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Maior rede de franquias, a Cacau Show responde à perguntas

5 Perguntas para a maior rede de franquias do Brasil

24/03/2023

O que uma grande rede de franquias pode ensinar a outros empreendedores sobre sucesso, vendas e planejamento?  Uma boa conversa e 5 Perguntas para a maior rede de franquias do Brasil, a Cacau Show,  pode trazer respostas interessantes.

Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre as maiores franquias do Brasil mostra que a rede Cacau Show chegou pela primeira vez ao primeiro lugar no Top 10 do ranking das 50 Maiores Franquias, com 30% mais unidades em relação ao ano anterior da pesquisa da entidade.

A empresa de chocolates Cacau Show já demonstrava uma trajetória de crescimento nos últimos anos e alcançou 3.763 operações no Brasil contra 2.827 no período anterior, mantendo um ritmo de expansão acelerado e adotando estratégias novas de crescimento com um modelo de negócio com menor investimento.

Confira 5 Perguntas para a maior rede de franquias do Brasil, Cacau Show, respondidas por Arlan Roque, gerente executivo de expansão da franqueadora:

 

1) O que levou a Cacau Show a superar as 3 mil unidades e se tornar a maior franquia do Brasil?

R: Hoje somos 3.780 lojas. Há um mercado potencial ainda muito grande no Brasil e, com esse volume de quase 4 mil operações, ocupamos em torno de 12% do mercado de chocolates.

Ou seja: ainda há muito o que fazer. Temos mapeados 5.500 pontos possíveis e vamos trabalhar para ocupar esses espaços.

Conseguimos desenvolver um modelo de negócios de fácil implantação para o franqueado, com mercado consumidor com espaço para crescimento e um payback estimado em até 24 meses. Essa equação contribui muito para esse crescimento.

 

2) Quais são as estratégias para manter o crescimento da rede?

R: Abrimos novas lojas com franqueados de nossa base e com novos empreendedores, isso permite competitividade e renovação da rede. Para quem já é nosso parceiro, temos constantes incentivos em crescimento com novas lojas.

Nos últimos anos, mais da metade das novas operações foram com parceiros que já estão em nossa base. Para novos franqueados, oferecemos um negócio que entrega muita segurança e solidez.

Em outra frente, temos muita inovação em nossa linha de produtos e investimentos em mídia. Isso converge para despertar interesse do consumidor, resultando em aumento de demanda e consequentemente, aumento da necessidade e interesse de novos pontos de venda.

 

3) Qual o perfil de franqueado que vocês estão buscando atualmente?

R: Antes de buscarmos o franqueado que possui capital, embora consideremos que seja necessário atender este requisito, queremos em nosso time pessoas com desejo de vencer, de junto conosco, fazer a loja dar certo.

Não é um negócio para caminhar sozinho e passar no final da semana para conferir o caixa.

Se houver experiência anterior em varejo, é super bem-vinda, mas isso é um detalhe, porque ajudamos nosso franqueado com treinamentos técnicos.

A vontade de realizar é o que mais primamos nesse processo.

 

4) Que dicas você daria para um empreendedor que está buscando comprar uma franquia?

R: É necessário que exista identificação com o segmento que se pretende atuar. Creio que esse seja o primeiro passo.

Depois recomendo que essa pessoa conheça a cultura da franqueadora, converse com franqueados de diferentes estágios de maturidade, pois o franqueado passará a receber essa cultura em seu dia a dia, e se forem  completamente opostas, a chance de não dar certo será grande e por fim, planejamento financeiro: a pessoa possuir o capital necessário para iniciar o negócio e fôlego

para o período de maturação da operação.

 

5) Quais são os pontos fortes do franchising e por que investir neste mercado?

R: É um sistema muito maduro e estruturado, possui legislação própria e uma associação (a ABF)  séria, que zela pela saúde do franchising brasileiro.

Penso que uma grande força do franchising seja justamente possuir uma rede colaborativa de negócios, pois um franqueado não é concorrente do outro, estão no mesmo rumo e com o franqueador que trabalha para o sucesso da rede, afinal, não há franqueador que possua sucesso e perenidade se a rede de franqueados não for bem sucedida.

Além naturalmente, de ser um modelo formatado e testado, onde o franqueado tem a oportunidade de direcionar sua energia para os resultados no ponto de venda e em sua região de atuação, tendo o franqueador como o ente que tem como missão a estratégia do negócio.

Tomando a Cacau Show como exemplo, na semana seguinte à Páscoa, já estamos planejando a campanha do ano seguinte, o franqueado através do Conselho de Franqueados tem participação, mas a rede recebe a campanha pronta para atuação no ponto de venda. É um mercado de oportunidades, ainda há muito espaço para crescimento.