Ponto comercial estratégico, você sabe como escolher?
Ponto comercial estratégico, você sabe como escolher?

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
ponto comercial, saiba como escolher

Como escolher meu ponto comercial no pós-pandemia

21/09/2021

Definir o ponto comercial é uma das coisas mais importantes na hora de abrir um negócio.

É preciso muito estudo para entender se aquele local é realmente o melhor para o seu segmento de atuação.

Se antes da pandemia já era preciso um estudo minucioso, no período pós-pandemia os cuidados devem crescer ainda mais!

A aceleração da vacinação tende a aumentar o número de circulação de pessoas.

Durante a pandemia, o que estava perto de casa era o mais vantajoso.

No pós-pandemia, as pessoas podem voltar a comprar produtos e serviços mais próximos do trabalho ou do local de estudo.

Enfim, tudo isso deve ser analisado com cautela e com a ajuda de especialistas.

Por isso, nada de definir com pressa, ok?

Pense de forma estratégica: olhe o local como um todo, se ele tem a estrutura necessária para o tipo de negócio, se o seu público-alvo está presente por ali nos horários que o seu negócio irá abrir e como funciona a concorrência por ali.

 

Ponto comercial no pós-pandemia: qual o primeiro passo para definir o local ideal? 

Em uma franquia, há o apoio da franqueadora na hora de definir qual o melhor ponto comercial.

Muitas vezes, as redes investem em tecnologias que permitem definir de forma mais adequada o melhor local para instalação de ponto comercial.

É por isso que Mércia Vergilli, sócia-diretora do Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP), explica que o empreendedor precisa primeiro definir em qual franquia ele deseja investir para poder identificar mais fácil se aquele ponto comercial é o ideal para o seu negócio.

“O franqueado deve primeiro escolher a franquia que deseja ter, ser aprovado no processo para daí receber as orientações do franqueador sobre quais as características do ponto, como tamanho de loja e fluxo de pessoas passantes, qual a região que poderá atuar e qual o valor ideal para esta franquia em questão.

Com estas informações, o franqueado dá início a busca pelo ponto”, explica a especialista.

Para ajudar a definir, uma dica é visitar outras lojas da mesma franquia para entender melhor a localização delas.

Vale também conversar com franqueados para saber como eles definiram o ponto comercial.

“Um estudo de geomarketing também auxilia no entendimento de perfil de moradores e público flutuante, de valores de consumo daquela região, de transporte e vias de acesso e outras informações que podem ser pertinentes para aquele negócio específico. O franqueado deve ouvir bem as orientações do franqueador para buscar o ponto com potencial de vendas”, completa Mércia.

A especialista explica que erros que geralmente ocorrem é a pressa na hora de pesquisar, de forma que o franqueado opta por um local que não é o ponto comercial ideal.

Outro erro também é levar em consideração somente o preço e optar pelo mais barato.

“Algumas vezes esta diferença de preço pode gerar um faturamento muito menor que o outro ponto traria”, comenta Mércia.

 

Ponto comercial no pós-pandemia: como estão os imóveis no pós-pandemia?

A pandemia em 2020 fez com que muitos comércios fechassem as portas e, consequentemente, os preços dos pontos comerciais caíram.

Assim, muitos franqueados conseguiram fazer boas negociações.

Mércia explica que o processo atual é outro.

“Estamos percebendo uma forte retomada dos negócios e os bons pontos estão sendo alugados por valores acima do que se praticava antes da pandemia.

Ainda existem muitos imóveis vagos, porém os proprietários atualizaram os valores e esperam ter seus imóveis locados em breve.

Este movimento de retomada dos negócios pode variar de cidade para cidade, dependendo do impacto da pandemia naquele município específico”, destaca a especialista.

No pós-pandemia, também é muito importante entender a retomada no local em que você quer investir.

Os escritórios estão voltando ou vão continuar em home office? As aulas presenciais irão voltar? Tudo isso precisa ser analisado.

“É necessário entender como está a retomada dos negócios na sua cidade e bairro, pois alguns lugares onde existem muitas lojas vizinhas vagas, alugar uma destas lojas e ficar sozinho, essas lojas podem demorar muito para ter plena ocupação e não gerar o fluxo de pessoas que o negócio exige.

Observar se houve a abertura de bons novos negócios em outro ponto da rua, mudando as características daquele centro comercial”, finaliza Márcia.

Agora que você viu alguns pontos importantes para definir seu futuro ponto comercial, confira algumas oportunidades de negócio:

Franquias de academias — Spider Kick

A Spider Kick é uma boutique de condicionamento físico by Anderson Silva, que oferece um método inovador capaz de trabalhar o corpo todo em apenas 45 minutos. Inspirado nas exigências e necessidades da preparação física do maior campeão do UFC, esse treino HIIT faz com que a queima de calorias continue por até 48 horas após o término, potencializando os resultados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SPIDER KICK

 

Franquias de cafeterias — Mr. Black Café

Rede de cafeterias especializada em cafés especiais com presença nacional. Nosso plano de expansão contempla todo o território nacional através do sistema de franchising. No mercado desde 2006, a Mr. Black Café preza pela alta qualidade dos seus produtos, preço justo, atendimento diferenciado e ambiente moderno e acolhedor.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MR. BLACK CAFÉ

 

Franquias de depilação — OpenLaser

Somos uma empresa jovem de depilação a laser que entende que o mundo moderno precisa cada vez mais valorizar o seu tempo e o seu dinheiro. Com a praticidade do conceito “fast depil”, a OpenLaser é referência em beleza, saúde e bem-estar no segmento de franquias no Brasil. Com a vantagem de um local dedicado exclusivamente ao serviço unissex de depilação a laser, a OpenLaser conta com profissionais especializados no tratamento, aliado ao uso de equipamentos de última tecnologia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA OPENLASER

 

Franquias de construção — Casa do Construtor

Casa do Construtor, rede de franquias para construção civil e pioneira no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte direcionados à construção civil, está há 25 anos no mercado. A Franquia Casa do Construtor é a maior rede de aluguel de equipamentos de pequeno porte da América Latina. Atuamos nos mercados de construção civil, limpeza e jardinagem.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA DO CONSTRUTOR

 

Franquias de casa de repouso — Terça da Serra Casa de Repouso

A Terça da Serra – Residencial Sênior é uma rede de Hospedagem e Day Care para idosos presente em diversas cidades do país. Nosso foco é em um atendimento de qualidade para os idosos e familiares. Seja franqueado da maior rede de residenciais para idosos no Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TERÇA DA SERRA

 

Franquia de chocolates — Cacau Show

Fundada em 1988, a franquia Cacau Show tornou-se, em apenas 25 anos, a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, conta com mais de 2.000 unidades em operação e implantação nos principais shoppings, avenidas, ruas, universidades e empreendimentos comerciais de todo o Brasil. Especialista em trufas, a franquia Cacau Show está em constante inovação, e ainda oferece uma variedade de produtos e sabores para todos os gostos, bolsos e momentos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CACAU SHOW

 

Franquias de lanches — Dog King

Dog King é uma franquia especializada em Hot Dog. Nossos diferenciais são produção de lanches rápidos (fast food) atrelados a um cardápio acessível a todas as classes sociais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DOG KING

 

Franquias de cervejaria — Bar do Urso

O Bar do Urso é um bar de cervejas artesanais, da Cervejaria Colorado. Fundada em 1996 a Cervejaria Colorado se orgulha em manter viva e ao mesmo tempo renovar a antiga tradição cervejeira da cidade de Ribeirão Preto.  Seja loja de rua, container ou quiosque, temos o modelo certo para você.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BAR DO URSO

 

Franquias de produtos para saúde — Alergoshop

A Alergoshop foi a primeira empresa no país a entender as necessidades das pessoas alérgicas. Desde 1993 desenvolve produtos de forma criteriosa para o seu bem-estar e prevenção das alergias: cosméticos, saneantes, produtos anti-ácaros, semi-jóias, repelentes etc.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ALERGOSHOP

 

Franquias de pizzaria — O Fornês

Quer investir numa franquia de pizza? Vai de Fornês! Transformamos o jeito de comer pizza, não sobre nem a borda!
Um negócio de fácil gestão, delivery e irresistível. Estamos em ampla expansão, seja franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA O FORNÊS

 

Franquias de Fast Food – Hot N’ Tender

A rede de fast food  Hot N’ Tender é especializada em frango crocante e oferece ao mercado de alimentação um modelo lucrativo de franquias bem definido, com produtos focados em lanches e refeições com base em seu delicioso Frango Crocante, mas adaptados a cultura brasileira.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HOT N’ TENDER

 

Franquias de leds e lustres — LedseLeds

A Ledseleds é a primeira franquia especializada em leds e lustres do Brasil com uma linha completa de soluções de iluminação residencial, industrial, comercial e decoração. Conheça agora os benefícios de se tornar um franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LEDSELEDS

 

Franquias de imobiliárias — Leardi

Com quase um século de tradição, a franquia Leardi lidera o mercado imobiliário. Conduzida sucessivamente por quatro gerações da família, a empresa continua a imprimir os mesmos princípios básicos de solidez, de seriedade e de segurança que lhe renderam, desde os primórdios, a excelente reputação e a confiabilidade do mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LEARDI

 

Franquias de lavanderia — 5àSec

Líder no segmento de lavanderias, afranquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA 5ÀSEC

 

Franquia de controle ambiental — Astral

Atuando há mais 30 anos no mercado de controle de pragas e vetores urbanos, a franquia ASTRAL é líder na América Latina nesse segmento. Atualmente, a rede é composta por mais de 60 unidades, distribuídas por 20 estados brasileiros. Além disso, a marca tem licenciamento para atuar na Europa e nos Estados Unidos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ASTRAL

 

Franquias de artigos para o lar e utilidades — Le Biscuit

Le biscuit foi fundada em 1968, na cidade de Feira de Santana, na Bahia. A marca cresceu aos poucos e em 1992 seu processo de expansão começou com abertura da primeira loja em Salvador e Aracaju. É uma rede de lojas especializadas em artigos para o lar. Rede de sucesso com mais de 130 unidades.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LE BISCUIT

 

Franquias de Farmácias — Farma & Farma Popular

A ideia para a criação da Farma & Farma partiu de uma união da categoria farmacêutica em busca de melhores oportunidades de negócios. A rede nasceu no ano de 1997, em Santa Catarina, e rapidamente tornou-se nacional, com expansão para os estados do Paraná, Mato do Grosso do Sul e Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Pará, São Paulo, Paraíba, Goiás, Sergipe, Rondônia, Bahia e Minas Gerais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DE FARMÁCIA FARMA & FARMA

 

Franquia Pinta Mundi Tintas

A Pinta Mundi Tintas é uma rede de tintas com mais de 25 anos de atuação no mercado, parceira dos maiores fornecedores de tinta do Brasil, como a Sherwin-Williams, Suvinil e Coral. Um negócio de baixa complexidade, rentável e que caiu no gosto dos brasileiros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA PINTA MUNDI TINTAS

 

Franquias de lavanderia — Restaura Jeans

Somos uma de rede franquias que oferece serviços para recuperação do vestuário, como tingimento, costura e customização, lavanderia e renovação de couro. A Restaura Jeans faz parte do Grupo Restaura composto pelas marcas Minha Lavanderia e a DNA Natural.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA RESTAURA JEANS

 

Franquias de roupas infantis — Tip Top

Fundada em 1952, em São Paulo, a Tip Top, referência nacional em vestuário infantil, com foco em roupa para bebês, está no mercado há mais de 60 anos. Após conquistar a excelência na fabricação dos produtos, atingir grande escala de produção e amplo reconhecimento e liderança no mercado infantil, a Tip Top iniciou em 2005 o estudo para implantação de uma rede nacional de lojas franqueadas. Saiba mais e faça parte desta rede.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TIP TOP

 

Franquias de ensino infantil — Maple Bear

Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o  objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAPLE BEAR

 

Franquias de calçados e acessórios — Di Santinni

Desde 1980, a Di Santinni é uma rede com diversidade de produtos especializada em calçados, bolsas e acessórios de qualidade para o público masculino, feminino e infantil com tecnologia proprietária e inovadora. Faça parte desta rede e conheça agora as vantagens de se tornar um franqueado(a).

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DI SANTINNI

 

Franquias de óculos — Franquia QÓculos

A QÓculos nasceu em 2013 como uma ótica online, se consolidando entre as 3 maiores do Brasil em 2015. A QÓculos foi criada para mudar o mercado ótico e oferece aos consumidores uma experiência de compra inovadora, resultando em maior eficiência operacional e rentabilidade aos franqueados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA QÓCULOS

 

Franquias de academia — BlueFit

O Brasil é o segundo maior mercado de academias do mundo — e sua fome por exercícios só cresce.
Em um segmento ainda pulverizado, a BlueFit, criada em 2015, desponta como a segunda maior rede do País, com 81 unidades. O segredo da escalada da BlueFit em curto espaço de tempo foi a conquista de um público que sentia carência de serviços, seja porque não se adaptou ao modelo low cost oferecido pela concorrência.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BLUEFIT

 

Franquias odontológicas — Orthopride

A Orthopride trouxe um novo conceito de clínica dedicada exclusivamente à ortodontia e estética. Nossas unidades são projetadas para oferecer comodidade, conveniência e diversão para nossos pacientes através de um atendimento impecável, tecnologia de ponta e preço acessível.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ORTHOPRIDE

 

Franquias de serviços automotivos – Bono Pneus

A rede Bono Pneus possui mais de 25 anos de experiência em serviços automotivos, oferecendo aos seus clientes um suporte técnico qualificado e a facilidade de um centro automotivo completo e multimarcas de pneus no qual o cliente pode encontrar tudo que o carro necessita em produtos e serviços undercar em um único local.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BONO PNEUS

 

Franquias pets — Padaria Pet

A Padaria Pet é uma padaria e uma petiscaria feita para o seu animalzinho, oferecemos comidinhas e delícias diferenciadas e saudáveis! Confira nossas muitas novidades como sorvetes, cervejas, refrigerantes, sucos, cookies, tiras de carne, bolos, muffins e produtos que seu pet vai adorar. Invista!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PADARIA PET

 

Franquias de ensino automotivo — Escola do Mecânico

A Escola do Mecânico é uma empresa do setor e forma profissionais disputados no mercado de reposição automotiva, nas áreas de Linha Leve, Pesada, Motocicletas e Empilhadeiras.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ESCOLA DO MECÂNICO

 


 

Se ainda ficou com dúvida sobre qual tipo de negócio investir, confira outros artigos que irão ajudá-lo(a) a empreender: