AOL e ABF lançam Guia do Franchising

19/11/2004

Uma parceria com a Associação Brasileira de Franchising, nova área da AOL oferece serviços e conteúdo para quem pretende ter um negócio próprio por meio de uma franquia



São Paulo, novembro de 2004 – A AOL acaba de lançar um novo serviço em seu conteúdo, o Guia do Franchising. Com informações e dicas para o empreendedor que quer se tornar franqueado de alguma rede, o novo canal é fruto de uma parceria da AOL Brasil com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade que conta com mais de 600 associados entre franqueadores, franqueados, consultores e demais profissionais envolvidos como sistema. O guia pode ser acessado no endereço
www.aol.com.br/franchising.

O novo Guia é um portal de serviços e de conteúdo para quem quer abrir uma franquia ou franquear seu negócio. O carro-chefe do canal é o acesso ao banco de dados da ABF com o perfil das empresas associadas à entidade, divididas por segmentos do mercado São ao todo 19 setores, com oportunidades de negócios.

Neste serviço, o internauta encontra todas as informações necessárias para se tornar um franqueado – valor mínimo e máximo do investimento, faturamento das unidades, prazo para retorno do investimento, taxas de propaganda e royalties, capital de giro, treinamento incluído na franquia, além de nome e contato da pessoa responsável pela área de franquia de cada rede. O interessado encontra ainda um formulário em que coloca seus dados e o segmento (alimentação, vestuário, etc.) ou a empresa específica em que está interessado em investir. Essas informações serão acessadas apenas pelos associados da ABF.

O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, explica que a parceria é um marco para a ABF. Segundo ele, empreender no Brasil tornou-se uma realidade no mercado de trabalho e a franquia oferece inúmeras vantagens para quem procura iniciar um negócio próprio. `Nesse contexto, a parceria com a AOL é um instrumento muito importante pois facilita ainda mais o acesso às  informações do setor`, afirma o executivo, ressaltando que o maior inimigo da franquia é a falta de conhecimento do mercado.   

Para o diretor de conteúdo da AOL, João Wady Cury, o Guia do Franchising é mais um investimento da AOL em conteúdo voltado para o público executivo com espírito empreendedor. `O novo serviço alinha-se a outros canais de interesse deste público, já lançados pela AOL, como o serviço de acesso corporativo AOL Empresas e o canal Negócios & Empresas`, ressalta.

O Guia do Franchising traz ainda, diariamente, artigos assinados por donos ou executivos de redes franqueadoras, consultores e especialistas com dicas sobre o negócios do franchising. São dicas destinadas àqueles que empresários que pensam em franquear seu negócio, a quem quer conhecer melhor a franquia sob a ótica de quem está atuando em cada segmento, cases de sucesso deste mercado, etc.  

O conteúdo inclui dicas de franchising que respondem às principais questões dos (futuros) profissionais do ramo, como qual a franquia ideal para cada perfil de empreendedor, que é preciso saber para abrir uma franquia, como avaliar as opções e os principais segmentos, como transformar seu negócio em uma rede de franchising e como melhorar a performance de seu negócio de franquias, entre outras.

O setor de franchising é um importante segmento da economia nacional, que emprega hoje cerca de 500 mil pessoas. De acordo com pesquisa da ABF, no último ano, o segmento apresentou crescimento de 4% em relação a 2002, chegando a movimentar R$ 29 bilhões em negócios. O crescimento foi superior aos índices da economia brasileira, com destaque para alguns segmentos, como o de Educação e Treinamento, que teve crescimento de 7% no número de redes e mais de mil novas unidades abertas só em 2003.


Sobre a AOL

A America Online Brasil (AOL Brasil) foi o primeiro serviço da AOL na América Latina, iniciando suas atividades em novembro de 1999. Especialmente para o país, a AOL desenhou, pioneiramente, produtos diferenciados e ideais para diversos tipos de usuários. Desde 2003 conta com uma equipe de jornalistas e colaboradores que está entre os melhores do país, como Marcos Sá Correa e Manoel Francisco Brito.  Seus portais contam com mais de 100 produtores de conteúdo, como BBC, Cartoon Network, Nickelodeon e Reuters, além de conteúdo local de fornecedores como Agência Estado,  Guia dos Curiosos, Drauzio Varella, Mundo da Criança e Enciclopédia e Dicionários Delta.

 

Sobre a ABF 
     

A ABF -Associação Brasileira de Franchising é uma  entidade sem fins lucrativos, criada em 1987, para  divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como Franchising/Franquia. Sendo assim, reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar a prática do bom franchising no Brasil.

A ABF orienta como pesquisar corretamente uma franquia, indica literaturas especializadas e fornece dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios através do sistema de franquia, a ABF orienta quais ações necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para assessorarem o processo. 

 

AOL

Informações para a imprensa:

Ketchum Estratégia

Luísa Pinheiro, Flávia Martins e Fernando Neves

(11) 5096-4334 ramal 233

[email protected]

 

ABF

Informações para a Imprensa : DFREIRE Comunicação e Negócios

Tel. (11) 5505-8922 – www.dfreire.com.br

Contatos: Debora Freire – ([email protected])

                 Ivânia Monfort – ([email protected])

Avaliação

NOTÍCIAS RELACIONADAS