Bons resultados no franchising: confira a recuperação do setor

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Bons resultados no franchising: veja como está a recuperação no setor

14/10/2021

Finalmente podemos dizer que o pior já passou! Com o avanço da vacinação, vemos os números ruins relacionados à pandemia caírem e há bons resultados no franchising e em diversos setores da economia.

O mais recente relatório da Associação Brasileira de Franchising, a ABF, mostra que o faturamento do setor no segundo trimestre de 2021 apresentou uma forte recuperação quando comparado com o ápice dos efeitos da pandemia.

No segundo trimestre de 2021, houve um faturamento próximo do registrado no período pré-pandêmico, como mostra a imagem a seguir:

Ou seja, o franchising está avançando e se recuperando!

Esse pode ser um momento ideal para você investir em um novo negócio, já que estamos com expectativas de bons resultados para os próximos meses.

Mas é preciso ficar atento!

Antes de investir em uma franquia, é preciso analisar todas as nuances do negócio, ok?

E é muito importante ficar atento aos detalhes dos números.

Paulo Ancona, especialista da Ancona Consultoria, explica que o mercado ainda está passando por mudanças.

“É preciso discernir o que é crescimento real, atual e de possibilidades futuras, com recuperação do que havia sido perdido.

No cenário atual,  a análise deve ser feita como era feita antes da pandemia, observando os números de crescimento e de desempenho de cada segmento e, dentre os melhores, optar por aquele que mais condiz com o perfil financeiro e pessoal do investidor interessado em franquias”, explica Ancona.

Contudo, o especialista também pontua que muitas franquias estão apresentando bons resultados e voltando aos seus números históricos, os quais há sempre um crescimento anual.

“De forma geral é sempre uma vantagem investir no sistema de franquias, que a cada ano conta com mais investidores que veem no sistema ótimas oportunidades de ganho. Isso vale para os maiores investidores ou aqueles que são de perfil mais operacional”, comenta Paulo Ancona.

 

Bons resultados: como investir em uma franquia com segurança 

Já vimos que o franchising está em recuperação e vem apresentando bons resultados.

Para ter um negócio de sucesso, é sempre bom seguir recomendações de especialistas.

Até porque ainda estamos em um momento delicado.

Apesar da recuperação, muitas coisas mudaram durante a pandemia.

Dentro disso, pode ser que modelos de negócios que funcionavam bem antes não tenham tanta aderência a partir de agora.

Por outro lado, novos modelos de negócios surgiram e devem continuar crescendo.

“A principal dica é tentar projetar o negócio escolhido para um prazo longo e ver se até lá ele estará de pé com saúde. Cada vez mais será necessário ter uma visão estratégica e ampla do mercado, suas tendências e fatores que possam mudar isso.

É preciso fazer uma análise mercadológica, considerando a mudança de hábitos e modelos de novos negócios, bem como uma excelente e cuidadosa gestão financeira suportada por tecnologia que dê rapidez às análises e decisões”, destaca o especialista.

 

Bons resultados no franchising: segmento de alimentação

O setor de alimentação é um dos mais tradicionais do franchising e possui tipos de negócios para diversos perfis de empreendedores.

Por isso, investir em uma franquia de alimentação pode ser uma boa opção para alcançar bons resultados.

Durante a pandemia, muitos negócios tiveram que se reinventar e incorporar novas tecnologias para garantir o faturamento.

Segundo a Pesquisa de Food Service 2021, feita pela ABF  em parceria com a consultoria Galunion, 97% das redes de alimentação afirmam trabalhar com delivery, enquanto a média geral de mercado é de 86%.

Com isso, o faturamento via este canal entre as franquias de alimentação passou de 16% em 2019, para 38% em 2020, um crescimento de 140%.

Outros bons negócios que cresceram durante a pandemia foram as dark kitchens.

As franquias de alimentação já tiveram uma recuperação significativa, como é possível ver nos dois próximos gráficos, que são com os dados da Associação Brasileira de Franchising:

Julio Monteiro, CEO da Megamatte, fala das expectativas para o segmento de Alimentação nos próximos meses:

 “O varejo em si passa por um momento de baixa, formando um movimento de alta. O segmento de alimentação, sem dúvida, será favorecido nesse retorno de pessoas às ruas e shoppings. Reuniões em restaurantes e cafeterias, como é o nosso caso, estarão prontas para receber esses encontros e continuar proporcionando o que o varejo tem de mais apaixonante, que é gerar experiência presencial para os consumidores”.

 

Bons resultados no franchising: Casa e Construção 

De uma forma geral, o setor de construção civil surpreendeu durante a pandemia. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a expectativa é de crescimento de cerca de 4% neste setor em 2021, configurando o melhor cenário desde 2013.

No franchising, Casa e Construção é um segmento que chamou a atenção durante a pandemia, apresentando bons resultados.

Os dados da ABF também se mostram positivo para o segmento, com crescimento acima dos níveis pré-pandemia:


Altino Cristofoletti Junior, CEO da Casa do Construtor, fala das expectativas para o segmento de Casa e Construção nos próximos meses:

“O mercado deve permanecer em alta em 2022, desenvolvendo os projetos planejados e empreendimentos lançados recentemente. A indústria sofreu uma das maiores infrações em 2021 e entendemos que para 2022 teremos mais estabilidade dos preços.

A indústria já se reorganizou para a nova demanda. Poderemos ter alta na mão de obra. Empreendedores e investidores estão olhando o setor, como uma oportunidade, o que deve demandar mais leads para expansão das redes. Por fim, o olhar no canal digital também está presente nas redes atuais para atender melhor um cliente mais habilitado neste canal.”

 

Bons resultados no franchising: Hotelaria e Turismo 

Sem dúvidas, um dos setores mais impactados pela pandemia foi o de Hotelaria e Turismo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor de turismo despencou 36,7% em 2020.

“Até meados de 2022, o segmento, em termos de crescimento percentual, já terá atingido seu patamar histórico e voltado aos números de faturamento de antes das pandemia”, destaca Paulo Ancona.

Neste momento, o segmento de Hotelaria e Turismo voltou a crescer, como é possível ver nos dados da ABF:

Henrique Munhoz, head de franchising e expansão da CI Intercâmbios e Turismo, fala das expectativas para o segmento de Hotelaria e Turismo nos próximos meses:

“O setor de Intercâmbio e Turismo foi bastante impactado pela pandemia e as restrições que a pandemia acarreta. Mesmo durante a pandemia, notamos que a procura pelos nossos serviços não caiu, pelo contrário, pois nossos serviços são aspiracionais e o que mais as pessoas querem fazer assim que possível é viajar.

A queda que tivemos foi na formalização das vendas, pois houve um represamento, aguardando um melhor momento para formalizar a compra e viajar. A confiança dos investidores interessados em nossas franquias também não caiu nesse período,  sinal que o público confia na retomada do setor e na força e solidez da marca CI.

Aproveitamos esse último ano para  melhorar os processos e sistemas internos e estamos prontos e muito confiantes em uma forte retomada do setor ocasionada pela vacinação avançada, a reabertura dos mercados e a retomada da confiança do consumidor.  Já percebemos o início dessa retomada nos últimos meses com aumentos representativos em nossas vendas e em novas unidades franqueadas.”

 

Bons resultados no franchising: Moda

O segmento de Moda também sentiu impacto durante a pandemia, principalmente com os shoppings de portas fechadas.

Por outro lado, a tecnologia chegou para ajudar e o segmento de Moda conseguiu aumentar a presença no e-commerce e ter bons resultados.

Segundo o Relatório e-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, entre abril de 2020 e abril de 2021 o mercado de moda como um todo atingiu a marca de 1,51 bilhão de acessos no e-commerce, o que representa um crescimento de 52%.

Os resultados indicam um aumento de 10% na comparação mês a mês e 63,18% ano a ano.

Abaixo estão os resultados que mostram a recuperação do faturamento das franquias de Moda:


Jorge Bischoff, designer e CEO do Bischoff Group, fala das expectativas para o segmento de Moda nos próximos meses:

“O mercado da moda, destacando aqui o segmento de sapatos e bolsas, está dando sinais de forte recuperação e retomada. Percebemos que a volta gradual dos eventos e das viagens, além da redução do home office, está movimentando mais a vida das pessoas e, consequentemente, o varejo.

O consumidor está motivado em se renovar. Um dos reflexos também foi o maior interesse nas Semanas de Moda, que aconteceram recentemente em Milão e Paris, por exemplo. Nosso mercado está começando um novo ciclo cheio de energia. O que se observa até mesmo nas cores e tendências das colações, que estão super vibrantes! Em nossa rede de lojas, desde julho, já estamos vendendo nos mesmos patamares de 2019.

As vendas só não são maiores por que enfrentamos o desafio do abastecimento, em todas as pontas da indústria e insumos produtivos. Mas acredito que, acontecendo essa regularização, vamos rapidamente ir além dos resultados que alcançávamos pré-pandemia na JORGE BISCHOFF. Nossa projeção na comercialização de peças é crescer em torno de 40% no próximo ano, na comparação com 2021.”

 

Bons resultados no segmento Saúde, Beleza e Bem-Estar 

O segmento Saúde, Beleza e Bem-Estar já está com faturamento acima do registrado antes da pandemia.

Isso porque engloba alguns serviços essenciais, como clínicas médicas, oftalmológicas e farmácias.

Mas também há os serviços de beleza e estética, que foram bem procurados pelos brasileiros.

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo.

Além disso, dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que a categoria fechou 2020 com crescimento de 5,8%.

Abaixo é possível ver a evolução do segmento no franchising:

Maurício Cesar, CEO da Unhas Cariocas fala das expectativas para o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar nos próximos meses: 

“Estamos extremamente otimistas. Temos visto diariamente a confiança e segurança das nossas clientes no retorno à rotina dos cuidados. Hoje vemos números em nossas unidades superiores ao período pré-pandemia e esse é um indicativo claro que em breve teremos, em todo segmento de beleza, um boom de consumo.

Acredito que o período em que as pessoas ficaram distantes destes serviços foi importante para vissem a falta que faz. Muitas clientes estão dando muito mais valor a serviços e profissionais, buscando marcas seguras para a realização desses cuidados.”

 


Agora que você conferiu que o franchising está com bons resultados, veja outros artigos que irão ajudá-lo(a) a empreender:

 

 


 
Veja também:

Você quer adquirir uma franquia e tem dúvidas? Aqui temos um guia completo sobre o sistema de franchising para que você esclareça todas elas. Como adquirir uma Franquia

Conheça os detalhes de um contrato de franquias e o que deve ser analisado antes da assinatura. Temos vários artigos para você consultar, acesse agora mesmo. Saiba tudo sobre o contrato de franquias

Entenda como é o passo a passo para comprar uma franquia, o que você deve perguntar para o franqueador e saber sobre a rede e ter mais confiança no negócio. Como funciona o processo seletivo de uma franquia

 


 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.