Bittencourt faz pesquisa para eleger as 25 melhores franquias em 2018
02/03/2019
Um levantamento elaborado e desenvolvido pelo Grupo Bittencourt — consultoria especializada em varejo e franchising — destacou as 25 melhores franquias 2019, avaliadas segundo suas práticas de gestão, engajamento e inovação com foco no crescimento acelerado em 2018.
O estudo leva em conta as redes que obtiveram resultados dentro do tema proposto pela consultoria, e não levam em conta o desempenho, receita ou lucro das franqueadoras.
Neste ano, a pauta da premiação foi “Cultura de Crescimento Exponencial nas franqueadoras brasileiras”.
De acordo com a consultoria, o tema proposto tem o objetivo de analisar uma série de novas posturas e formas de desenvolver os negócios das companhias que tendem a crescer acima da média no mercado, seja ele nacional ou global.
Sobre o estudo de franquias
O estudo foi inspirado em pesquisas realizadas pela Singularity University sobre as Organizações Exponenciais, que consolidou as características das 100 startups mais bem sucedidas dos Estados Unidos.
Para chegar aos resultados, o Grupo Bittencourt reuniu, por meio de um questionário online, dados de 190 redes de franquias brasileiras.
As redes de franquias responderam questões diversas sobre a forma que conduzem seus negócios.
Como estão utilizando novas tecnologias, além da postura frente às diversas mudanças de cenário que tem enfrentado nos últimos anos.
Assim como nos anos anteriores, o produto derivado do estudo foi o direcionador para a seleção das TOP 25 do Franchising Brasileiro.
Esta premiação foi criada pela consultoria em 2013.
Ela premia as franqueadoras de acordo com temas relevantes para o franchising nacional.
Metodologia para definir as top 25 franquias
Uma comissão montada pela organizadora do estudo reuniu especialistas em varejo e franchising que avaliaram a postura das redes de franquias frente aos temas do prêmio neste ano.
Assim como nas edições anteriores, é importante ressaltar que o levantamento não se trata de um ranking, mas sim de uma seleção das 25 empresas que mais se destacaram no tema explorado na pesquisa, e que abordou aspectos como:
Propósito Transformador: empresas que têm um propósito que realmente gera impacto na vida das pessoas e nos mercados em que atua;
Proposta de Valor: o que a franqueadora considera que a torna única em sua abordagem ao mercado e sua adequação às necessidades do consumidor atual;
Gestão e Formação de Equipes: como estão estruturadas as equipes e a gestão na franqueadora sob aspectos como sinergia entre diferentes gerações, programas de inclusão e diversidade, terceirização e autonomia das equipes;
Ativos – Posse x Acesso: empresas que já adotaram o compartilhamento de ativos físicos e priorizam o acesso em detrimento da posse desses ativos na franqueadora;
Capacidade de Adaptação e Inovação nos Negócios: empresas que tem processos voltados à inovação e que estimulam o compartilhamento de ideias e boas práticas na rede;
Engajamento e Senso de Comunidade: empresas que criam um modelo eficaz de interação com a comunidade com que se relaciona – sejam funcionários, clientes ou franqueados;
Dashboards e Acompanhamento de Desempenho: empresas que se utilizam da tecnologia para medição e acompanhamento próximo como forma de se auto avaliar e auto gerir;
Transformação Digital e Adoção de Novas tecnologias: empresas que adotam algumas tecnologias quando ainda não estão totalmente difundidas para então ganhar eficiência.
Cada uma das respostas concedidas pelas franquias somavam pontos para a construção da análise dos temas.
Quanto mais próximas estavam de atuarem conforme as práticas das organizações com características exponenciais, melhor a sua avaliação.
Baixe aqui o estudo completo das franquias do Grupo Bittencourt.
Abaixo, as 25 melhores franquias do Brasil no que diz respeito às boas práticas apontadas acima:
Melhores franquias 2019 — Maria Brasileira
Anúncio Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira está em 25 estados brasileiros. Surgiu com o intuito de suprir uma necessidade do mercado: a de atender a residências e empresas com profissionais capacitados e de confiança. O trabalho diferenciado e o suporte oferecido aos franqueados fez com que a marca recebesse em 2017 e 2018 o Prêmio Top 25 do Franchising, ficando entre as 25 melhores franquias do Brasil, além de ser a única empresa do seguimento a ganhar o selo de excelência da ABF em 2018.
Anúncio No Brasil desde 2011, a JAN-PRO ( que significa Zeladores Profissionais) é a maior rede de franquia de limpeza do mundo, com seus mais de 9.000 franqueados em 12 países. Foi fundada em 1991 nos EUA e hoje além de ser a decima franquia americana é uma das cinquenta maiores franquia do Brasil com seus mais de 300 franqueados.
Uma das vantagens que a franquia oferece é a degarantir o faturamento inicial do franqueado , que caso não seja atingido recebe de volta o valor investido inicialmente.
Investimento – a partir de R$ 20 mil (financiado em até 36 meses)
Anúncio Vantagens a perder de vista para a empresa e para colaboradores e/ou associados e franqueados. Firmar convênio com a rede de óticas que mais cresce no Brasil tem as suas vantagens. E muitas, diga-se de passagem. A Óticas Carol, com mais de 1000 lojas presentes em 24 estados brasileiros, oferece uma série de facilidades e benefícios para as empresas conveniadas.
Investimento – a partir de R$ 220.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
A UPTIME – Comunicação em Inglês é a empresa que revolucionou o ensino da língua inglesa no Brasil. Há mais de uma década no mercado, a rede está presente em todas as regiões do país e também no exterior, com unidade em Portugal, Cascais. É reconhecida por seus prêmios no franchising e sua inovação constante.
A marca Griletto surgiu em 2004 para dar nome a uma nova operação de fast-food em Itu, interior do Estado de São Paulo e em seu primeiro ano como franquia, a marca cresceu mais de 200%. Seus fundadores contam com a experiência de mais de 20 anos na área de alimentação, o que permitiu a expansão no mercado e investimento nas melhores ferramentas e tecnologias para atender seus franqueados.
Tipo de Negócio – fast food de grelhados e parmegianas Investimento – a partir de R$ 390.000
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.
O esforço do Bob`s nos últimos anos tem sido premiado, conquistando pelo 13º ano consecutivo o Selo de Qualidade ABF – Associação Brasileira de Franchising. Conquistam o referido Selo as empresas franqueadoras que são aprovadas por seus franqueados nos mais diversos fatores, averiguados por um instituto de pesquisa independente contratado pela ABF. Esta é a maior prova do sucesso da parceria do Bob`s e seus franqueados.
Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes.
A franquia Multicoisas contribui para capacitação de profissionais, cidadania e economia do nosso país. Franqueando seu conceito de negócios com empreendedores dispostos a compartilhar na construção e multiplicação destes princípios e valores, objetivando sempre o sucesso.
A franquia REMAX, líder do franchising imobiliário mundial, foi fundada em Denver, no Estado do Colorado (USA), desde então o crescimento tem sido exponencial. Hoje a RE/MAX é a maior rede de franquias imobiliárias em números de transações no mundo, com mais de 7.000 agências e mais de 100.000 corretores a sua disposição.
O mercado de manipulação está em constante expansão nos últimos anos. A fácil adaptação das doses em relação aos medicamentos tradicionais é uma das razões para esse crescimento.
As marcas do Grupo AccorHotels recebem turistas e viajantes de negócios em mais de 92 países pelo mundo e em mais de 3.700 estabelecimentos com estadias inesquecíveis. Do luxo ao econômico, do aparthotel à talassoterapia, o hóspede desfruta de uma grande variedade de opções para aproveitar suas férias, viver seus sonhos e redescobrir o significado da palavra viagem.
Fundada em 1972, pelos irmãos empreendedores Anderson e Jefferson Birman, a Arezzo é hoje a maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo.
Fundada em 1988, a franquia Cacau Show tornou-se, em apenas 25 anos, a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, conta com mais de 2.000 unidades em operação e implantação nos principais shoppings, avenidas, ruas, universidades e empreendimentos comerciais de todo o Brasil.
Um único restaurante, inaugurado em 1988, foi o primeiro passo para, em 1992, ser inaugurada a primeira franquia Habib’s. E o melhor, a ideia surgiu justamente de uma consumidora impressionada com o baixo valor da conta. Ela sugeriu para o fundador do Habib’s, Alberto Saraiva, a abertura de uma loja. E assim nasceu a primeira franquia da rede.
As lojas Havaianas foram idealizadas para oferecer aos consumidores uma experiência completa com a marca. O modelo de franquia foi adotado porque acreditamos que empresários locais que se identifiquem com a marca e com nosso negócio podem agregar conhecimento e experiência regional, fundamental para o sucesso das lojas.
Líder absoluto no segmento de restaurantes fast food, com produtos de qualidade reconhecida, o Mcdonald’s é hoje uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores franquias para administrar. De fato, foi o sistema de franquias que permitiu o McDonald’s a se tornar a rede de restaurantes de mais sucesso do planeta, com mais de 33.000 restaurantes e presença em 119 países.
O Boticário está há mais de 35 anos no sistema de franchising. Hoje somos a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo em perfumaria e cosméticos. Para conseguir este marco, a parceria com nossos franqueados é fundamental. Esse é um dos motivos pelos quais eles têm a preferência na abertura de novas lojas.
A Portobello Shop é a rede de lojas da Portobello, que desde 1998 oferece produtos exclusivos e serviços especializados, hoje com cerca de 150 lojas, localizadas em todas as regiões do Brasil.
A tecnologia da informação, fez uma verdadeira revolução no mundo, nas pessoas e empresas ,o uso da Internet mudou tudo, tudo mesmo, em todo tipo de relacionamento, rotinas de trabalha, comunicação, mudança de conceitos, como distancia, facilidade de acesso as informações e muitos outras.
A Ri Happy, rede varejista de brinquedos, conta com mais de 160 lojas espalhadas por todo o Brasil, nas principias capitais e no interior de vários estados. Nelas, o cliente tem à sua disposição mais de 2.000 colaboradores especializados e bem treinados, sempre prontos para realizar sonhos.