Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF e AFRAS lançam os Indicadores de RSE

26/03/2009

Cerca de 100 pessoas participaram do lançamento oficial dos Indicadores Ethos Setoriais de Responsabilidade Social Empresarial do Sistema de Franquias, que aconteceu na sede da ABF, no último dia 25.

Muito bem recebida pelos presentes, a iniciativa da ABF-AFRAS, contou com o apoio do Instituto Ethos e pode ser considerada mundialmente pioneira.

Ao dar boas vindas aos participantes, o presidente da ABF, Ricardo Bomeny, disse estar muito satisfeito com o trabalho desenvolvido para o setor. `O anúncio de hoje mostra o compromisso da ABF e das empresas brasileiras de franchising com a busca de práticas responsáveis de gestão`.

    

Bomeny fez questão de dar seu depoimento como empresário do setor e participante de todo o processo: `Os indicadores do Ethos fazem parte das metas de negócio do Bobs há dois anos. Com os indicadores próprios do setor ficará mais claro o caminho para alcançar a compatibilidade com esses índices`.  Ainda de acordo com o executivo, hoje, os gestores do Bob` s já recebem bônus pela melhoria desses indicadores.

Os Indicadores constituem uma ferramenta de aprendizado e auto-avaliação com vistas ao planejamento de estratégias e ao gerenciamento dos impactos sociais e ambientais decorrentes das ações de cada empresa.

A criação dos indicadores específicos para o setor de franquia teve início em julho do ano passado, com a participação de 13 empresas. De lá para cá, foram feitas várias reuniões de trabalho e o projeto também ficou disponível para consulta pública durante um mês. Hoje foi lançado oficialmente e já está disponível no site do Instituto Ethos e da ABF.

O evento contou com a participação de Claudio Tieghi, presidente da AFRAS, Ricardo Young e Roberta Cardoso, presidente e coordenadora do Instituto Ethos respectivamente, e Sonia Favaretto, superintendente de sustentabilidade e comunicação interna do banco Itaú e Diretora Setorial de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da FEBRABAN.

    

    

Roberta Cardoso explicou todo o processo de criação dos indicadores e  ressaltou a importância de divulgação do projeto entre as empresas que atuam no sistema. `Precisamos incorporar a preocupação sócio ambiental à gestão propriamente dita das empresas e não, apenas, encará-la como um adereço da administração empresarial`, disse.

Durante o evento, a ABF-AFRAS anunciou, também, a criação de Oficinas de Capacitação nos Indicadores Ethos Setoriais de RSE do Sistema de Franquias, que a partir de agora farão parte do calendário oficial de cursos oferecidos pela Associação. A primeira turma está prevista para o dia 13 de maio. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3020-8831.

NOTÍCIAS RELACIONADAS