Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franchising premia iniciativas de responsabilidade social empresarial

30/05/2008

As empresas O Boticário, Bob`s, CNA, Café do Ponto, Depyl Action, Vita Derm, Cetelbras, BIT Company – unidade Araxá e BIT Company – unidade Ananindeua, Jani-King e o Yázigi – unidade Vitória são as grandes vencedoras do Prêmio ABF-AFRAS Destaque Responsabilidade Social

Na noite de quinta-feira (29/05), a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e seu braço social, a Associação Franquia Solidária (AFRAS), premiaram 11 empresas brasileiras do setor que desenvolvem projetos de responsabilidade social corporativa.

A segunda edição do prêmio ABF-AFRAS Destaque Responsabilidade Social foi dividida em quatro categorias: franqueador pleno para marcas com três anos de atividade e dez ou mais franqueados; franqueador sênior para marcas com cinco anos e 30 ou mais franqueados, franqueador master para marcas com dez anos e mais de 60 franqueados e, por fim, a categoria franqueados composta de empresas de qualquer porte.

PREMIADOS

Na categoria Franqueador Master, ficaram com o prêmio as redes O Boticário, Bob`s e CNA. Venceram como Franqueador Sênior as empresas Café do Ponto, Depyl Action e Vita Derm. Já a Cetelbras ganhou sozinha o prêmio de Franqueador Pleno. As franqueadas que ficaram com o prêmio Destaque Responsabilidade Social deste ano foram: BIT Company (Unidades Araxá e Ananindeua), Jani-King e Yázigi Internexus.

 Sobre os projetos

Com o prêmio Destaque Responsabilidade Social, a AFRAS quer incentivar e, sobretudo, valorizar o esforço das redes que incluíram, em seu planejamento estratégico, práticas de responsabilidade socioambiental. `A AFRAS começou seu trabalho apoiando ações assistencialistas e, agora, está sensibilizando e dando suporte às franquias para que temas como sustentabilidade e ética na cadeia de relacionamentos sejam valorizados nas empresas. O prêmio reflete esse amadurecimento e vem coroar essas iniciativas`, afirma Claudio Tieghi, presidente da AFRAS.

Acompanhe os projetos:

Bonequinhas Solidárias, O Boticário: Comercialização de bonecas de pano em 222 lojas da franquia que são produzidas por 11 grupos de artesãos do estado de Pernambuco. O cerne do projeto é abrir mercado para os pequenos produtores a partir do conceito de comércio justo em rede de franquias.

Programa Bob`s Melhor Idade: promover a inclusão social e profissional de pessoas com mais de 45 anos e idosos. Com este programa, o Bob`s contrata funcionários com idade entre 45 e 65 anos para suas lojas. O objetivo é resgatar a alegria e motivar profissionais que desejam voltar ao trabalho, mas encontram dificuldades e preconceitos. Em todas as lojas próprias da empresa no Rio e de São Paulo há pelo menos um `Melhor Idade`.

Fundação CNA: A Fundação CNA proporciona educação pré-escolar para 720 crianças de 2 a 6 anos de idade moradoras do Jardim Amália, situado no Campo Limpo, zona sul de São Paulo. O CNA se encarrega de todos os custos do projeto como uniformes, material didático e alimentação diária.

Dia da paixão por Café, Café do Ponto: Destinação de toda a renda obtida neste dia com a venda de cafés e produtos à base de café para o GRAACC – Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer com adesão de 100% dos franqueados.
 
Depyl Action na luta contra o câncer de mama: Parceria com o Instituto Brasileiro do Câncer.  Depyl Action angaria recursos para a entidade ao mesmo tempo em que, em suas lojas, promove ações para a conscientização das clientes sobre a prevenção e tratamento do Câncer de Mama.

Projeto Teleton, Vita Derm: Captação de recursos para a Associação de Apoio a Criança Deficiente (A.A.C.D.) com a venda de dois tipos de produtos Vita Derm.

Educação para todos, Cetelbras: Inclusão de pessoas da terceira idade, alunos da rede pública de ensino e pessoas carentes em cursos de formação profissional em informática iniciante e avançada, cursos administrativos e de idiomas, mas com descontos que variam de 50%  a 70%.

Bit Empreendedorismo Social, Bit Company – Araxá: conjunto de ações sociais que visam desenvolver a gestão participativa permitindo aos colaboradores da empresa receber formação voltada ao empreendedorismo. A adoção desta prática possibilitou à Bit Company ampliar as oportunidades de negócios.

Programa de Capacitação e Geração de Empregos, Jani King: inserção de pessoas carentes no mercado de trabalho, por meio da capacitação profissional em serviços de limpeza e conservação de ambientes que são a especialidade da marca.

Campanha de Inclusão Digital, BIT Company – Ananindeua: Oportunidade de inclusão digital de população de baixa renda por meio de cursos de informática profissionalizantes, destinados a jovens até 14 anos e à terceira idade.

Espaço cultural, Yázigi – Vitória: O projeto inspirado no Espaço Cultural Yázigi, em São Paulo, trabalha há mais de 20 anos com a comunidade capixaba em prol da arte-educação, por meio de exposições e manifestações artísticas, ciclo de palestras, debates e campanhas sociais.

Confira a galeria de Fotos

NOTÍCIAS RELACIONADAS