16 franquias baratas para empreender e lucrar em 2019
27/06/2019
Sabe aquele seu antigo sonho de empreender?
Bora tirar ele da gaveta e começar o próximo ano ganhando dinheiro?
Se a sua resposta para esse questionamento for “sim”, então precisamos começar a se mexer a partir de agora.
Já estamos entrando no terceiro trimestre do ano e o tempo para programar e planejar todo o negócio a ponto de iniciar o ano operando está se esgotando.
Para te ajudar a ganhar tempo, trouxemos algumas opções de franquias baratas que são tendências de ótimos negócios para investir em 2019.
Antes de apresentá-las, entretanto, falaremos um pouco sobre as perspectivas e cenários econômicas.
De acordo com analistas do Banco Central (BC), o Produto Interno Bruto (PIB) — tudo aquilo que o País produz — deve crescer 2,8% em 2019, sobre 2018.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como base para a medição da inflação oficial, a projeção da entidade é de que o indicador fique em 4,07%.
Ou seja, há entendimento entre os economistas de que a economia brasileira obtenha bom desempenho no ano que vem, inclusive com aquecimento de investimentos, maior confiança de empresários e consumidores, além de um panorama político mais estável, já que as eleições deste ano estarão definidas.
Mas, afinal, quais segmentos e setores do franchising podem ser menos arriscados de investir ou têm tendências de mercado que mostram possibilidades de atingirem alto desempenho em 2019?
Alimentação
Orgânica, saudável, natural, com propósito e drive thru.
Se sua vontade é de ter uma das franquias de alimentação disponíveis no mercado, a aposta deve ser direcionada à esses sub-segmentos.
Ao menos, é o que a avalia a expert em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler.
Além disso, a especialista recomenda redes que já trabalhem com operações de “Grab & Go”, quando o cliente pede o produto, retira e vai embora, e que cada vez mais têm se disseminado no País atraindo consumidores.
“Temos um movimento muito interessante no segmento de Alimentação que é a retomada das expansões das redes.
Por conta da crise econômica, algumas marcas deixaram de abrir novas unidade para se concentrar no dever de casa, e agora estão voltando a investir em novos franqueados, dando escala a seus negócios.
A alimentação orgânica e saudável veio para ficar, não é só uma tendência, mas sim uma mudança no hábito alimentar do consumidor”.
Outro foco do franqueado deve estar nos pedidos realizados por delivery.
Algumas redes franqueadoras, por exemplo, chegam a ter mais de 50% de seu faturamento oriundo de solicitações feitas por aplicativos no celular (iFood, WhatsApp, Facebook).
Segundo a ABF, o segmento de Alimentação cresceu 9,7% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
No total, as redes que atuam nesse segmento faturaram R$ 10,85 bilhões entre os meses de jan a mar de 2019. Veja tabela abaixo:
Jogos e tecnologias
Pois é, eles estão com tudo.
Franquias de jogos de realidade virtual (VR), entretenimento e lazer também estão em evidência e obtendo ótimos resultados no mercado.
Cada vez mais presente na vida das pessoas, a tecnologia por si só atrai clientes, e se usada para facilitar rotinas, atendimentos e operações é mais vantajosa ainda.
Para a especialista, o público atendido por essas franquias são formados por geeks e nerds. Juntos eles formam umas das classes de clientes mais fieis do mercado.
O que isso significa?
Mais resultados para sua a franquia.
“O público geek/nerd é muito fiel. Sempre querem estar atualizados acerca das novidades do segmento e desembolsam valores até consideráveis para acessar esses itens e serviços.
A inserção da tecnologia nas nossas vidas é um caminho sem volta. Por isso, é importante adequar o negócio à esse movimento”.
Outra possibilidade nesse sentido são as franquias de educação que atuam com uso da tecnologia.
Na visão de Angelina, elas unem dois fatores muito importantes na vida contemporânea das pessoas como educação e tecnologia.
Algumas escolas, por exemplo, fazem uso de inteligência artificial e realidade virtual em salas de aula.
Além de atrair a atenção dos alunos, criando um ambiente de concentração e foco em sala de aula, elas fazem a inserção da tecnologia no cotidiano desses estudantes, deixando-os preparados para trabalhar/desenvolver virtudes nesse sentido.
Entre a área de tecnologia, é possível destacar também as franquias digitais como as que trabalham com marketing digital, por exemplo.
Elas atendem um público formado por empresas que precisam de ferramentas para atrair os navegantes a conhecer seus serviços ou produtos.
Saúde
Na área de Saúde há uma lacuna bastante significativa de pacientes desatendidos pelo poder Público.
Com isso, surgiram as franquias de clínicas populares, com preços de procedimentos e consultas mais baratos para o consumidor, porém rentáveis para o empreendedor.
A consultora diz que a demanda por esses serviços segue crescente e os serviços oferecidos costumam ter alta aprovação entre os pacientes, gerando uma boa reputação para a marca e, claro, para a própria unidade.
“As franquias de saúde e essas clínicas populares têm bastante demanda, formada, em sua maioria, por pessoas que não conseguem atendimento no sistema público e não possuem recursos para bancar um convênio médico, por exemplo”.
Terceira idade
Você já deve ter ouvido falar que a população brasileira está envelhecendo.
E esse envelhecimento está acontecendo de forma mais rápida do que a esperada por analistas do tema.
De acordo com as projeções de Camarano, o número de pessoas com mais de 60 anos quase triplicará, pulando de 12% para 33% da população, até 2050.
Enquanto isso, o percentual de adultos considerados em idade ativa, de 15 a 59 anos, diminuirá de 66% para 58%.
No Japão, país conhecido por possuir grande parte da sua população formada por pessoas da terceira idade, o índice de idosos chega a 30% de toda a massa que vive na ilha asiática.
A consultora Angelina Stockler, da ba|STOCKLER, acredita que esses dados representam ótimas oportunidades para empreendedores que ofereçam serviços e produtos para esse público específico.
“Essa é uma grande tendência que ainda é pouco explorada no Brasil.
A população está envelhecendo, mas quer manter suas atividades vivendo bem e, até certo ponto, levando uma vida produtiva e, principalmente, ativa.
Franquias de cuidadores de idosos ou academias voltadas à esse público podem ser ótimos negócios.
Além delas, as redes de óticas com atendimento especializado na terceira idade também representam boas oportunidades”.
Construção e turismo
A retomada econômica deve aquecer o varejo da construção e o mercado de turismo em 2019.
Isso porque ambos surfam sobre a disponibilidade de crédito, já que são setores que trabalham com itens e serviços de alto valor agregado.
Portanto, com a maior tomada de crédito, mais pessoas e consumidores buscam reformar suas casas e viajar.
A Associação das Indústrias de Material de Construção (Abramat) espera avanço das vendas ao redor de 1,5% neste ano, frente à 2017. Para 2019, a entidade estima um índice maior que este.
Um estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC) mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) do turismo brasileiro deve crescer, em média, 2,9% nos próximos 8 anos.
Isso significa que o faturamento do setor chegará a um montante de R$ 251,8 bilhões, que representariam 3,7% do PIB total do País.
Atualmente, o mercado turístico local movimenta R$ 190 bilhões por ano.
Abaixo, selecionamos 15 franquias baratas (até R$ 100 mil) associadas à ABF que seguem as tendências de mercado e que podem ser ótimas apostas para empreender em 2019.
Bora começar o próximo ano ganhando dinheiro?
Então, mãos à obra.
Valor de investimento de uma franquia
É importante saber como é calculado o valor de investimento da franquia.
O padrão da Associação Brasileira de Franchising (ABF), é que o investimento total da franquia é a soma dos seguintes valores:
– Capital para instalação – Taxa de franquia – Capital de giro
Esse investimento geralmente tem um valor mínimo e máximo.
Veja um exemplo de cálculo de investimento:
Valor Mínimo – R$
Valor Máximo – R$
Capital para instalação
2.000
4.000
Taxa de franquia
2.000
6.000
Capital de giro
1.000
3.000
Investimento Total
5.000
13.000
Pronto, agora você pode começar a franquia barata 2019, veja a lista que preparamos:
Franquias baratas 2019 — Premiapão
Anúncio Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based. Para abrir uma operação, o investimento indicado pela franqueadora parte de R$8 mil com tempo médio de retorno previsto para até quatro meses (dependendo da atuação do franqueado).
Tipo de Negócio – Propaganda em Saquinho de Pão e sustentabilidade Investimento – a partir de R$ 10.000,00
Anúncio Fundada em 2015, a Monitorias Reforço Escolar é hoje uma das maiores empresas de aulas particulares do Brasil, presente em mais de 36 cidades, distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.
Com potencial de 40% de lucratividade, o investimento inicial total varia entre R$ 16 mil e R$ 28 mil, onde o franqueado, que opera no modelo home based, consegue atingir o lucro médio de R$ 10 mil por mês.
A Barela é uma das maiores corretoras de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão. Somos reconhecidos por uma plataforma campeã em vendas que nos permite encontrar o melhor plano para o seu negócio e para você.
A franquia Buddha Spa é a maior rede de Spas Urbanos do país, com unidades em diversas cidades e estados. Nossas unidades estão localizadas em imóveis de rua, dentro de hotéis, condomínios, shoppings, salões e academias, sempre buscando nos aproximar de nossos clientes.
A Chocolateria Brasileira é hoje comandada por um dos herdeiros da Família Neugebauer, pioneira no mercado de chocolates no Brasil, que há mais de 100 anos atua no segmento de confeitaria e chocolates. Recentemente formatada no modelo de franquias, possui diversas unidades distribuídas no país, em formatos de loja, quiosque e home-based (porta a porta).
No Brasil desde 2011, a JAN-PRO ( que significa Zeladores Profissionais) é a maior rede de franquia de limpeza do mundo, com seus mais de 9.000 franqueados em 12 países. Foi fundada em 1991 nos EUA e hoje além de ser a decima franquia americana é uma das cinquenta maiores franquia do Brasil com seus mais de 300 franqueados.
Desde 1997 a Guia-se Negócios pela Internet vem conquistando os empresários do Brasil através de suas soluções e oportunidades de negócios para a rede mundial de computadores. Em 2010, a marca decidiu levar a solução para todo o País através do sistema de franquias. Atualmente são 120 consultores especialistas, que atendem em 18 estados e mais de 70 cidades.
Se você é qualificado e se identifica com o mundo da prestação serviços de Cuidadores de pessoas, você poderá ser um franqueado Home Angels em sua cidade, pois será treinado para lidar com todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um negócio na área de atendimento e serviços de Cuidadores de pessoas.
O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, de forma inovadora, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes.
O Kumon é uma rede de franquias de educação em franca expansão, presente em 49 países e com mais de 4 milhões de alunos. No Brasil, nossas quase 1500 unidades atendem mais de 155 mil alunos em todas as regiões do país e, com isso, nos consolidamos também como a maior rede de franquia de educação do país.
O principal fator de sucesso da franquia Mr. Kids é o foco da companhia em aumentar o mix de produtos e serviços oferecidos ao cliente final. Isto, aliado a um baixo custo de implantação e manutenção, aumenta a lucratividade dos pontos de venda e viabiliza uma operação mais rentável.
Muito mais do que uma franquia de produtos naturais. Criamos soluções para melhorar a vida das pessoas. Fazemos isso através da criação de produtos mais naturais que substituem produtos artificiais ou prejudiciais à saúde. Queremos é uma “terceira casa” do cliente. Não vendedores de disco. Temos mensageiros! Os mensageiros têm uma responsabilidade de sempre ensinar algo aos clientes.
A franquia Padrão Enfermagem surgiu como a solução do dilema de diversas famílias que necessitam deste serviço especializado, mediante a intermediação confiável de profissionais da enfermagem e cuidadores de pessoas, os quais são por nós submetidos a criterioso processo de entrevista e avaliação.
A Sigbol Fashion, única rede de franquias de cursos profissionalizantes focada em moda do Brasil, adotou o sistema de franquias em 2011, mas sua história começou muito antes disso, em 1969, ano em que foi inventado pela italiana Elvira Nunari o método empregado pela instituição.
Quer criar seu negócio com um investimento pequeno e retorno rápido? Somos especialistas na saúde financeira das Pequenas e Médias Empresas e das famílias brasileiras. A Drs. protect é uma corretora de seguros que atua no mercado com foco nos micro e pequenos empresários, continuamente buscando as melhores soluções para este público alvo. Nossa rede de franquias busca, incessantemente, os remédios certos para alguns incômodos financeiros, aliviando o caixa da sua empresa ou o seu bolso.
Para mais informações sobre microfranquias, conheça a cartilha do Sebrae e ABF sobre o tema e não deixe de conferir o nosso guia definitivo sobre microfranquias.
Os especialistas em franquias acreditam que você não deve investir todas as suas reservas na compra de uma franquia, sempre é bom guardar um dinheiro, enquanto o novo negócio está se consolidando.
Neste período, ter parte de suas reservas vai ser fundamental para pagar as contas do dia a dia.
Se achar que vale a pena, é interessante procurar um consultor, ou alguém que possa te aconselhar financeiramente.
Eles podem ajudá-lo a determinar quanto do seu próprio dinheiro você pode investir com base em sua situação financeira.
Assim você vai se sentir mais seguro e confiante na hora da compra.
Se quiser baixar o ebook sobre Microfranquias, clique abaixo: