Quer abrir um negócio? Então você precisa visitar a maior feira de franquias do Brasil; entenda
21/05/2018
Se você já andou pesquisando por aí, deve saber que investir no mercado de franquias é uma das formas mais seguras para se abrir um negócio. E qual a melhor maneira de conhecer diferentes redes franqueadoras e entender um pouco sobre suas operações e planos de gestão? Lá mesmo, na maior feira de franquias da América Latina: a ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 27 a 30 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que organiza a mega feira, neste ano o evento, que está em sua 27ª edição, deve reunir mais de 400 marcas do franchising nacional e internacional e receber cerca de 65 mil visitantes nos seus quatro dias de realização. Além de poder escolher a franquia que melhor se encaixa ao seu perfil de administrador, os empreendedores terão acesso a atividades de capacitação (palestras, congressos e debates) e networking.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, os índices econômicos mostram que esse é um momento propício para investir no sonho do próprio negócio.
“Estamos vivendo um momento de mudança da maré: inflação baixa, crescimento da economia, recuperação do emprego e dos índices de confiança. Tudo isso em um ambiente com custos mais baixos, especialmente os relacionados a imóveis. Logo, é um ótimo momento para investir e estar posicionado para a nova curva de crescimento que se avizinha.”
Nos corredores da Expo, os investidores poderão conferir também as novidades que costumeiramente as redes de franquias preparam para lançar durante o evento como, por exemplo, uma série de inovações em termos de modelo, faixas de investimento, nichos e condições especiais de adesão ao negócio.
Entre os 31 mil metros quadrados de feira, estarão franquias cujo investimento inicial parte de R$ 10 mil até aquelas que o aporte demandam cifras acima de R$ 1 milhão. Todos os 12 segmentos do franchising (Alimentação; Moda; Casa e Construção; Entretenimento e Lazer; Saúde, Beleza e Bem Estar; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Limpeza e Conservação; Hotelaria e Turismo; Serviços Automotivos; Serviços Educacionais e Serviços e Outros Negócios) estarão representados.
Segundo a ABF, o mercado de franquias movimentou R$ 38,7 bilhões no primeiro trimestre deste ano. O montante revela um crescimento de 5,1% frente ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o setor acumulou R$ 36,8 bilhões nos três primeiros meses de 2017.
Ainda de acordo com a análise da associação, ao considerar os números dos últimos 12 meses, o avanço foi de 7% (variação de R$ 154,426 bilhões para R$ 165,190 bilhões). Para o mandatário da ABF, o balanço é considerado positivo, já que a inflação oficial (IPCA) acumulada no período é de 2,76%, segundo o Banco Central.
A ABF prevê neste ano um crescimento de até 10% no faturamento total do setor de franchising. Em número de unidades, o avanço deve atingir 3%. Em quantidade de vagas de trabalho, a entidade estima uma alta de 3% também (veja quadro abaixo).
Pesquisa
Em 2017, após a realização da ABF Franchising Expo, a associação que rege o sistema de franquias no Brasil elaborou uma pesquisa para avaliar a satisfação dos visitantes e expositores. O resultado apontou que nove a cada dez expositores (95%) consideram essencial a participação no evento para alçar seus negócios.
Confira outros dados relevantes apontados no estudo:
— 89% dos expositores apontam a ABF Franchising Expo a melhor feira de empreendedorismo na América Latina.
— 88% dos expositores do evento de 2017 pretendem expor também na edição 2018, sendo que 90% deles indicam que irão manter ou aumentar o seu orçamento para participar.
— 88% dos visitantes consideram a ABF Franchising Expo a feira com melhores oportunidades de negócio do setor.
— 93% consideram que visitar o evento é bom ou essencial para abrir o seu negócio.
— 97% reforçam que irão manter ou aumentar o seu orçamento para investir.
Recomendações
Apesar do franchising brasileiro destoar do cenário econômico-financeiro, já que vem crescendo nos últimos anos, é preciso se preparar e bem para tocar uma franquia. A Feira ABF 2018, na opinião da especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, é uma das maiores de todo o mundo e oferece uma gama extensa de conteúdo relacionado ao setor e vários parceiros oferecendo serviços para estruturar negócios e otimizar custos operacionais. E com tantas atrações interessantes, é preciso se organizar para não perder nada.
“Como são muitas opções de marcas expositoras, além das palestras e muito conteúdo da Franchising Week, é necessário se programar com antecedência, para que a semana seja bem produtiva. Recomendo que faça um planejamento prévio do tipo de palestra que te interessa e que seja relevante para você. É importante conhecer, ao menos, os conceitos básicos do franchising, para validar a sua identificação com o setor, antes de pensar em adentrar nele.”
A expert indica, ainda, que você estude todos os segmentos do mercado de franquias, principalmente aqueles que se encaixam melhor com o seu perfil profissional. Um estudo com as marcas de seu interesse também pode adiantar um tempinho para você aproveitar a feira de forma mais eficiente.
Entre as dezenas de palestrantes e congressistas, estará a própria especialista da STOCKLER, que ministrará, nos dias 29 e 30 de junho, painéis com os seguintes temas: Franquia Ideal para você / Conceitos de Franchising. Ambos são endereçados para quem está interessado em abrir a sua primeira franquia.
Dois espaços que fizeram sucesso em 2017 serão montados novamente este ano: a Arena do Conhecimento, que trata-se de um espaço com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil e a área Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedoresdo sistema de franchising dos mais diversos tipos como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros.
Dentro desta área mencionada, destaca-se também o Smart Mall ABF, que mostrará tendências tecnológicas aplicadas ao varejo como soluções para aumento de produtividade, redução de custos, otimização da gestão e aprimoramento da experiência do consumidor.
Para o presidente da ABF, a inovação é uma característica fundamental do setor de franquias e prossegue em destaque na exposição deste ano.
“Uma pesquisa inédita da ABF em parceria com a CNS e a Dom Cabral mostra que mais de 90% das redes franqueadoras entrevistadas introduziu alguma inovação entre 2014 e 2016. Na feira, vamos promover um grande benchmark do setor, que já possui vários casos de sucesso nesta área, mas que precisa mergulhar ainda mais fundo em tecnologias disruptivas e nas mudanças de comportamento do consumidor”.
A feira de franquias
A 27ª edição da ABF Franchising Expo acontece entre os dias 27 a 30 de junho. No primeiro dia de evento, por conta da ocorrência da partida entre Brasil e Sérvia pela Copa do Mundo da Rússia, às 15 horas, os portões serão abertos mais cedo, às 9h (de Brasília).
Já na quinta-feira e sexta-feira, a Expo é aberta às 13h, com horário de encerramento marcado para as 21 horas. No sábado, a abertura acontece as 11h30, e o término, às 18h30.