Microfranquias são ótimas opções de investimento
Microfranquias são ótimas opções de investimento

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Microfranquias são ótimas opções de investimento

Microfranquias são boas opções de investimento

19/12/2017

Muitas vezes, o desejo de começar o próprio negócio esbarra na disponibilidade financeira para investir, que nem sempre é alta. Uma alternativa para o público que tem vontade de empreender sem esvaziar as reservas são as microfranquias – negócios que seguem o modelo de franchising (com os mesmos benefícios, como treinamentos e suporte para a execução do trabalho), mas que exigem investimento inicial no valor máximo de 90 000 reais. “Mas há diversas opções com investimento de até 10 000 reais, principalmente no setor de serviços, que permite que o empreendedor faça o atendimento na casa do cliente”, afirma Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A procura por este tipo de franquia está em alta principalmente por pessoas que querem abrir o seu primeiro negócio. “Nossa pesquisa apontou que quem aposta nesse tipo de negócio são jovens com alta formação educacional, o que mostra que o profissional de hoje não quer apenas seguir carreira em grandes empresas. Muitos preferem conduzir o seu próprio negócio”, diz Adriana.

As microfranquias são positivas tanto para o franqueado, que pode desenvolver o seu negócio com baixíssimo custo, como para o franqueador, que tem uma expansividade de seu canal. “Para quem está começando, é uma boa oportunidade para decolar em cima de uma marca já solidificada e qualificada com baixo investimento”, diz Eduardo Maróstica, coordenador do MBA de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas.

Dedicação em alta

Mas não é porque os recursos financeiros investidos são menores que não dá para ser pouco comprometido com o negócio. “É preciso ter em mente que o modelo de franchising não é garantia de sucesso, já que existem outros fatores que pesam para chegar a um resultado positivo, como a dedicação ao trabalho e a disponibilidade de oferecer sempre um bom atendimento”, diz Adriana.

Por isso um dos passos mais importantes antes de buscar uma microfranquia é o alinhamento das expectativas pessoais com as exigências do negócio. O novo empresário tem que levar em consideração a possível necessidade de trabalhar mais – sacrificando férias e finais de semana, por exemplo. Assim, é fundamental escolher uma área de atuação com a qual se tenha afinidade e perfil compatível.

Conheça a seguir algumas opções que podem fazer o seu projeto de empreender sair do papel.

Rede especializada em tecnologia voltada a pagamentos eletrônico, via “maquininhas”.
Investimento inicial: 8 500 reais
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

Oferece o serviço de lavagem ecológica utilizando produto próprio e estética automotiva em sistema delivery.

Investimento inicial: 6 000 reais
Prazo de retorno: 3 a 18 meses

Corretora de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas que oferece planos individuais, familiares e por adesão a mais de 100 000 clientes.

Investimento inicial: 5 000 reais
Prazo de retorno: 6 meses

Serviços de limpeza e conservação de ambientes comerciais de pequeno e médio portes.
Investimento inicial: 6 250 reais
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

Cursos de idiomas, ensino médio e turismo jovem no exterior, atendendo pessoas com idades de 10 a 60 anos.
Investimento inicial: a partir de 3 000 reais
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

Serviços de limpeza residencial utilizando produtos ecológicos que não agridem o meio ambiente.
Investimento inicial: 3 300 reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Comercialização de publicidade em sacos de pão, o que permite os anunciantes atingirem seu público-alvo de maneira inovadora e utilizando material sustentável.
Investimento inicial: a partir de 6 000 reais
Prazo de retorno: 6 meses

Serviços de recursos humanos, como tradução de currículo, treinamento para entrevistas, seleção de candidatos e treinamentos – atende pessoas físicas e empresas.
Investimento inicial: 2 900 reais
Prazo de retorno: 2 a 6 meses

Portal de comunicação que disponibiliza produtos e serviço de SMS corporativo.
Investimento inicial: 5 000 reais
Prazo de retorno: 12 meses

Venda de joias maciças e folhadas à ouro e acessórios de marca própria desenvolvidos pela estilista Gabriela Readi.
Investimento inicial: 3 000 reais
Prazo de retorno: 2 a 4 meses

 

VOCÊ S/A APP – Redação – 07/12/17

 

Mais matérias interessantes para você saber tudo sobre as franquias:

Microfranquias baratas de até 10 mil reais que prometem bombar em 2018
15 Microfranquias baratas para você investir
10 franquias com investimento inicial de até 25 mil reais
Franquias baratas de alimentação
– 9 franquias baratas de verdade,
opções para todos os bolsos
– Quer saber o beabá do franchising para comprar a franquia certa?

 


Veja também:

Você quer adquirir uma franquia e tem dúvidas? Aqui temos um guia completo sobre o sistema de franchising para que você esclareça todas elas. Como adquirir uma Franquia

Conheça os detalhes de um contrato de franquias e o que deve ser analisado antes da assinatura. Temos vários artigos para você consultar, acesse agora mesmo. Saiba tudo sobre o contrato de franquias

Entenda como é o passo a passo para comprar uma franquia, o que você deve perguntar para o franqueador e saber sobre a rede e ter mais confiança no negócio. Como funciona o processo seletivo de uma franquia

 


Entendendo Franchising

 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.


 

Acesse os conteúdos que temos aqui no Portal do Franchising, conhecer mais sobre franquias e as redes franqueadoras associadas, veja:

  • Saiba o que é franquia nesta cartilha completa com informações essenciais para quem quer entrar no mundo do franchising, seja franqueador ou franqueado
  • Sabe o que são microfranquias? Se você está pensando em ser dono de uma franquia, então acesse o guia de orientação que o Sebrae preparou junto com a ABF e saiba tudo sobre esse modelo de franchising
  • Conheça as franqueadoras mais contempladas com o Selo de Excelência em Franchising da ABF ao longo dos últimos anos. Elas são consideradas pelos próprios franqueados como franquias excelentes para se gerir
  • Encontrar a franquia certa é o sonho de todo mundo que quer abrir um negócio próprio. Tem vários caminhos para isso, nenhum é fácil, porque talvez o mais fácil mesmo, é evitar escolher a franquia errada, e nisso podemos te ajudar bastante, confere aqui!

NOTÍCIAS RELACIONADAS