Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquias de alimentação buscam espaços fora dos shoppings

01/03/2005

Os shoppings centers não são mais os únicos focos das franquias brasileiras de alimentação. Praças de alimentação em bairros, galerias, centros comerciais e à beira de rodovias despertam o interesse de algumas marcas. `O crescimento dos fast food está atrelado à disponibilidade de locais onde se possa compartilhar a estrutura de suporte, a exemplo do que já ocorre nos shoppings. Aos poucos, as redes estão percebendo que podem se unir para dividir o custo da manutenção dessas estruturas e estão criando os chamados stripe centers`, afirma o consultor André Giglio, da Francap. 

Esta nova tendência atende a necessidade dos consumidores que precisam de agilidade no atendimento e não dispõe de tempo para ir a um shopping. `O consumidor pode se alimentar no percurso entre o trabalho e a aula. É muito mais prático ágil`, explica o consultor. Para ele, as franquias de alimentação têm grande vantagem em relação as demais marcas. `Os consumidores já conhecem a qualidade dos produtos`, diz. 

 

Existem franquias de alimentação que se adaptam perfeitamente fora de shoppings. `As cafeterias e outras redes que comercializam produtos que não exigem muito tempo para o consumo podem servir os clientes no balcão ou em pequenos espaços`, diz Giglio. Um exemplo é a rede Empada Brasil, que tem 41 unidades. Apenas duas estão em shoppings. `Para abrir uma unidade da Empada Brasil é preciso espaço para produzir, assar, expor e servir as empadas. Não mais que 40 m2 para tudo isso`, explica Francisco Christóvão, proprietário da marca. A rede tem atraído a clientela com produtos com baixas calorias, como as empadas de salmão com rúcula e a de kani com alho-poró. `Mas, as mais vendidas ainda são a frango com a catupiri, palmito e camarão, mais tradicionais`, diz Christóvão. 

 

Mas, também existem aquelas que buscam locais diferenciados. É o caso do Montana Grill Express, especializado em grelhados, que tem 44 franquias instaladas ou em fase de instalação em shopping centers. Em 2004, a rede inaugurou uma franquia no posto-rodoviário Arco-Íris, na Via Dutra, na altura de Roseira (SP) e já planeja a abertura da segunda franquia em postos rodoviários. Desta vez no Arco-Íris de Lorena (SP). A rede também vai implantar uma unidade de rua em Belém (PA) com estrutura própria. `Uma grande vantagem é a economia com o condomínio, tão caro nos shopping centers. E percebemos que as lojas de rua localizadas no Centro são ideais para atender trabalhadores, na hora do almoço e durante semana; as instaladas em grandes vias fazem mais sucesso nos fins de semana, em especial na hora do jantar`, explica Clóvis Cabrino Junior, sócio da franqueadora. 

 

A estrutura de rua foi escolhida pelo grupo Montana também para a marca Montana Carnes & Cia, loja especializada em carnes nobres embaladas e itens para churrasco. A primeira unidade funciona há cerca de um ano em Campinas e, em breve, entrará no sistema de franchising. 


Informações para a imprensa:

Paula Idoeta // Paulo Flores // Denis Dana // Daiane Oliveira

Ex-Libris Comunicação Integrada

Av. Paulista, 509 conj. 602 – São Paulo – SP – CEP: 01311-000

Tel.: (11) 3266-6088 – www.libris.com.br

 

Avaliação

NOTÍCIAS RELACIONADAS