7 ideias de negócio para começar investindo pouco
7 ideias de negócio para começar investindo pouco

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
7 ideias de negócios para investir

7 ideias de negócio para começar com pouco dinheiro

23/11/2017

Quer empreender, mas não sabe onde investir poucos recursos? Nós falamos com especialista e elencamos algumas tendências de negócio:

– Empreender não é uma tarefa fácil – especialmente quando se tem pouco capital para investir nessa empreitada. Mesmo assim, não é obrigatório ter muito dinheiro para abrir um empreendimento: algumas ideias de negócio funcionam muito bem de forma mais econômica.

O site de EXAME conversou com alguns especialistas para elencar quais são essas tendências de negócios enxutos. Elas vão desde aplicações de tecnologia até usar seus conhecimentos para prestar serviços.

Vale lembrar que, antes de abrir um empreendimento, é importante conhecer os desafios e ver tanto histórias de sucesso quanto de fracasso. Além disso, procure ideias que realmente caibam no seu bolso – e aprenda viver com pouco, sem esperar que o negócio sustente seu antigo padrão de vida nos primeiros meses de operação.

Confira, a seguir, ideias de negócio para começar com pouco dinheiro:

1 – Aplicações de tecnologia

Se você possui conhecimentos em tecnologia (ou quer se esforçar para aprender), desenvolver aplicações com base nisso pode gerar um bom negócio – sem precisar investir rios de dinheiro.

“Além dos aplicativos, que já são bem difundidos, há inúmeros modelos de chatbot (Já conversou com um robô hoje? Entenda como isso vai virar rotina) que podem ser modificados para elaborar respostas automáticas e atender empresas, como nos casos de call centers”, explica Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora.

2 – E-commerce

Quando se fala em negócio com pouco investimento inicial, a maioria das pessoas logo pensa em abrir uma loja virtual. Ainda que o dinheiro aportado não seja tão pouco quanto se costuma pensar, quem investir em um e-commerce de estoque e estrutura bem enxutos pode se dar bem. Guia completo: A Tray te mostra como montar uma loja virtual e começar a investir em seu site de vendas Patrocinado

“É muito comum as pessoas montarem uma plataforma e vender apenas itens relacionados ao seu universo. Essa pode ser uma alternativa e é uma tendência, especialmente quando se fala em nicho, mas é preciso buscar informações sobre o mundo do comércio eletrônico ter cuidado com o giro de estoque”, alerta Fontes.

Para Alfredo Soares, CEO da Xtech Commerce, mais do que simplesmente investir barato, a internet é um canal que dá alcance e flexibilidade ao futuro empreendedor. “O e-commerce faz sua área de atuação ser maior, podendo direcionar campanhas e investir em publicidade online para gerar atração”, explica.

“As lojas virtuais também dão mais autonomia para você mesmo desenvolver seu negócio. Uma boa parte do empreendimento dá para fazer apenas se capacitando, sem investir dinheiro, como programar e incluir os produtos no site.”

3 – Ensino

Você sabe tocar bem violão, fala outro idioma ou entende tudo sobre artesanato? Saiba que seu talento nas horas vagas pode virar um negócio de sucesso.

“Muitas vezes, os grandes negócios nascem das coisas mais simples. Se você gosta de alguma habilidade e tem capacitação e habilidade naquilo, pesquise formas de monetizar”, recomenda Soares. “Por exemplo, você toca muito bem violão e estrutura seu negócio de forma a virar um curso online, usando a internet como canal de venda e distribuição.”

Isso nos leva a outro tipo de negócio relacionado ao ensino e que ganhou muita fama recentemente: o infoproduto, que nada mais é do que vender conhecimento por meio do mundo digital.

“É um mercado promissor, mas que precisa de capacitação. Há oportunistas que vendem infoprodutos sobre como vender infoprodutos, em uma espécie de pirâmide”, explica o empreendedor e investidor. “Muita gente acha que é só escrever um produto para começar a vender, e se decepciona. É preciso investir forte em campanhas para gerar tráfego ao seu infoproduto.”

4 – Home based

O empreendimento “home based” é outra tendência que chegou forte nos últimos anos, especialmente com a crise econômica. Gerir um negócio da própria residência é uma boa alternativa para empreender sem muito investimento inicial.

“Esse tipo de empreendimento geralmente não exige grande investimentos. Portanto, também são negócios sem grandes taxas de crescimento, mas que podem ser uma boa porta de entrada para quem quer empreender”, afirma Fontes, da RME.

As ideias de negócios que operam em modelo home based são várias: vão desde produzir alimentos em casa, como bolos e salgadinhos, até oferecer consultoria e serviços de comunicação e design.

5 – Microfranquias

Outro tipo de negócio que pede pouco investimento inicial é a microfranquia. Com investimento de até 90 mil reais, esses empreendimentos contam com a vantagem de ter junto o know-how da franqueadora – o que pode ser um atrativo para quem está começando no mundo do empreendedorismo.

As microfranquias vão de cosméticos a consultorias online, e muitas permitem o trabalho home based. “Avalie a possibilidade de comprar uma franquia, porque ela pega carona no sucesso de terceiros. Isso pode aumentar sua chance de ter sucesso com o negócio”, afirma Enio Pinto, do Sebrae.

Soares, da Xtech Commerce, porém, dá alguns alertas para quem ainda não tem experiência de mercado. “Eu acho que é um universo repleto de oportunidades, mas a pessoa precisa entender que ela está comprando uma oportunidade no meio do caminho, e não uma fórmula de sucesso. Você está comprando algo com projeção de rentabilidade, e não rentabilidade garantida.”

Fonte: Exame.com
Mariana Fonseca – 21/11/17

 

 

E se você está procurando uma franquia para comprar, veja os artigos abaixo:

 


 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS