Notícias das franquias

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

ABF apresentou palestra em evento que discute a cooperação entre Brasil, Índia e África do Sul para pequenos negócios

18/09/2007

A ABF participou do II Encontro Brasil, Índia e África do Sul sobre Pequenos Negócios, promovido pelo SEBRAE, em Belo Horizonte, com o objetivo de trocar experiências, estabelecer parcerias e integrar os pequenos negócios nos três países.

O evento reuniu os representantes do Sebrae (Brasil), da National Small Industries Corporation Ltd. – NSIC (Índia), da Small Enterprise Development Agency – Seda (África do Sul) e missões comerciais dos dois países, para discutirem temas como a inserção dos pequenos negócios ao desenvolvimento sustentável, projetos internacionais e cooperação, ambientes regulatórios, políticas de acesso ao crédito e franquia como alavancadora de negócios.

Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, ministrou uma palestra sobre o mercado de franquia no Brasil, na qual falou sobre o Projeto APEX, de internacionalização de franquias, e também, dos Projetos Inteligência Comercial e Feira do Empreendedor em parceria com o Sebrae.

A Índia tem quase 1000 marcas de franquias com 40 mil unidades franqueadas, que geram cerca de 300 mil empregos diretos. O setor de franquia na Índia representa 2% do varejo local. Além disso, o País já assinou o Protocolo de Madrid para o registro de marcas (acordo mundial de facilitação de registro de marcas na Europa).

Na África do Sul, segundo a Seda, existem 2,6 milhões de pequenos negócios, mas apenas 598 mil são formais. A participação delas no PIB sul-africano é estimada entre 27% e 34% e na geração de empregos entre 30% e 40%.

NOTÍCIAS RELACIONADAS