Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Livro: Gerência financeira para micro e pequenas empresas

10/11/2006

A globalização levou empresas a buscarem aprimoramento e adaptação às novas tendências. Flexibilidade e visão para lidar com a concorrência acirrada tornaram-se ferramentas fundamentais para a manutenção da rentabilidade e competitividade dos negócios. Neste cenário, os conhecimentos em administração financeira são imprescindíveis. É o avanço tecnológico, que facilitou a obtenção de dados e informações. Hoje, companhias que não tenham um mínimo de organização em seus processos administrativos estão fora, perdem espaço.

Lançado pela Editora Campus/Elsevier e o Sebrae, o livro Gerência financeira para micro e pequenas empresas – Um manual simplificado reúne o conhecimento acadêmico e a prática da vida empresarial adquiridas pelo autor Antonio de Sousa, economista de formação, palestrante e um bem-sucedido pequeno empresário do setor gastronômico. A obra traz explicações práticas e didáticas sobre organização e controle do fluxo de recursos das empresas, lições básicas e necessárias para sobreviver  e assegurar a lucratividade em meio à alta competitividade.

A obra é uma ferramenta essencial para micro e pequenos empresários que desejam se adaptar às condições de um mercado que se renova a cada dia e com clientes cada vez mais exigentes. Gerência financeira para pequenas e micro empresas ensina que não se pode mais correr o risco de administrar uma empresa moderna nos moldes de antigamente, sem os conhecimentos mínimos do gerenciamento financeiro.

`O pequeno investidor, isto é, o empresário de pequeno porte, não pode mais ater-se ao seu tino comercial, pensar que é dono de um `negocinho` para tirar renda para os alfinetes, sob pena de ser engolido pela concorrência ou pelos prejuízos advindos da falta de controle`, diz o autor. Para ele, é preciso pensar grande, como empresário, ser ousado, esquecer-se do tamanho da empresa e utilizar as ferramentas que o mercado oferece.

Segundo o autor, administradores e empresários devem ter conhecimento de como andam seus ativos e passivos, seu nível de estoques e as projeções que seus números indicam para o futuro. De forma simplificada, o livro procura mostrar que os métodos empíricos já não são suficientes. Sendo assim, o controle financeiro se tornou o caminho mais eficiente para evitar surpresas desagradáveis e maximizar resultados.

O autor
Antonio de Sousa é empresário, palestrante e presidente do Conselho Fiscal da Abrasel, (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

NOTÍCIAS RELACIONADAS