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Como superar a insegurança e começar um negócio de sucesso?


15/10/2021


negócio de sucesso, invista no franchising

O medo te atrapalha e não te deixa começar um negócio de sucesso?

Assim como você, há muitas pessoas que possuem insegurança quando o assunto é empreender. E às vezes é muito difícil vencer o medo!

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Herbalife Nutrition e conduzida pela OnePoll, 77% dos brasileiros sonham em empreender, mas 65% se sentem sem fôlego para encarar os desafio e 80% acham que nunca teriam a oportunidade de seguir seu sonho de abrir o próprio negócio.

Outro fato interessante são os motivos para não abrir o negócio:

  • 69% apontam os altos custos de investimento inicial;
  • 29% dizem que a insegurança de como começar os impedem de começar um negócio;
  • 27% colocam a falta de informação sobre dados de mercado e financiamento;
  • 23% têm preocupações sobre se, de fato, será bem-sucedido;
  • 22% têm receio de não ser um negócio lucrativo.

Ou seja, muitos dos motivos têm a ver com insegurança.

A verdade é que ser empreendedor tem muitos desafios e é preciso superá-los para ter acesso aos grandes benefícios.

Hoje vamos te dar algumas dicas para que você possa superar a insegurança e ter o seu negócio de sucesso e vamos também ouvir histórias de pessoas que, assim como você, estavam inseguranças, mas decidiram arriscar.
 

É comum se sentir inseguro?

Uma coisa importante de se notar é que sempre é possível encontrar uma pessoa que passou por uma situação semelhante à nossa.

Assim, é possível aprender com a história de outros a superar nossas inseguranças.

Leila Toleto é especialista em marketing e franquias, além de coordenadora do curso de Formação em Gestão Estratégica de Franquias do IAG PUC Rio.

Ela explica que é comum que empreendedores se sintam inseguros na hora de começar um negócio.

“Muitos têm vontade, recursos, mas não levam a ideia adiante. Pessoas com perfil mais conservador e avesso a riscos dificilmente buscarão esse caminho, a menos que essa seja sua única alternativa. Por outro lado, pessoas com perfil mais ousado, podem se atirar em um negócio próprio, sem necessariamente, estarem preparados para tal”, destaca a especialista.

 

Como é possível vencer o medo?

O medo é, muitas vezes, gerado porque não conhecemos sobre um assunto.

Por isso, uma forma de superar a insegurança é investir no aprendizado!

“Digo que o conhecimento é o fator mais importante, tanto o autoconhecimento como o conhecimento do mercado e da área de atuação do negócio. Investir em autoconhecimento será essencial para entender quais são as suas potencialidades e reconhecer as oportunidades de desenvolvimento pessoal”, explica Leila.

 

Como uma franquia pode ajudar a vencer o medo?

Uma forma de superar a insegurança é investir em uma franquia, pois no sistema de franquias você não estará sozinho na hora de começar o seu negócio.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor de franquias apresentou um aumento de 48,4% no faturamento no segundo trimestre de 2021 se comparado ao mesmo período de 2020.

Além de ser um setor com bons resultados, o franchising também tem a vantagem de ter a figura do franqueador, que irá te dar toda a base para começar um negócio de sucesso.

“As análises de mercado e concorrência já foram feitas, existe uma marca estabelecida, com potenciais consumidores. O franqueador detém o know-how e poderá auxiliar o empreendedor na escolha do local, na negociação, orientar sobre como montar a unidade. Além disso, na fase preliminar, é possível conversar com outros franqueados da marca para conhecer melhor o modelo”, explica Leila Toleto.

Além disso, é possível aprender como funciona o negócio antes de investir.

“Alguns franqueadores dão ainda a oportunidade de o candidato experimentar a operação do negócio, antes mesmo da assinatura do contrato de franquia. Passada a fase inicial, o suporte do franqueador fará toda a diferença no dia a dia do negócio, bem como a estrutura em rede, formada pelos outros franqueados, fornecedores e parceiros. Orientações sobre a gestão financeira, de pessoas, logística, comercial e de marketing também são pontos a destacar no modelo”, completa a especialista.

 

Negócio de sucesso: conheça histórias de quem conseguiu vencer o medo

 

Júlio Cezar Cerqueira Rego, 38 anos, investiu em outubro de 2019 em uma franquia do Instituto Gourmet.

Mas antes de investir ele também ficou receoso. Suas inseguranças envolviam o medo de não ter a rentabilidade adequada, além do receio de investir em um ramo diferente da experiência profissional anterior.

A insegurança foi superada com o auxílio da franqueadora.

“Antes de adquirir a primeira unidade conversamos com franqueados para entender a realidade do negócio, o que nos deixou mais seguros para iniciar na rede.

Na fase de implantação, me aprofundei ao máximo nos treinamentos e troca de experiência com os franqueados mais antigos da rede. Tivemos todo o suporte da franqueadora nesse processo”, explica o franqueado.

Após enfrentar desafios e abrir o seu próprio negócio, Júlio Cezar acredita que investir em uma franquia foi uma ótima opção e hoje já é multifranqueado.

“Estamos muito satisfeitos em atuar em um ramo que, além de rentável, promove a transformação na vida das pessoas. Não temos dúvidas de que foi uma boa decisão. Decisão essa tão boa que em menos de um ano virei multifranqueado, adquirindo mais duas unidades”, destaca.

 

Letícia de Azevedo Salgado, 36 anos, e Lorena Cristina Andrade Cota, 32 anos, investiram em uma franquia da Casa Graviola.

Elas contam que as inseguranças delas eram não ter o know how de um restaurante, além da dificuldade com o dinheiro necessário para um negócio.

“Fomos com a cara e a coragem e muito trabalho árduo. Contamos com a ajuda de muita gente. O apoio da franqueadora foi essencial, sem esse conhecimento jamais seria possível.

Outra ajuda primordial da franquia foi que, como éramos os primeiros franqueados fora do Rio no Brasil, eles flexibilizaram muitas coisas para viabilizar nosso negócio. Ajustaram, moldaram e compreenderam outras e assim fomos avançando”, explicam as franqueadas.

Além disso, elas fizeram um empréstimo com o BNDES para conseguir o valor necessário e focaram no negócio.

“Foi uma boa decisão investir na franquia porque seu modelo de negócio financeiro é saudável, assim como o posicionamento da marca, que é um restaurante de comida saudável. Nós não tínhamos dinheiro suficiente na época, nunca gostamos de cozinhar, só de comer, estávamos no auge da nossa carreira e ainda assim seguimos e deu tudo certo”, contam as franqueadas.

 

Andressa Abreu, 47 anos, abriu em 2017 a primeira unidade da YES! Idiomas. Ela conta que teve muitas inseguranças, principalmente porque estava investindo todo o seu capital.

“Para superar essas inseguranças estudei, pesquisei, conversei com outros franqueados. Já estava decidida que queria trabalhar com educação, e falar com outros franqueados foi decisivo para eu tomar coragem e seguir em frente com a YES!. A escolha foi tão acertada que dois anos após inaugurar a primeira unidade já estava assinando para abrir a segunda”, conta a franqueada.

Para ela, o apoio e treinamento da franqueadora foram essenciais para vencer a insegurança.

“Minha primeira escola foi e é um sucesso, atingimos o ponto de equilíbrio em 6 meses, e o retorno do investimento em 2 anos.

Hoje, como todos os negócios no mundo, estamos sofrendo com a pandemia, porém ainda assim, conseguimos manter grande parte dos alunos prestando nosso trabalho com a mesma excelência e com total apoio da franqueadora que se mobilizou rapidamente para se adequar a realidade inesperada. Investir em uma franquia foi uma ótima decisão.

Eu sou engenheira, trabalhava na indústria do petróleo, e ter uma franquia para me apoiar foi garantia de sucesso. A franquia conhece o negócio, o ramo, o cliente. Buscando uma como parceira você economiza tempo e dinheiro”, finaliza Andressa.

 

André Souza, 41 anos, é franqueado da DRYJET. Mas antes disso, ele passou 18 anos como gestor público.

“Quando se aproximou o fim do meu tempo frente aos cargos de diretoria que ocupava, já sabia que precisava tomar uma decisão: empreender ou enviar currículos? Eu acreditava piamente que eu jamais seria empreendedor, afinal mais da metade da minha vida se passara e eu sempre servi a metas, objetivos, planos de terceiros, e sempre fui muito bom nisso”, conta o franqueado.

Foi então que sua companheira, que é consultora empresarial, o ajudou a perceber que o caminho do empreendedorismo poderia ser uma boa opção, mas o medo ainda estava presente.

“Sou economista e pós-graduado em gestão de projetos, eu estudei para ser consultor, mostrar como fazer e planejar a execução, e não ser o executor. Mesmo tendo uma companheira CEO de uma empresa de consultoria de gestão empresarial, tive dúvidas”, afirma André Souza.

Ele conta que a decisão de empreender veio com a opção de investir em uma franquia com experiência sólida no mercado e uma equipe de profissionais qualificados que o pudesse ajudar neste momento.

“Superar nossos medos e dúvidas não é tarefa fácil, mas é possível  com o suporte quase que 24 horas de toda equipe da franquia e, principalmente, do próprio CEO da franquia. Ele mesmo me liga com certa frequência para falar sobre o negócio e até sobre minha vida pessoal, saúde, coração, isso se torna primordial, pois você se sente como se estivesse em família”, destaca André.

 

Veja agora ótimas opções de franquias para iniciar um negócio de sucesso:

 

Franquias de restaurantes — Mr. Cheff

Somos uma rede de alimentação que está em expansão pelo Brasil por que atendemos bem, servimos sabor e qualidade.
Faça a diferenças nas praças de alimentação. Invista na sua independência financeira e seja um(a) franqueado(a).

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MR CHEFF

 

Franquias de colchões — I Wanna Sleep

A I wanna sleep inovou no mercado de colchões criando um novo conceito de sono e relaxamento. A franquia I wanna sleep proporciona uma incrível e inovadora experiência de compra para ajudar as pessoas a dormir melhor. Arquitetura moderna, ambiente acolhedor, completo mix de produtos premium e excelência no atendimento são fortes atributos da rede. Conheça a Rede de Franquias I wanna sleep e tenha o negócio dos seus sonhos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA I WANNA SLEEP

 

Franquias de pizzaria — O Fornês

Quer investir numa franquia de pizza? Vai de Fornês! Transformamos o jeito de comer pizza, não sobre nem a borda!
Um negócio de fácil gestão, delivery e irresistível. Estamos em ampla expansão, seja franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA O FORNÊS

 

Franquias boas para trabalhar em casa – Guia-se Negócios pela Internet

Através da franquia Guia-se Negócios pela Internet é possível atuar em um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo – inclusive durante o período de crise econômica que o País enfrenta – o marketing digital.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GUIA-SE NEGÓCIOS PELA INTERNET

 

Franquias de quadros e decoração — Fastframe

FastFrame / Moldura na Hora é uma rede americana líder mundial em molduras, pôsteres e espelhos, com mais de 300 lojas no mundo todo. Chegou ao Brasil em 1996 com um sistema especializado em prestações de serviços de emolduração em apenas uma hora. Trouxe também produtos inovadores de alta qualidade, que estabelecem um forte diferencial competitivo através da utilização de sofisticados equipamentos e materiais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FASTFRAME

 

Franquias de publicidade — Premiapão

Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PREMIAPÃO

 

Franquias de serviços automotivos — Evydhence Perícia

O ramo de vistoria automotiva está em plena expansão no Brasil e ainda temos um horizonte para novos serviços e outros tipos de clientes que certamente virão.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EVYDHENCE PERÍCIA AUTOMOTIVA

 

Franquias de produtos naturais fitness – Bioflora

O mercado de alimentos e produtos naturais no Brasil cresce ano a ano. Conheça e invista na franquia Bioflora, a marca está no mercado desde 2013 e tem o conceito de cuidar da saúde por meio de suplementação balanceada, prezando sempre o bem-estar dos clientes. Temos o modelo de negócio certo para você, com baixo investimento você terá uma franquia digital com total apoio do franqueador.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BIOFLORA

 

Franquias de agência de viagens — Clube Turismo

Fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados das modalidades loja, escritório e home office, espalhados por todas as regiões do país. A franquia Clube Turismo possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CLUBE TURISMO

 

Franquias de moda infantil — Loja do Dino

A Loja do Dino oferece um mix variado de produtos para o enxoval do bebê e moda infantil. São mais de 3 mil itens que facilitam a vida das famílias e garantem conforto para os pequenos Nossa empresa está conectada com o mundo digital colocando nossos produtos ao alcance de todos e, através de nossa distribuidora DinoLog, conseguimos atender nossos franqueados de forma rápida e eficiente. Um negócio em ampla expansão, saiba mais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOJA DO DINO

 

Franquias de diaristas — Mary Help

A Mary Help é uma agência de diaristas e mensalistas que iniciou suas atividades em 2011. Assim como outras agências de recursos humanos a Mary Help está preparada para recrutar e selecionar profissionais de diversas áreas como empregadas domésticas, babás, cozinheiras, copeiras, motoristas, acompanhantes de idosos, dentre outros. Uma ótima opção de investimento.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MARY HELP

 

Franquias de tecnologia — Omie

Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresa de todos os portes, que possui em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA OMIE

 

Franquias de limpeza de estofados — Doutor Sofá

O que acha de ter um negócio home based  com investimento de microfranquia? Conheça já a Franquia Doutor Sofá. Seja especializado na limpeza e impermeabilização de estofados. Um ótimo negócio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DOUTOR SOFÁ

 

Franquias de moda — Maria Filó

A Maria Filó é um negócio consolidado com posicionamento testado, aprovado por seu público e com um conceito aperfeiçoado ao longo da sua experiência no varejo. São 57 lojas pelo Brasil, 500 pontos multimarcas oferecendo variada linha de produtos, tais como: Tricots, vestidos, blusas, jaquetas, parkas, jeans, shorts, bermudas, acessório para casa e uso pessoal.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MARIA FILÓ

 

Franquias de ensino automotivo — Escola do Mecânico

A Escola do Mecânico é uma empresa do setor e forma profissionais disputados no mercado de reposição automotiva, nas áreas de Linha Leve, Pesada, Motocicletas e Empilhadeiras.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ESCOLA DO MECÂNICO

 

Franquias de estética em domicílio — Spa Express

Microfranquia modelo homeoffice que presta serviços de estética e bem-estar em domicílio. Estamos no mercado desde 2011 e desde então, sempre pensamos de maneira inovadora, conveniente e prática de proporcionar o máximo bem-estar a todos que buscam otimizar seu tempo nos dias atuais!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA  SPA EXPRESS

 

Franquias de serviços automotivos — Acquazero

Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACQUAZERO

 

Franquias de seguros — Prudential

Presente no país desde 1998, atualmente a Prudential do Brasil é a maior seguradora independente no segmento de pessoas (excluindo VGBL). Desde 2004, atua com o modelo de franquia, e hoje possui mais de 1.500 corretoras franqueadas. Conheça os diferenciais deste negócio.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PRUDENTIAL

 

Franquias de startup de educação — Beetools

Beetools apresenta um modelo inédito de escola de idiomas, que facilita a vida do franqueado, e utiliza a tecnologia como forma de oferecer uma solução eficiente e agradável para o aluno.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BEETOOLS

 


 

Confira outras matérias que irão ajudá-lo(a) a empreender:

 


 

Separamos artigos de outros sites com textos bem interessantes, um deles é o do Sebrae, que fala sobre franquias e gerenciamento de negócios.

 

O outro site é o da Endeavor, que também tem esse ótimo texto sobre franquias:

Tem também a definição do Wikipedia para o que é franquia, clique aqui.

E se você está pensando mesmo em se tornar um franqueado, veja o que diz o Dicionário Online de Português, clicando aqui!