Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Instituto Ricardo Almeida abre unidade no Bom Retiro, em São Paulo

03/07/2008

O Instituto Ricardo Almeida, primeira escola livre privada do País voltada exclusivamente para a formação profissional de mão-de-obra para a indústria de confecção, abre uma nova unidade em São Paulo e lança sua franquia em parceria com a FranHolding, primeira holding brasileira de marcas de franquias especializada em educação e formação profissional, controladora das bandeiras Microlins, Instituto Embelleze e ProfSat.

O Instituto surgiu com o objetivo de formar mão-de-obra especializada para preencher as lacunas do mercado de confecção, que cada vez mais precisa de empregados qualificados para o dia-a-dia da empresa.

O Instituto Ricardo Almeida, que leva o nome de um dos sócios do empreendimento, considerado um dos maiores criadores de moda masculina do País, prevê, ainda para este ano, a abertura de 12 franquias ou unidades próprias em regiões paulistanas que apresentam demanda e carência em relação a cursos para formação de mão-de-obra especializada como Brás, Lapa e Osasco. O objetivo do empreendimento é suprir a necessidade das confecções brasileiras por mão-de-obra especializada e aumentar a competitividade dessas empresas frente aos confeccionados importados, principalmente da China.

Segundo entidades do setor, hoje existe uma carência muito grande de costureiras em todo o País, sendo São Paulo, Minas Gerais e Ceará os Estados com maior número de ofertas. Outras regiões confeccionistas como Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e Paraná, também registram falta de mão-de-obra para incrementar os índices de produção e faturamento.

Os cursos
O Instituto Ricardo Almeida selecionou 3 áreas específicas para focar sua oferta de cursos profissionalizantes: `chão de fábrica`, `empreendedorismo – gestão` e `design & estilo`. No momento, devido a maior demanda do setor por este tipo de profissional, o Instituto disponibiliza apenas o curso de `Operador de Máquinas e Equipamentos para Confecção – Costureiro(a) Industrial Polivalente`, enquanto prepara o lançamento nas áreas de gestão e design & estilo.
O método de ensino, exclusivo do Instituto, é totalmente voltado para a formação de um profissional polivalente, apto a operar os mais diferentes equipamentos que compõem a moderna indústria de confecção do País, incluindo as máquinas retas, de overloque, galoneiras e as direcionadas para costuras especiais. Todo o curso foi elaborado de forma a possibilitar a aplicação prática e imediata dos ensinamentos, fato que incentiva o imediato aproveitamento do profissional capacitado pelo mercado.

A metodologia de ensino, já aplicada e aprovada em grandes centros confeccionistas mundiais, como Índia, Paquistão e Vietnã, entre outros, visa a constante valorização do ser humano através da motivação, do incentivo à pró-atividade e da conscientização da responsabilidade profissional. Técnicas diferenciadas, como ginástica laboral, são aplicadas no decorrer de todas as aulas.

Atualmente, o Instituto Ricardo Almeida mantém 2 unidades na capital paulista, a primeira inaugurada a cerca de 1 ano no bairro de Itaquera, na zona leste, e, a mais recente, recém-aberta no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo. Ainda em 2008, estão previstas mais 12 unidades na cidade, em bairros periféricos que apresentam grande demanda por cursos profissionalizantes como Osasco e Brás, entre outros.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS