Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Grupo setorial de redes de alimentação se reuniu na nova sede da ABF

19/06/2008

A nova sede da ABF foi palco da primeira reunião do Grupo Setorial de Redes de Alimentação que reuniu cerca de 50 empresários do setor, no ultimo dia 18 (quarta-feira).

O Diretor de cursos e eventos, João Baptista Junior iniciou a apresentação falando da recente viagem a Chicago, ocasião em que visitou a feira realizada pela National Restaurant Association, a NRA Show 2008 – evento que revelou as mais recentes tendências do setor industrial da alimentação.

Baptista ressaltou a importância de participar desses eventos e pediu o comprometimento dos executivos do setor, para que juntos possam realizar de maneira organizada e antecipada estas viagens.

`Vamos organizar uma agenda para feiras e encontros empresariais e esperamos adesão significativa, que nos permita visitar eventos que agreguem estratégias competitivas aos nossos negócios`, informou o diretor.

Na seqüência, o Diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo falou sobre as medidas judiciais e amigáveis que a ABF tem tomado em relação ao sistema tributário que afeta as franquias, além das outras pautas governamentais, como a redução da carga horária, entre outros assuntos trabalhistas que impactam o setor.

`A ABF é participativa em todas as questões que envolvem o setor de franquias, no entanto, é necessário que as empresas tenham um único posicionamento para que juntos possamos conquistar medidas que favoreçam o setor,  parceiros e colaboradores sem prejudicar a economia nacional`.

Camargo aproveitou a ocasião para agradecer a grande adesão dos empresários do setor de alimentação na pesquisa trimestral realizada pelo Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Felisoni & Associados, cujos números da pesquisa foram relembrados por João Baptista Junior.

A pesquisa, que visa oferecer aos empresários do setor de franchising a oportunidade de conhecer o desempenho de seu segmento no que se refere à competitividade e crescimento, registrou a participação de 39%  de redes do segmento de alimentação.

Especialmente entre as redes do setor de alimentação foi apurado um aumento de 11,36% no número de lojas no primeiro trimestre de 2008. Ainda no primeiro trimestre esse segmento registrou um faturamento de 22,39% superior ao mesmo trimestre de 2007. A previsão é de que o segmento obtenha um faturamento de 26,58% no segundo trimestre deste ano, sobre o mesmo período de 2007. Já para o número de redes, a expectativa é crescer 6,62% para o período de abril/junho de 2008 em relação a janeiro/março de 2008.

Ainda durante o encontro setorial o advogado e consultor Mário Cerveira, do escritório Cerveira, Dornellas e Advogados Associados, foi convidado para falar sobre os cuidados que os lojistas devem ter com o ponto comercial e shopping centers e as cláusulas que envolvem estas questões, levando em consideração o boom de procura e oferta de lojas nestes locais. Cerveira participou recentemente de um café jurídico da ABF no qual teve a oportunidade de compartilhar sua expertise neste assuntos, dando dicas e esclarecimentos sobre alguns pontos destas questões. Clique aqui e confira mais sobre esta palestra.

Reunião setorial das redes de alimentação – 18/06 na sede da ABF.


Da: Redação DFREIRE

NOTÍCIAS RELACIONADAS