo de segmento. O setor, no franchising, é bem desenvolvido, mas ainda em franco crescimento.”
O trabalho de uma franqueado a frente de uma escola de idiomas será gerir o espaço e construir relações de parcerias de médio a longo prazo com clientes e fornecedores.
Para Stockler, o sucesso desse tipo de negócio vai depender muito da qualidade dos serviços prestados.
“Excelência no relacionamento é primordial para alcançar os resultados. Isso também ajudará o franqueado a fidelizar seus consumidores e a realizar vendas recorrentes. E esses são temas que podem ser decisivos na gestão de uma escola de idiomas”.
Veja outros diferenciais positivos de franqueados da área de educação:
Recorrência de faturamento;
Renovação continua da carteira de clientes;
Sem compra de estoque. Exceto para escolas com compras de materiais didáticos. Porém, grande parte delas, tem migrado para o digital;
Prazer no que faz;
Produto de necessidade para a sociedade;
Geralmente passa bem por crises;
Abaixo, selecionamos 17 franquias de escolas de idiomas associadas à ABF e que representam boas oportunidades de investimento para quem pensa em abrir um negócio lucrativo.
Acesse o link “quero mais informações da franquia” para contatar a marca desejada.
Franquias de escolas de idiomas — CCAA
Oferecendo sempre um alto padrão de qualidade há mais de 50 anos, a franquia CCAA é um marco na história do ensino de idiomas. A metodologia exclusiva, o material didático próprio e o forte investimento em publicidade são os fatores que mais contribuíram para a consolidação do sucesso da franquia CCAA.
Tipo de Negócio – Ensino de Inglês e Espanhol Investimento – a partir de R$ 217.000
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.
Tipo de Negócio – ensino de idiomas (inglês e espanhol) Investimento – a partir de R$ 123.200
Fundada em 1958, a Fisk é referência no segmento de educação, tanto pela qualidade de sua metodologia quanto por sua saudável rede de franqueados, que cresce horizontal e verticalmente. A rede também foi a primeira escola de inglês a investir em publicidade e propagandas na televisão, além de ser uma das primeiras a oferecer cursos de espanhol.
Tipo de Negócio – ensino de idiomas e informática Investimento – a partir de R$ 73.500,00
A estrutura comercial da KNN idiomas é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando matrículas o ano todo. O Modelo de negócios foi desenvolvido para gerar uma média de 40 a 60 matrículas por mês durante todos os meses do ano.
Como fazemos isso? Bom, esse é um segredo ao qual só os nossos franqueados têm acesso.
Tipo de Negócio – rede de escolas de idiomas Investimento – a partir de R$ 50.000
A JUMPER! Franchising é uma empresa brasileira atuante no ramo de franquias do setor educacional. Direcionada à área de cursos profissionalizantes e idiomas, a principal motivação da instituição é prover condições para o desenvolvimento humano. O conhecimento é a base para a conquista dos sonhos de milhões de brasileiros.
Tipo de Negócio – educação Investimento – R$ 59.896
O pioneirismo da Rede PBF está na proposta pedagógica e também na utilização do sistema de franquia. A Rede também conta com uma equipe especializada de consultores do Departamento de Franquias que visitam as unidades em todo o País para prestar o suporte adequado aos franqueados.
Tipo de Negócio – Curso Inglês e Espanhol Investimento – a partir de R$ 35.000,00
É a primeira rede de idiomas do Brasil a utilizar a tecnologia das TVs interativas em todas as unidades. O material didático da Rockfeller foi desenvolvido para explorar ao máximo esta ferramenta inovadora que incrementa a dinâmica das aulas, mantém a atenção e aumenta a interatividade entre os alunos.
Tipo de Negócio – escola de inglês moderna, rápida e com certificação internacional Investimento – a partir de R$ 161.000
A Seven é muito mais do que uma possibilidade para você que tem o desejo de se tornar um franqueado. E sabe por quê? Ela é a única franquia premium do mercado de escolas de idiomas. Ou seja, é a melhor opção para você que pretende investir no segmento.
Tipo de Negócio – cursos de Inglês e Espanhol para crianças, adolescentes e adultos Investimento – a partir de R$ 151.000,00
Com mais de 30 anos de operação, a organização SKill de escola de inglês e espanhol tem como missão a excelência educacional e o compromisso com a formação cultural de seus alunos, compatibilizando, no estudo de língulas, princípios humanistas e eficácia de aprendizado.
Tipo de Negócio – escolas especializadas no ensino de idiomas Investimento – a partir de R$ 83.000
A franquia Wizard é a rede de escolas de idiomas que mais cresce em seu segmento, ultrapassando a marca de 1200 franquias em todo país. Os franqueados Wizard têm toda assessoria quanto à montagem das escolas, que segue um padrão de sucesso utilizado em todo país.
Tipo de Negócio – escolas de idiomas Investimento – a partir de R$ 120.750
O Yázigi é uma marca com mais de 60 anos de tradição e pioneira no ramo de franquias no Brasil. É a única franquia premiada 19 vezes com o Selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franquias). Além de ter sido considerada a Melhor Rede de Franquias do Brasil em 2006 pelo Guia Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Tipo de Negócio – escolas de idiomas Investimento – a partir de R$ 128.750
A Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.
Tipo de Negócio – escolas de ensino infantil Investimento – a partir de R$ 1.500.000
A franquia Red Balloon foi fundada em 1969 com uma única visão: ensinar inglês apenas para crianças e adolescentes. Com uma metodologia absolutamente inovadora, formamos nossa primeira turma, depois outra, e assim, ajudamos a construir uma nova geração.
Tipo de Negócio – Inglês para crianças e adolescentes a partir dos 3 anos Investimento – a partir de R$ 580.000,00
Fundada em 2007, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Minds English School é uma proposta de inovação no ensino de inglês. Em 2008 a Minds abriu as portas para empreendedores que quisessem participar da empresa e assim começa a franquear.
Tipo de Negócio – ensino de Inglês com duração de apenas 18 meses Investimento – a partir de R$ 250.000
A Cultura Inglesa – do RJ, DF, ES, GO e RS – possui 81 unidades (das quais 29 são franquias e 52 são unidade próprias) espalhadas pelos cinco estados onde atua, com cerca de 60 mil alunos. Desde 2016, a empresa faz parte do fundo Gera Venture, fundo de investimentos focado em gerar um impacto relevante na Educação, que investiu na Cultura Inglesa por acreditar que ela é a instituição mais preparada para alavancar o ensino e nível de proficiência de inglês no Brasil.
Tipo de Negócio – ensino de Idioma/educação Investimento – a partir de R$ 290.000,00
Escola de Idiomas, com cursos presenciais, semi-presencial ou 100% online. Atuação com Coordenadores Pedagógicos em busca de empreender, através de sistema econômico e rentável.
Tipo de Negócio – escolas de idiomas Investimento – a partir de R$70.000
Escola de idiomas com formato inovador de ensino híbrido. Ambiente personalizado com estrutura de coffeeshop que permite maior conforto e aprendizado de seus alunos. Fluência em até 18 meses.
Tipo de Negócio – escolas de Idiomas Investimento – a partir de R$79.500