O mercado de franquias no Brasil oferece oportunidades para todos os tipos de investidores. Se você quer abrir um pequeno negócio investindo pouco, recomenda-se a aquisição de uma microfranquia.
Agora, se o seu desejo é abrir uma loja completa e que já tenha fôlego para faturar alto, também é possível.
Dentre as dezenas de opções disponíveis, selecionamos 19 franquias que faturam mais de R$ 150 mil por mês para você conhecer.
Antes de tudo, porém, será preciso se preparar para tocar uma franquia. Como você pode imaginar, não é uma tarefa simples.
Mas também está longe de ser um bicho de sete de cabeças.
E além de tudo, você contará com o suporte da rede franqueadora, que lhe treinará e ensinará todo o passo a passo para que a sua unidade atinja o mesmo sucesso das demais franquias.
No ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor movimentou mais de R$ 163 bilhões no País.
O resultado representa um crescimento de 8% frente ao faturado em 2016.
E vale ressaltar que a situação econômica do Brasil, cujo Produto Interno Bruto (PIB) retraiu 7% em apenas dois anos, ainda desperta cuidados.
Entre as franquias o cenário é outro. Para este ano, a ABF prevê um novo avanço entre 7% e 10% no faturamento consolidado do ano de 2019.
Só no segundo trimestre de 2019, o franchising cresceu 5,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Recomendações
Será que você possui o perfil de gestor de uma franquia que fature acima de R$ 150 mil?
Com tamanha receita, a estrutura organizacional da unidade também será maior, o que impacta diretamente nas responsabilidades do franqueado.
No entanto, não se impressione com o tamanho da rede e busque informações que possam ser relevantes para você como futuro franqueado da marca.
Na avaliação do especialista em franchising e fundador da consultoria GSPP, André Luís Pereira, conhecer o cotidiano da franqueadora e como funciona o suporte são primordiais para que o franqueado chegue ao sucesso alcançado pela marca.
“A primeira recomendação para o candidato é ele verificar se possui o perfil para trabalhar naquele segmento, não se deixando influenciar somente pelo tamanho da franquia.
Após isso, recomenda-se também que ele converse com outros franqueados da marca para conhecer como é o cotidiano do negócio e o suporte oferecido, além de realizar uma avaliação criteriosa dos aspectos financeiros da operação.”
Outra dica importante é saber que, geralmente, as franquias com faturamento alto buscam parceiros que venham não apenas para engordar o número de franqueados, mas sim para agregar valor e repassar os diferenciais do negócio adiante, já que são empresas que costumeiramente estão mais estabelecidas no mercado, segundo o consultor.
Franquias que faturam mais de 150 mil — ADCOS
Fundada em 1993, a ADCOS é uma marca nacional com foco no desenvolvimento de cosméticos de tratamento, que une o conhecimento da pele brasileira à pesquisa e à tecnologia, para oferecer formulações inovadoras e eficazes direcionadas ao tratamento de beleza com saúde. Atualmente, possui mais de 90 lojas em operação e outras em processo de obras para inauguração. A marca está no franchising desde 2003.
O esforço do Bob`s nos últimos anos tem sido premiado, conquistando pelo 13º ano consecutivo o Selo de Qualidade ABF – Associação Brasileira de FRANCHISING. Conquistam o referido Selo as empresas franqueadoras que são aprovadas por seus franqueados nos mais diversos fatores, averiguados por um instituto de pesquisa independente contratado pela ABF. Esta é a maior prova do sucesso da parceria do Bob`s e seus franqueados.
Franquias que faturam mais de 150 mil — Authentic Feet
Fundada em 1995, em São Paulo-SP, a franquia Authentic Feet é a loja destino para quem quer malhar com muito estilo. Conectada com as últimas tendências do seu segmento, a Authentic Feet oferece a melhor experiência de compra para quem tem lifestyle esportivo dentro ou fora da academia.
Franquias que faturam mais de 150 mil — Acesso Saúde
A rede Acesso Saúde iniciou suas atividades em abril de 2006. A marca possui um sistema de atendimento médico sem mensalidade, que através de sua rede de clínicas médicas oferece consultas em diversas especialidades, exames e serviços odontológicos com qualidade, respeito e sempre com preços acessíveis. Com esta missão, abrimos na região metropolitana de Curitiba, mais especificamente na cidade de Colombo/PR, que possui mais de 250 mil habitantes, a nossa primeira clínica médica e odontológica.
Bio Mundo é a loja de produtos naturais que vem promovendo saúde e bem estar à vida das pessoas desde 2015, quando suas portas foram abertas pela primeira vez, em Brasília. Com estratégia agressiva, ousada e bem planejada, em pouco tempo expandiu o mercado, aumentando expressivamente o número de lojas e aderindo ao processo de franquias. A loja conta com o mix de produtos mais completo e variado do país, que inclui produtos diet, light, integrais, orgânicos, funcionais, sem glúten, sem lactose e suplementos esportivos.
Franquias que faturam mais de 150 mil — Domino’s Pizza
Fundada nos Estados Unidos em 1960, a franquia Domino`s Pizza tornou-se a maior rede de entrega de pizzas no mundo. Atualmente conta com mais de 9.500 lojas espalhadas por mais de 72 países. O crescimento da rede está baseado na qualidade de seus produtos, na experiência da operação e na constante busca pela excelência dos seus serviços.
Só em 2016, a Domino’s Pizza viu seu faturamento anual crescer 32,4%, para um total de R$ 273,5 milhões. Neste ano, a empresa prevê que suas receitas totais subam em até 25% frente ao ano passado. O Brasil está entre os mercados que mais crescem. Nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas da rede subiram 9,5% em 2016 e, globalmente, 11,85%.
As operações da LUG’S são altamente lucrativas, graças a um projeto inteligente e customizado. Os produtos comercializados nas lojas LUG’S chegam prontos ou pré-prontos para serem rapidamente finalizados nas unidades. Isso permite que os franqueados LUG’S tenham um número reduzido de funcionários, sem a necessidade de mão de obra qualificada para manusear os alimentos.
Franquias que faturam mais de 150 mil — Alô Madruga
O Alô Madruga surgiu com a ideia de ampliar o significado da palavra “conveniência”, aliando praticidade e eficiência para tornar as situações simples do dia a dia em momentos especiais e prazerosos. Hoje contamos com três lojas e um mix com mais de 450 produtos que vão desde cervejas, vinhos, destilados, sorvetes, snacks, itens de tabacaria, entre outros.
Com 10 anos de mercado, a Gracom se tornou a primeira franquia do mercado de tecnologia e efeitos visuais, sendo um centro autorizado Adobe. Atualmente a empresa é parte do Grupo Gracom, que desenvolve conceitos e vislumbra oportunidades, tendo 3 marcas em seu portfólio.
O mercado de gameficação é um dos que mais cresce no Brasil, atraindo milhares de jovens diariamente em busca de cursos técnicos na área.
Em 1996, o Gendai adotou o sistema de franquias, sendo desde então associado à Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede ainda está em franca expansão, mas atualmente, já conta com lojas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e Mato Grosso do Sul.
Franquias que faturam mais de 150 mil — China in Box
A história da franquia China In Box começa em 1986 quando Robinson Shiba, o criador da marca, faz uma viagem aos Estados Unidos e percebe a alta demanda por comidas orientais por parte dos consumidores norte-americanos. Com tempo cada vez mais escasso, os americanos acostumaram-se a pedir refeições que fossem entregues em casa, naquelas caixinhas de papelão. Isto lhe chamou atenção. Quando voltou para o Brasil, veio decidido a abrir um tele-entrega de comida chinesa, inspirado nos restaurantes que conheceu nos Estados Unidos.
De lá para cá, a China in Box cresceu e se consolidou no mercado brasileiro, atingindo a impressionante marca de 153 restaurantes, além de compartilhar gestão com outras redes criadas por Shiba, como a Gendai. Desde 2000, a empresa conquista anualmente o prêmio de Excelência em Franchising, oferecido pela ABF.
Fundada em 1972, pelos irmãos empreendedores Anderson e Jefferson Birman, a Arezzo é hoje a maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo.
A consolidação da marca no mercado nacional pode ser observada também por seu histórico de premiações: eleita sete vezes Melhor Franquia do Brasil no Segmento Vestuário, Calçados e Acessórios (Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios); Prêmio Alshop Visa, recebendo ainda o Prêmio HorsConcours pelo voto do consumidor; oito anos de Excelência em Franquias (Associação Brasileira de Franchising), Top ofMind (La Clé) e está no ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil (Isto É Dinheiro).
Hoje a rede de franquias Arezzo possui mais de 390 lojas distribuídas em 180 municípios e está presente em todos os estados brasileiros.
Franquias que faturam mais de 150 mil — Carmen Steffens
As franquias Carmen Steffens vêm crescendo exponencialmente e evoluindo ao longo de vinte anos. No cenário nacional e internacional, contamos com 550 lojas em 18 países. E em junho de 2014, recebemos pela segunda vez, o prêmio de melhor franquia no segmento de vestuário, bolsas e calçados femininos pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. E é com grande prazer que contribuímos para a realização de seu sonho em ter uma loja da rede que mais cresce no país e no mundo.
Franquias que faturam mais de 150 mil — Divino Fogão
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida da fazenda. Hoje o Divino Fogão é reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e ao paladar brasileiro. A rede hoje conta com 182 lojas presentes em todas as regiões do país.
Franquias que faturam mais de 150 mil — La Pasta Gialla
Sinônimo de excelência no atendimento, casualidade e elaboração dos pratos, o La Pasta Gialla é reconhecido como um restaurante que oferece o melhor da gastronomia italiana por um preço acessível. Conta hoje 17 unidades espalhadas por todo o país, sendo 11 apenas no estado de São Paulo, além do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
A Ri Happy, rede varejista de brinquedos, conta com mais de 160 lojas espalhadas por todo o Brasil, nas principias capitais e no interior de vários estados. Nelas, o cliente tem à sua disposição mais de 2.000 colaboradores especializados e bem treinados, sempre prontos para realizar sonhos. A base do sucesso dessa que já é líder absoluta no varejo especializado em brinquedos é o atendimento personalizado, a variedade de produtos e os preços competitivos.
Franquias que faturam mais de 150 mil — Sorridents
A franquia Sorridents é a maior e mais premiada rede de clínicas odontológicas do Brasil. Fundada em 1995, a rede completou 20 anos de sucesso e referência no segmento odontológico com mais de 2,5 milhões de pacientes atendidos! O setor de clínicas odontológicas possui uma enorme oportunidade de negócio, existem mais de 20 milhões de brasileiros que ainda não tiveram nenhuma experiência com o cirurgião dentista e este segmento possui uma das maiores rentabilidades do setor de franchising.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e, desde então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondam às expectativas dos seus clientes.
A empresa realiza importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional. Na composição do seu faturamento, aufere 54,3% da receita com os serviços exclusivos (carta, telegrama e correspondência agrupada), de modo que a reserva de mercado desses três serviços é fator essencial para a sobrevivência e para a garantia da universalização dos serviços postais.
O DIA está presente em 5 países: Argentina, Brasil, China, Espanha e Portugal, com mais de 3960 franquias, 7700 lojas, que atendem em media mais de 155 milhões de cliente por ano. Só em nosso país, onde está presente desde 2001, possui mais de 1000 lojas divididas em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. São mais de 34 anos no varejo mundial convertidos em força e poder de negociação, para proporcionar a consumidores e franqueados um completo mix de produtos com os preços mais atrativos do mercado.