Quer abrir sua primeira franquia? 2019 é o ano, a gente acredita, e você?
30/04/2019
Nas promessas do início do ano estava o item mudar de vida para melhor?
Estamos no segundo trimestre de 2019 então pense bem nas diversas opções de mudança.
Se uma das metas é abrir um negócio, que tal investir numa franquia?
2019 pode ser o seu ano. Acredite!
A recuperação da economia, especialmente no último trimestre do ano passado, trouxe bons reflexos para o varejo e o franchising.
Aproveite as oportunidades pois o mercado de franquias está aquecido no país e é ideal para quem quer investir em um negócio próprio, mas quer também contar com o respaldo de uma marca conhecida no mercado e com o know how de quem conhece o negócio.
Quer montar sua primeira franquia e não sabe por onde começar?
Não se aflija.
Entrar no sistema de franquias não é um bicho de sete cabeças se você planejar bem todos os passos.
Esse planejamento começa com uma autoavaliação.
Olhe no espelho e se pergunte: Eu sou empreendedor?
Vá, faça isso. Lá no fundo você vai encontrar a reposta.
Além disso, dinamismo, capacidade de gestão de crises, desejo de aprender e disposição para trabalhar inclusive aos finais de semana também são características relevantes que as franqueadoras procuram.
Calma, o espelho não vai te morder com tantas perguntas, só depende de você.
De acordo com o consultor da Ponto de Referência, Paulo Mendonça, é preciso estudar, conhecer, entender toda a logística e saber qual o seu papel na cadeia produtiva do sistema de franquias antes de investir.
“É preciso entender o sistema, conhecer sua dinâmica, como ele funciona, antes de se decidir pelo franchising e saber quais são os deveres e obrigações de franqueados e franqueadores”.
Mas qual marca escolher?
Nessa hora honestidade com si mesmo é tudo, pois muito mais do que poder aquisitivo para iniciar o negócio, é preciso afinidade e dedicação para mantê-lo.
Uma palavrinha especial nessa hora se chama: Afinidade.
Procure uma marca que te dê prazer e felicidade em trabalhar.
O consultor recomenda a não pensar somente no retorno financeiro e sim escolher uma marca que faça bem, fale ao seu coração, pois você estará atrelado a ela por alguns tempo.
“A escolha de uma marca não deve ser meramente financeira pois, pressupõe-se, você viverá atrelado a ela pro resto dos seus dias.
O processo de escolha de uma marca deve começar pela identificação com algo que remeta a você, que fale ao seu coração”.
Uma boa dica para escolher uma marca é ficar atento também no tempo de mercado da franquia.
Geralmente, franquias que estão há mais tempo no mercado costumam ser reconhecidas pelo público, sendo este um bom indicador para investir.
A marca com mais reputação no mercado transmite mais segurança aos consumidores.
Existe uma franquia Ideal?
Segundo Mendonça, a franquia ideal é aquela em que os interesses e anseios de ambas as partes se ajustam.
“O processo de escolha de uma marca é individual e é produto de um conjunto de fatores que varia de pessoa pra pessoa.
Obviamente é preciso analisar as condições de mercado e suas tendências, o que valeria para todo candidato.
Mas isso não é tudo.
A franquia ideal é aquela que se adequa aos anseios de cada um, aos gostos, aos recursos disponíveis, ao tempo de dedicação necessário, à possibilidade de retorno mensal”.
Um bom lugar para se decidir qual a melhor marca investir são as feiras de Franquias: em São Paulo a ABF Expo em junho e no Rio em setembro com a Expo Franchising ABF Rio.
Além dessas oficias, a ABF apoia outras em diversos estados também.
Veja uma lista com 11 franquias, e comece sua jornada de pesquisa:
Primeira franquia – Viva Eventos
Anúncio A Viva Eventos é apaixonada por produzir as formaturas mais incríveis que você já viu. Queremos proporcionar felicidade e impactar positivamente a vida das pessoas. E por que não fazer disso um grande negócio?
Esta é a nossa proposta: realizar festas e eventos para celebrar a conclusão da faculdade, mas também durante toda a experiência universitária, período marcante na vida de qualquer pessoa. Criamos eventos inesquecíveis para quem quer ter a comemoração dos seus sonhos.
Nós estamos aqui pra botar a mão na massa e fazer essa etapa ser inesquecível para você.
Vem com a gente! Seja um franqueado de sucesso e faça da realização de sonhos o caminho para tornar os seus próprios em realidade!.
A Bubblekill possui um inovador modelo de franquias com conceito de autenticidade gastronômica através de bebidas altamente diversificadas e deliciosas e aposta no grande potencial deste mercado em franca expansão.
A FastFrame / Moldura na Hora é uma rede americana líder mundial em molduras, pôsteres e espelhos, com mais de 300 lojas no mundo todo. Chegou ao Brasil em 1996 com um sistema especializado em prestações de serviços de emolduração em apenas uma hora. Trouxe também produtos inovadores de alta qualidade, que estabelecem um forte diferencial competitivo através da utilização de sofisticados equipamentos e materiais.
A Louyt éuma empresa global constituída por investidores brasileiros, catalães, espanhóis e italianos, com operação instalada em 24 países de diferentes continentes. Ela disponibiliza tecnologia de soluções em mobile marketing com o objetivo de turbinar as vendas de uma determinada loja virtual, além de ter a possibilidade de oferecer um sistema de atendimento eletrônico à página monitorada, inclusive com a utilização de chatbots especializados em refinar o processo de compras.
Fundada em 1988, a franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma.
Anúncio Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira está em 25 estados brasileiros. Surgiu com o intuito de suprir uma necessidade do mercado: a de atender a residências e empresas com profissionais capacitados e de confiança. O trabalho diferenciado e o suporte oferecido aos franqueados fez com que a marca recebesse em 2017 e 2018 o Prêmio Top 25 do Franchising, ficando entre as 25 melhores franquias do Brasil, além de ser a única empresa do seguimento a ganhar o selo de excelência da ABF em 2018.
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.
Líder no segmento de podologia, com lojas instaladas em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Doctor Feet oferece excelentes oportunidades de negócios aos empreendedores interessados, atuando diretamente na prestação de serviços de podologia e venda de produtos médicos e ortopédicos.
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
A Dr Fiscal é uma plataforma tecnológica criada para empreendedores que possuem negócios no Regime de Tributação do Simples Nacional. Nossa estrutura de regras fiscais formatadas em uma modelagem de algoritmo possui hoje 5 milhões de regras fiscais e mais de 32 milhões de produtos, permitindo aos empresários do Simples Nacional a correta emissão das suas NFes e também a acuracidade no pagamento dos tributos, evitando riscos com a fiscalização.
O Kumon é uma rede de franquias de educação em franca expansão, presente em 49 países e com mais de 4 milhões de alunos. No Brasil, nossas quase 1500 unidades atendem mais de 155 mil alunos em todas as regiões do país e, com isso, nos consolidamos também como a maior rede de franquia de educação do país.
Tipo de Negócio – Cursos livres de matemática e idiomas
Investimento – a partir de R$ 35.460 (ESTADO SEDE SÃO PAULO) Retorno do Investimento – de 18 a 24 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 27.000