17 franquias experientes que fazem sucesso há mais de 30 anos
08/05/2018
Começar um negócio não é uma tarefa das mais simples, muito menos no Brasil. Nosso País tem uma das maiores taxas de propensão ao empreendedorismo do mundo. Segundo o Sebrae Nacional, três a cada quatro brasileiros adultos sonham em abrir a própria empresa. As dificuldades, porém, emperram boa parte desses interessados. Para quem insiste nesse sonho, uma das melhores alternativas nesse caso é partir para compra de uma franquia, cujo modelo de negócios já foi testado no mercado e conta com o know-how de quem já chegou ao sucesso. E se esse sucesso perdura por bastante tempo, como acontece com as franquias experientes, é sinal de que ele realmente é um tremendo negócio
Mas afinal, você sabe o que são franquias experientes?
O termo, como você pode imaginar, diz respeito à franquias com larga experiência no mercado. Algumas delas, inclusive, possuem mais de três décadas em operação e continuam apresentando resultados sólidos no que se refere às vendas e faturamento. Além disso, franquias veteranas costumam ter apelo junto ao público consumidor, sendo reconhecidas onde quer que estejam instaladas.
Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 2.845 redes de franquias atuam no Brasil. Juntas, formam um conglomerado de mais de 146 mil lojas e estabelecimentos que geram mais de 1,1 milhão de empregos formais.
No ano passado, ainda segundo a ABF, o faturamento do setor ultrapassou a marca dos R$ 163 bilhões pela primeira vez. O resultado representou um crescimento de 8% frente à 2016. Para este ano, a entidade estima um novo avanço de até 10% (veja quadro abaixo).
Como você pode ver, as perspectivas para o mercado de franchising são positivas.
E se você acha que chegou a hora de ter o próprio negócio, franquias experientes podem cair como uma luva. Elas vão te oferecer todo o suporte necessário para que saia tudo conforme o planejado com a sua unidade. A rede também quer que você se saia bem nessa empreitada, já que é o nome da empresa que está sendo levado à frente.
Abaixo, separamos 17 franquias experientes que operam no Brasil há pelo menos 30 anos. Elas também estão associadas à ABF desde o início da década de 1990. A associação foi criada para organizar o sistema de franchising do País em 1987.
Franquias experientes — Multicoisas
A franquia Multicoisas contribui para capacitação de profissionais, cidadania e economia do nosso país. Franqueando seu conceito de negócios com empreendedores dispostos a compartilhar na construção e multiplicação destes princípios e valores, objetivando sempre o sucesso. Toda a estrutura das lojas conta com formatos entre 80m² a 120 m², assessorado pelas diretorias da Multicoisas em todas as etapas da formação de estoque e abastecimento da loja, proporcionando um mix de produtos com mais de 3.500 itens, e mais de 450 fornecedores.
Fundada em 1988, a franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma.
Ao longo desses 28 anos, construiu uma forte presença com mais de 90 lojas espalhadas por todo o Brasil.
Maior franquia de limpeza comercial do mundo, a franquia Jani-King, há quase meio século, ajuda empreendedores a se tornarem empresários de sucesso, através da oferta dos melhores serviços de limpeza profissional para os mais exigentes setores corporativos.
Fundada em 1995, em São Paulo-SP, a franquia Authentic Feet é a loja destino para quem quer malhar com muito estilo. Conectada com as últimas tendências do seu segmento, a Authentic Feet oferece a melhor experiência de compra para quem tem lifestyle esportivo dentro ou fora da academia.
Oferecendo sempre um alto padrão de qualidade há mais de 50 anos, a franquia CCAA é um marco na história do ensino de idiomas. A metodologia exclusiva, o material didático próprio e o forte investimento em publicidade são os fatores que mais contribuíram para a consolidação do sucesso da franquia CCAA.
O Yázigi é uma marca com mais de 60 anos de tradição e pioneira no ramo de franquias no Brasil. É a única franquia premiada 19 vezes com o Selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franquias). Além de ser considerada a melhor rede de franquias do Brasil em 2006 pelo Guia Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Fundada em 1958, a Fisk é referência no segmento de educação, tanto pela qualidade de sua metodologia quanto por sua saudável rede de franqueados, que cresce horizontal e verticalmente. A rede também foi a primeira escola de inglês a investir em publicidade e propagandas na televisão, além de ser uma das primeiras a oferecer cursos de espanhol. Foi na década de 90 que a Fisk deixou de ser apenas uma empresa comercial para tornar-se a Fundação Richard Hugh Fisk, garantindo, dessa forma, o futuro dos franqueados e funcionários e a continuidade da marca.
Voltada ao ensino de inglês e de espanhol para todas as idades, a PBF soma cerca de 200 escolas em todo o Brasil, com cerca de 20 mil alunos. A PBF conta com material didático próprio e uma metodologia de ensino desenvolvida especialmente para brasileiros. Por isso, a Rede possui um Departamento Pedagógico exclusivo que, além de criar os materiais didáticos, oferece encontros semestrais a coordenadores e professores para orientação e capacitação de como utilizá-los.
O Kumon é uma rede de franquias de educação em franca expansão, presente em 49 países e com mais de 4 milhões de alunos. No Brasil, nossas quase 1500 unidades atendem mais de 155 mil alunos em todas as regiões do país e, com isso, nos consolidamos também como a maior rede de franquia de educação do país.
A Água de Cheiro, com mais de 40 ano de mercado, pertence hoje a um grupo Narsana, com quase 30 anos no mercado de perfumaria de luxo e cosméticos. Hoje com quase 200 lojas Água de Cheirodistribuídas em 25 estados, conta um novo conceito de negócio com a missão de tornar a beleza acessível aos brasileiros. Em dois formatos: Loja e Quiosque oferece mais de 600 itens de alta qualidade e preços acessíveis.
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.
A história de sucesso do REI DO MATE, começou na década de 70, durante esses anos a marca foi se reposicionando no mercado e hoje somos uma das maiores redes de alimentação do Brasil.
O método THE KIDS CLUB foi implantado no Brasil em 1994, e vem se expandindo dia a dia. Atualmente, possui unidades em todo o país, oferecendo um curso dinâmico, divertido e exclusivo a mais de 10.000 alunos.
Líder no segmento de lavanderias, afranquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia.
A franquia Wizard é a rede de escolas de idiomas que mais cresce em seu segmento, ultrapassando a marca de 1200 franquias em todo país. Os franqueados Wizard têm toda assessoria quanto à montagem das escolas, que segue um padrão de sucesso utilizado em todo país.
A franquia Dryclean USA é uma das maiores e mais modernas redes de lavanderia do mundo. Faz parte do grupo EnviroStar Inc., um dos grandes complexos de lavanderias e tinturarias internacionais. Sua sede no Brasil está localizada em São Paulo, sendo a responsável pelo plano de desenvolvimento e expansão da rede aliado a um conceito inovador: a melhor adequação do investimento ao potencial real do mercado.
Receba grátis oportunidades e novidades sobre as franquias!
É necessário concordar com os termos de uso e Política de Privacidade.
Siga-nos nas mídias sociais:
Manage Cookie Consent
O Portal do Franchising utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa política de privacidade. Saiba mais.
Functional
Always active
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.