Para franqueados, conhecer a ABF Expo dá mais confiança para investir

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
ABF Expo

Para franqueados, conhecer a ABF Expo dá mais confiança para investir

24/05/2018

No próximo mês, mais especificamente entre os dias 25 e 30 de junho, acontecerá em São Paulo o maior evento do setor de franquias da América Latina: a Franchising Week. O evento, que ocorre anualmente, é o ambiente ideal para imergir nesse mercado e acompanhar palestras, congressos e seminários apresentados por experts do segmento. E dentro dessa vasta programação está também a ABF Franchising Expo, maior e mais relevante feira de franquias do País, com mais de 400 franqueadoras expondo seus modelos de negócios e buscando parceiros.

Neste ano, a feira de franquias chega à sua 27ª edição. Em 2017, o evento recebeu mais de 65  mil visitantes e foi classificado como essencial para quem pensa em abrir um negócio por 93% desse público, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que organiza a exposição.

Na feira, os investidores podem conhecer melhor as redes franqueadoras e seus modelos operacionais, inclusive podendo desfrutar de experiências que só administradores e franqueados têm acesso. Novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento também são costumeiramente lançadas pelas marcas durante o evento e são apresentadas aos interessados.

E foi visitando a feira e acompanhando essas programações que alguns franqueados tomaram a decisão de investir no negócio. De acordo com interlocutores ouvidos pelo Portal do Franchising, a presença in loco na feira e o contato direto com as marcas dá mais confiança para a tomada de decisão, já que você passa a dar mais credibilidade à empresa por entender exatamente qual será o seu papel à frente de uma franquia.

Um desses exemplos vem do ex-bancário Carlos Consentino. Funcionário do setor bancário por 17 anos, ele cansou da rotina financeira e decidiu abrir o próprio negócio. Conheceu a ABF Franchising Expo pela internet e agendou uma visita. Depois de passar por diferentes estandes, quis conhecer o espaço onde estava montada a franquia de serviço de tecnologia Acqio Franchising. O bate bapo foi longo, mas fez com que Consentino saísse de lá decidido a investir na rede.

“Fui ao evento em busca de uma franquia que não tivesse um custo muito alto e que encaixasse com meu perfil de ex-bancário. Visitando o espaço, vi o estande da Acqio e estava bastante movimentado. Isso me chamou a atenção e, então, fui visita-los. Lá, eles me apresentaram um estudo de mercado baseado na minha região, que é Piracicaba (SP). Analisei o custo benefício, como funcionava o negócio e vi que seria uma boa parceria. Fiquei decidido. Fechamos o negócio alguns dias depois.”

 

Outra coisa que chamou a atenção do franqueado foi a forma como os representantes atendiam os investidores. Segundo Consentino, com muito respeito e uma ótima forma de explicar os processos que envolvem a operação da franquia.

“O evento passa confiança para quem busca um negócio para investir, como foi no meu caso. O fato de reunir no mesmo local diversas franquias com potencial e credibilidade deixam você mais à vontade para escolher algo que se encaixe com o seu perfil”.

 

A Acqio Franchising é uma das redes franqueadoras que estarão presentes na exposição deste ano. Com mais de 800 unidades em operação, o investimento inicial para abrir uma franquia da marca parte de R$ 7,5 mil e pode ser parcelado.

 

Agilidade

Um coisa é você ouvir falar. E outra bem diferente é você ver. Franqueado em Uberlândia da rede Piticas desde 2014, o hoje empresário Felipe Rodrigues sabe bem que essa máxima é verdadeira. Há quatro anos, ele decidiu investir em uma franquia, mas ainda não havia definido qual. Estudou o setor e buscou informações pela internet, mas foi quando visitou a feira de franquias é que o plano decolou mesmo. Rodrigues gostou tanto do que viu que 15 dias após a sua visita ao estande da marca o negócio estava fechado.

“Analisei vários estandes que me chamaram atenção. Porém, todas exigiam um capital inicial muito alto para o que eu podia investir. Quando já estava indo embora, o espaço da Piticas me chamou atenção. Ao conversar com o representante da empresa, realmente o modelo de negócio e o valor do investimento me interessou. Então, alí mesmo preenchi um termo de interesse em investir na marca.”

 

Por coincidência, a Piticas estava buscando interessados em ter uma unidade na região onde o franqueado morava. Em Uberlândia, de acordo com o empresário, ainda não haviam concorrentes que explorassem o mesmo mercado, o que ajudou na tomada de decisão.

Mesmo fechado com a Piticas, Rodrigues conta que a visita à feira de franquias resultou em uma infinidade de ideias de negócio, que são aproveitadas até hoje pelo empreendedor.

“Quando visitei a feira pela primeira vez, em 2014, fiquei deslumbrado. Não tinha noção do tamanho e das inúmeras oportunidades de negócio que são gerados ali. Quem tem interesse em investir em franquias, precisa ir à ABF Expo. Mesmo que não feche o negócio, certamente sairá com novas e criativas ideias.”

 

7 horas até o sucesso

Em 2015, quando desembarcou no Brasil após cinco anos trabalhando em Angola, João Daniel estava disposto a investir no negócio próprio. Sem saber o que faria exatamente, foi à ABF Expo conhecer o mundo das franquias. Ficou sete horas passeando pelos imensos corredores do Expo Center Norte até chegar ao estande da rede Divino Fogão, de onde não saiu mais.

“Após muita conversa e estudo, optei pela marca do Divino Fogão e estou muito satisfeito com os resultados do negócio. Tanto que este ano vou retornar à feira para auxiliar meu irmão, que também quer investir em uma franquia”.

 

Com 182 unidades em operação no Brasil, a rede Divino Fogão tem investimento inicial a partir de R$ 720 mil. A marca, uma das mais longevas do franchising nacional, realiza o franchise de seu modelo de negócio desde 1994.

 

Muito estudo

Para a dentista especializada em ortodontia Danielle Arnone, a visita à ABF Expo serviu não apenas como objeto de estudos do setor como para definir a sua escolha de investimento. Mas, ao contrário das histórias acima, as horas gastas por Danielle percorrendo os corredores do Expo Center Norte fez com que ela decidisse por uma franquia que não estava expondo seu negócio na feira.

Decidida a abrir um negócio próprio em um segmento que não fosse o de sua formação, a dentista visitou duas vezes a exposição e estreitou relações com duas marcas diferentes. Uma delas do segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar, cujo mercado está em alta. Após conhecer todos os processos e modelos operacionais da rede, ela foi para casa pensar na decisão.

Como todo investidor deve fazer, Danielle estudou muito o setor e conversou com franqueados da rede a qual estava interessada para avaliar a satisfação deles em relação à marca. A resposta não foi tão positiva quanto ela esperava, e então a dentista optou por mudar a direção do seu investimento.

Entre uma conversa e outra, surgiu a ideia de conhecer uma franquia concorrente da qual ela havia conhecido na feira. E o tiro acabou sendo certeiro. Após algumas reuniões e contatos via telefone e e-mail, a dentista tomou a decisão de investir em uma franquia da rede Não+Pêlo,

“Nas duas vezes que fui ao Expo Center Norte para a ABF Expo Franchising, a Não+Pêlo não era expositora. Mas, por incrível que pareça, a escolha por ela foi um feedback que tive a partir das visitas que fiz ao evento e por uma opinião muito sincera de uma franqueada de uma franquia concorrente. Acho muito importante quem pensa em investir em um negócio ir nessa feira. Você consegue conhecer muito bem as franquias e eles falam tudo que você quer saber. É um exposição imponente, e não é à toa que é considerada uma das maiores do mundo.

 

Atualmente, a dentista e empresária se divide entre a administração do negócio e os cuidados com a filha, que nasceu em janeiro.

 

A ABF Expo

A 27ª edição da ABF Franchising Expo acontece entre os dias 27 a 30 de junho. No primeiro dia de evento, por conta da ocorrência da partida entre Brasil e Sérvia pela Copa do Mundo da Rússia, às 15 horas, os portões serão abertos mais cedo, às 9h (de Brasília).

Já na quinta-feira e sexta-feira, a Expo é aberta às 13h, com horário de encerramento marcado para as 21 horas. No sábado, a abertura acontece as 11h30, e o término, às 18h30.

Consulte a planta do evento e veja onde a franquia de seu interesse estará localizada.

A venda de ingressos online já está aberta. Para efetuar a compra do tíquete, que custa R$ 70, é preciso antes realizar o credenciamento virtual.

Se você já efetuou o cadastro, acesse o ambiente seguro de e-commerce para adquirir ingressos para ABF Expo Franchising.

Consulte também a lista completa de expositores.

Local: EXPO CENTER NORTE — rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – CEP: 02055-000 – São Paulo (SP).

_______________________________________________________________________

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

Quer abrir um negócio? Então você precisa visitar a maior feira de franquias do Brasil; entenda

Melhor negócio: 22 franquias baratas de alimentação para ter em 2018

Essas são as 5 principais causas de fechamento de franquias no Brasil

40 franquias poderosas que todo mundo conhece e você pode ter

Sonho de negócio: 27 franquias com retorno rápido do investimento

30 opções de franquias até R$ 100 mil para lucrar em 2018

35 franquias para aposentados que buscam seu próprio negócio

Ranking: as 50 maiores franquias do Brasil em 2018

Sebrae: como é ser um franqueado?

_______________________________________________________________________

Por Sammy Eduardo