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Guru americano fala sobre franchising na FGV

10/11/2006

Stephen Spinelli, reconhecido como líder do empreendedorismo, diz como  enxergar oportunidades em um mercado altamente competitivo

O Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (Gvcenn), juntamente com a Babson College e a Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI), organizou na última quinta-feira, dia 09, uma palestra sobre Franchising com o renomado professor Stephen Spinelli. O evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Em sua passagem pelo Brasil, o PhD  e vice-diretor da Babson Collage, a maior e melhor escola de empreendedorismo do mundo, Stephen Spinelli é considerado um dos célebres nomes deste assunto. O especialista abordou as franquias como sendo uma atividade empreendedora. Além disso, Spinelli também falou sobre o poder do franchising tanto como veículo para criação de riqueza, quanto sendo um negócio de alto potencial.

Através de sua experiência como co-fundador da maior franquia de serviços rápidos dos EUA, a Jiffy Lube International, o especialista deu dicas importantes para se atingir o sucesso com este tipo de negócio. A Jiffy Lube International possui dois mil centros de serviços nos E.U.A e no Canadá, presta serviço de manutenção a mais de 30 milhões de carros por ano, servindo de exemplo para a expansão das redes. `Existem pessoas que querem sempre eliminar os riscos, mais isso também significa eliminar o retorno`.

Para o executivo, os empreendedores disciplinados, determinados e persistentes conseguem perceber a natureza das oportunidades e fazem apostas interessantes mesmo nos momentos de crises. `Eu não posso falar de franchising, sem falar de empreendedorismo, cujo o significado é estar atento ao mercado. Uma vez empreendedor você verá o mundo como um conjunto de oportunidades e isso implica em expansão, que pode ser um risco, mas também pode ser seu sucesso`.

Ao ser questionado sobre como saber se estamos sendo empreendedores, Spinelli afirma que entender seu próprio negócio é importantíssimo para o sucesso. `Para trocar óleo é necessário ter óleo nas unhas`, e aliou a publicidade como ferramenta necessária para qualquer atividade. `Se você está tentando consolidar uma marca, precisa inserir no cérebro das pessoas essa marca, assim quando ela pensar em óleo, por exemplo, só vai conseguir lembrar da marca Jiffy, quando pensar em fast-food, vai pensar em McDonalds e etc`.

Além de conhecer bem o público alvo, aliar preço atraente à qualidade, o executivo alerta que é preciso definir metas e conhecer bem a legislação do setor antes de se envolver com qualquer negócio em qualquer lugar do mundo. Spinelli passa grande parte do seu tempo ensinando empreendedores potenciais a focar nas oportunidades e criação de valor em seus projetos de vida. Para ele o empreendedorismo pode ser aprendido e ensinado. `O desafio, nesse sentido, é juntar teoria (pensamento) e ação de uma maneira que os alunos absorvam a experiência de empreendedores já testados`.

Espinelli é autor dos livros: Business Plans for the 21st Century, Franchising: Pathway to Wealth Creation e New Venture Creation for the 21st Century. Tem atuado como consultor para importantes empresas como Intel, IBM, Fidelity Investments e Allied Domecq. 

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