Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Conheça o fantástico (e lucrativo) mundo das franquias geek

29/10/2020

franquias geeks

As franquias geek estão com a bola toda.

Em 2019, o segmento de licenciamento faturou R$ 20 bilhões no País, valor 6% maior que no ano anterior, mantendo a média de crescimento registrada nos seis anos anteriores, de 4% a 6%, conforme relatório da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens, a ABRAL.

O Brasil é o sexto maior faturamento quando se fala em licenciamento, atrás de Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá.

Atualmente, não é mais dúvida para ninguém que o mercado de games — e inclui-se aí os personagens e produtos licenciados derivados de jogos de videogame e filmes — deixou de ser tendência para se tornar uma realidade bilionária.

Para se ter ideia da importância desse mercado em ascensão, o público consumidor ganhou até mesmo um dia exclusivo, batizado de Dia do Orgulho Geek e comemorado no dia 25 de maio.
 

Quem é o público Geek

franquia geek
Para Pierre Mantovani, CEO da Omelete Company, organizadora da CCXP (Comic Con Experience), maior feira geek do mundo, o potencial de consumo está muito associado à memória afetiva.

“Antes dos anos 2000, a computação gráfica em filmes era muito pobre, não conseguia conquistar as pessoas”, diz. “A partir dos filmes da saga X-Men, houve uma explosão nos cinemas e esse mercado apareceu para valer. Hoje, de certa forma, todo mundo é um pouco consumidor do mercado geek”.

Ele destaca que, há duas décadas, o mundo geek era um nicho pequeno, com poucos produtos. Agora, o cenário é outro.

“Ser fã de cultura pop é como ser torcedor de futebol. A pessoa faz tudo para ter algo do seu time ou, no caso, do filme predileto. A cultura geek virou mainstream”, afirma Mantovani. Realizada em São Paulo, a edição da CCXP do ano passado gerou 11 mil empregos diretos e indiretos, injetou R$ 265 milhões na economia paulista e atraiu cerca de 280 mil pessoas, mais do que o dobro da Comic Con original, de San Diego, nos Estados Unidos, que teve 135 mil visitantes.

franquias geek

 

O que é ser Geek

Se você ainda confunde os termos, “geek” significa: alguém viciado em internet, tecnologia e computadores.

Na prática, o geek é uma versão mais tecnológica do nerd, que se refere às pessoas que gostam de estudar e têm interesse em livros, assuntos científicos e costumam ser muito inteligentes e estudiosas.

Com cerca de 45 milhões de jogadores, o Brasil é o quarto país do mundo em número de praticantes de jogos eletrônicos, segundo um levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), intitulado Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook e atualmente um dos homens mais ricos do planeta, é considerado um “geek”.
Conheça o fantástico (e lucrativo) mundo das franquias geek

Perfil de franquia geek

Uma rápida observada em lojas com tem geek e descobrimos que produtos relacionados aos seguintes temas: Star Wars, O Senhor dos Anéis, Star Trek, Arquivo X, Doctor Who, The Big Bang Theory, Matrix, Pokémon, DC, Marvel, games de maneira geral, alguns filmes da década de 1980, cultura pop, e outros de interesse desse público estão estampados nos mais variados itens vendidos, seja online ou fisicamente.

Portanto, identificar-se com esse perfil de público pode agregar consideravelmente o investidor que planeja aproveitar essa oportunidade e ter um negócio do segmento geek, como confirma a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler.

“Para atender o púbico nerd e obter sucesso, além de ter perfil empreendedor, o franqueado terá de saber trabalhar em rede e entender a sua responsabilidade e cumprir o seu papel no sistema de franquia escolhido.

É importante que ele entenda profundamente o mercado e tenha uma certa afinidade com o mundo dos nerds.

Só assim ele irá possuir as ferramentas necessárias para encantar sua clientela e idealizá-la”.

Ou seja, é fundamental que ele estude o mercado geek/nerd e esteja sempre atualizado quanto ao lançamento de jogos, filmes e produtos licenciados relacionados ao público alvo.

 

O que farei como um franqueado geek

As alternativas de negócios mais comuns neste mercado são lojas (varejistas) de itens e objetos licenciados relacionais a personagens de histórias em quadrinhos, super heróis, séries e filmes.

Também há a opção pela comercialização de games de distintas plataformas, como PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, entre outros.

Camisarias com modelos que remetem aos ídolos desse público também estão em franca expansão.

E há, ainda, as escolas de programação e informática, onde os alunos aprendem a se tornar programadores de softwares e games desde criança.

Para Stockler, o diferencial competitivo desse franqueado será o mix de ofertas que ele preparará na sua unidade.

E, claro, o seu atendimento ao público.

“Não basta entender do mundo geek, pois isso é fundamental. Tem também que entender de gestão de negócios e ter liderança de equipe.

Claro que é importante ter um mix de ofertas que agrade o seu público, mas o diferencial competitivo está no maior ativo de qualquer empresa de sucesso: as pessoas”.

 

Como lucrar com uma franquia geek

Comunicação. Um dos segredos para você lucrar com uma franquia voltada ao público aficionado por games e personagens é se comunicar com ele.

Seja via redes sociais, estratégias de marketing digital ou campanhas, é primordial que você crie um canal (ou dois, três, quatro) para saber o que o seu público quer consumir e quais as novidades interessantes deste mercado.

Por se tratar de um segmento volátil, o benchmarking pode ser uma alternativa interessante para que o franqueado avalie se o seu mix está adequado ou não.

Vale lembrar que este processo também poderá ser realizado pela franqueadora, que passará às suas unidades todas as estratégias benéficas para o negócio.

“O empreendedor de sucesso terá de adequar o seu ponto de venda, o visual merchandising, possuir um mix de ofertas otimizado, entender como seu cliente gosta de ser atendido e como prefere pagar e receber seus produtos. 

É importante saber também qual a melhor forma de se comunicar e interagir com cada um dos seus clientes, assim ele se sentirá especial. Lembre-se: cliente satisfeito é o seu melhor marketing.

Ainda mais em um mundo tecnológico como o dos nerd e geeks”.

Gostou das dicas?

Quer empreender no fantástico e lucrativo mundo das franquias geek?

Então se liga abaixo, pois preparamos uma lista de 10 franquias geek associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) que podem significar aquela guinada que você tanto esperava.

Confira:
 

Franquias Geek — Love Gifts

Estilo próprio, criatividade e baixo investimento, está procurando um negócio assim? A franquia Love Gifts é uma rede de lojas de presentes, artigos para o lar e utilidades. Um ótimo negócio com baixo investimento. Vem conhecer!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOVE GIFTS

 

Franquias de Games — Gracom

Franquia geek - Gracom

Com 10 anos de mercado, a Gracom se tornou a primeira franquia do mercado de tecnologia e efeitos visuais, sendo um centro autorizado Adobe. Atualmente a empresa é parte do Grupo Gracom, que desenvolve conceitos e vislumbra oportunidades, tendo 3 marcas em seu portfólio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GRACOM

 

Franquias Geek — Imaginarium

Franquia nerd - Imaginarium

Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA IMAGINARIUM

 

Franquias Geek — Piticas

Franquia Geek - Piticas

A Piticas é a maior marca focada no universo Geek da América Latina, com mais de 400 franquias. Hoje somos licenciados de mais de 60 marcas entre elas: Disney, Warner, NetFlix, etc. Seja franqueado de uma rede com personalidade e estilo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PITICAS

 

Franquias de Programação — CTRL + Play

Franquia Geek - CTRL Play

A Ctrl+Play é uma escola de programação e robótica para crianças e adolescentes. Fundada em 2015, na cidade de Campinas/SP, a Ctrl+Play nasceu com o objetivo revolucionar o mercado da Educação Brasileira.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CTRL + PLAY

 

Franquias Geek — Supergeeks

Franquia Supergeeks

A missão da SuperGeeks é levar o ensino de Ciência da Computação e Tecnologia ao maior número possível de crianças, adolescentes e também adultos em todo o Brasil e em breve, no mundo. Para isso, precisamos de pessoas que amem a educação e a tecnologia, e que sejam engajadas em transformar o Brasil em um país melhor.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUPERGEEKS

 

Franquias de Robótica — My Robot School

franquias nerds

A MY ROBOT SCHOOL é uma escola de robótica e programação criada para atender crianças, jovens e adultos que desejam entender e dominar as tecnologias da Era Digital. Se torne hoje mesmo empreendedor, um negócio inovador com baixo investimento e ótimo retorno.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MY ROBOT SCHOOL

 

Franquias Geek — Uva e Verde

A Uva e Verde é uma franquia de presentes que chama a atenção pelo design inovador em suas lojas e quiosques. A rede conta com uma grande equipe de profissionais, que inspira e expira criatividade, alegria e inovação. Ao ano, a marca realiza o lançamento de cerca de 5 mil produtos, em dados que sinalizam a força de lembranças e souvenirs criativos, traduzidos em centenas de objetos de uso pessoal e corporativo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA UVA E VERDE
 

Franquias de Tecnologia — CodeBuddy

franquias geeks

A codeBuddy é uma escola especializada no ensino de programação, robótica e empreendedorismo para crianças e adolescentes. Buscamos preparar os jovens para atuar globalmente e além do mundo digital. Transforme sua paixão por educação e tecnologia em um grande negócio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CODEBUDDY

 

Franquias de Programação — Happy Code

franquias de programação

A Happy Code é uma referência global no ensino de Programação, Maker e Robótica, presente em países como Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Sua fundação ocorreu em 2015, a partir da necessidade do ensino de ciências da computação para crianças e adolescentes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HAPPY CODE
 
Agora que você conheceu as franquias geeks, vale a pena conhecer também as franquias que ensinam tecnologia e informática :

 

Franquia Via Certa

Com cerca de 20 anos de mercado a Via Certa atua no ramo da educação profissionalizante. Oferecemos mais de 30 opções de cursos nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Inglês, Preparatório, Saúde, Beleza e Estética. Somos uma rede com mais de 30 unidades e estamos em expansão. Valor para investimento super acessível.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VIA CERTA

 

Franquias de computação — Microlins

franquias de informática

Em 2017, a marca Microlins passa a fazer parte do grupo MoveEdu, empresa de mais de 12 anos de experiência no mercado de educação e o maior grupo de capital nacional do segmento de cursos livres. O MoveEdu investe no ensino profissionalizante e de idiomas com base na inovação tecnológica.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MICROLINS

 

Franquias de Webdesign —Microcamp

Franquias nerd

A Microcamp é a única empresa brasileira que tem seu “core business” focado no ensino de informática. É o que ela sabe fazer de melhor, porque é especialista na área. Tornou-se referência em seu segmento graças ao seu pioneirismo, inovação de seus cursos e material didático, além da qualificação de seus profissionais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MICROCAMP

 

Franquias de Robótica – Ensina Mais

franquias de computação

A Ensina Mais Turma da Mônica, rede de apoio escolar do Grupo MoveEdu licenciada com a Turma da Mônica, trabalha com crianças e adolescentes nas disciplinas de inglês, português, matemática, informática e robótica.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ENSINA MAIS

 

Franquias de Educação – ON BYTE

franquias geeks

ON BYTE® é uma rede de franquias que se ativa no segmento de educação e treinamento. Seu modelo de ensino foca no aprendizado e preparação do aluno para o mercado de trabalho. São utilizados programas de computador (software de ensino interativo On Byte) e apostilas de apoio, os quais contêm exemplos práticos e reais, condizentes com o dia a dia das empresas.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ON BYTE

 

Franquia S.O.S Computadores

franquias geek

A S.O.S foi fundada na cidade de São Paulo, a S.O.S passava, a oferecer aulas de computação com a missão de tornar a informática acessível a todos. Desde o início, a direção da empresa visionava uma Rede Nacional de ensino sólida e capaz de atender completamente às necessidades dos alunos, algo quase pioneiro naquele período.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SOS COMPUTADORES

 

Franquias de Computação – Prepara Cursos

franquias geek

A história da Prepara Cursos tem uma grande missão: contribuir para o progresso pessoal e profissional dos alunos e capacitá-los para a realização dos seus sonhos por meio da inovação e da tecnologia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PREPARA CURSOS

 

Franquias de informática – People Computação

franquias geek

A People é uma rede de educação profissional e tecnológica com 32 anos de mercado. A missão da People é prestar serviços de qualidade na área de informática, idiomas, formação profissional, colégio técnico e certificação Microsoft. Sua política de qualidade, esforços e competência visam à formação de profissionais qualificados e preparados para interagir com eficácia em qualquer grupo de trabalho.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PEOPLE COMPUTAÇÃO

 

 

 


 

Curtiu as sugestões?

Caso ainda esteja em dúvida, recomendamos a análise das tendências de franquias de presentes e acessórios

Quais as melhores franquias para investir? Especialistas apontam as tendências

Você já sabe como funciona o contrato de franquia?

Antes de fechar negócio o candidato a franqueado deve saber as opções que se encaixam melhor no seu perfil. O que é necessário ter e saber para ser um franqueado de sucesso?

 

Confira também:

Como abrir uma franquia? Veja tudo que você precisa saber.

Franqueadores respondem: como abrir uma franquia?

Vem cá que nós vamos te ensinar o beabá do franchising para você comprar a franquia certa.