19 franquias de sucesso que bombam no verão, mas lucram o ano todo
10/01/2019
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A estação mais quente do ano também é a preferida dos brasileiros.
O calor faz parte da rotina da população, que vive sob temperaturas que podem chegar a 40° graus celsius durante o verão.
Para driblar essa sensação de estar dentro de um forno de fogão, as pessoas buscam consumir e investir em produtos que aliviem ao menos parte dessa quentura toda.
Algumas franquias se deram conta disso e passaram a atender essa demanda.
Ao mesmo tempo, desenvolveram estratégias para manter seus negócios aquecidos também no inverno.
Essa, inclusive, é umas das vantagens de se abrir uma franquia.
Enquanto um negócio comum terá de desenvolver planos de ação para atuar durante a temporada de baixa demanda, o franqueado contará com toda a estratégia já elaborada pela rede franqueadora, bastando apenas replicá-la de forma consistente em sua unidade.
Um estudo realizado no ano passado pelo instituto de pesquisas Ibis World apontou algumas das principais tendências de consumo para o verão: casas de sucos e vitaminas, protetor solar, serviços voltados a ar condicionado, lojas de decoração e vestuário moda praia.
De acordo com o levantamento da entidade, as vendas do primeiro subsegmento mencionado (sucos e vitaminas) podem crescer cerca de 2,2% nesta época. A receita obtida com as vendas de produtos destinados ao alívio do calor pode somar até R$ 7,6 bilhões anuais.
Também é relevante ressaltar que, apesar das temperaturas subirem ainda mais durante o verão, é comum em muitas regiões do Brasil que o clima seja quente durante todo o ano, favorecendo ainda mais quem possui um negócio voltado ao calor.
Áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por exemplo, são conhecidas por registrarem temperaturas acima dos 30 graus até mesmo durante o inverno, entre os meses de junho a agosto.
Recomendações
Antes de escolher uma franquia que atenda aos seus desejos e com a qual tenha afinidade, é preciso se atentar a alguns detalhes para que o negócio funcione e se desenvolva da melhor forma possível.
Uma delas é se atentar à data de abertura do negócio.
Para a especialista no mercado de franchising e consultora da GSPP, Mércia Machado Vergili, o ideal é realizar a inauguração da unidade ainda na época de baixa demanda, para testar os serviços e produtos.
“Os negócios tem alguns meses para ter todos os seus detalhes acertados e também para que os clientes conheçam a loja.
A abertura muito próxima da data de melhor movimento pode comprometer o resultado esperado.”
Ainda na visão da consultora, também é interessante para o franqueado que a sua unidade seja instalada em uma região de altas temperaturas, já o negócio está diretamente ligado à temperatura do ambiente.
De qualquer forma, as redes franqueadoras possuem planos estratégicos de atuação para os períodos mais frios, inclusive com a inclusão de novos produtos no mix e outras mudanças.
“A franqueadora é quem fará o trabalho de pensar em produtos e serviços que mantenham as vendas equilibradas também na época fria.
Essa é uma das vantagens das franquias, pois o franqueado já entra com uma projeção de faturamento para efeitos sazonais. O estudo financeiro do negócio prevê isso”.
Por fim, nunca deixe de conversar com outros franqueados da rede para confirmar como é a relação entre franquia/franqueado na marca escolhida, além de entender se a franqueadora entrega tudo o que prometeu.
Também é importante que o investidor escolha um segmento com o qual tenha relação mais próxima ou afinidade.
Dessa maneira, o franqueado trabalhará com algo que gosta, o que dá mais prazer profissional e melhores resultados práticos.
Abaixo, você confere 19 franquias que bombam no verão, mas que vão bem também no inverno por conta de seus modelos estratégicos. Todas elas são associadas à Associação Brasileira de Franchising(ABF) e podem ser contatadas através dos links abaixo das descrições dos negócios.
Confira:
Franquias no verão — Henrimar
Quer ter seu próprio negócio? Conheça a franquia Henrimar, que atua há 30 anos no mercado de piscinas de fibra pré-moldadas, sendo a única indústria a obter a Certificação ISO 9001 para todos os modelos de piscinas, além de estilo próprio, design exclusivo, acabamentos de altíssimo nível.
A marca Siluets possui espírito jovem e inovador e disponibiliza equipamentos de alta tecnologia, além de tratamentos desenvolvidos por profissionais qualificados e especializados em beleza e saúde. As franquias contam com equipe especializada de fisioterapeutas, esteticistas e nutricionistas altamente capacitadas, além de equipamentos e produtos das principais marcas brasileiras e internacionais.
Pensando na praticidade, inovação e qualidade, a OpenLaser nasceu para atender uma grande demanda de homens e mulheres contemporâneos: depilar-se de forma definitiva.o.
A Body Concept é uma rede internacional de estética com 13 anos de experiência e clínicas no Brasil, Portugal, Cabo Verde e Polônia. Temos crescido com base num crescimento sustentado, tendo sido já distinguidos com uma variedade de prêmios que comprovam a qualidade dos nossos serviços. Se procura um negócio de sucesso, conte com o nosso apoio total e com a garantia de uma forte marca internacional.
O sistema de franquias PELLO MENOS tem por objetivo prestar serviços que se diferenciam, não só pela relação custo-benefício percebida pela clientela, mas, principalmente, pela qualidade do atendimento e aplicação de métodos diferenciados, característicos.
A franquia é formatada, tem métodos próprios, padrão de atendimento específico e fornecedores homologados pela franqueadora, especialmente, para atender os franqueados.
Em 1975, nascia em Campinas (SP) o Sucão. Por meio de seu pioneirismo e qualidade, a marca se tornou um ícone da região. O famoso balcão já presenciou pedidos de diversas gerações de frequentadores fiéis, conquistados por receitas exclusivas que se mantêm até hoje no cardápio.
A franquia Mestre-cerveiro.com é maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil. Atualmente possui mais de 60 lojas em todas as regiões do país, entre operações próprias e franqueadas. Por oferecer o modelo de operação em quiosque, a marca acredita que o franqueado pode dividir melhor seu tempo entre o negócio e os demais compromissos.
A franquia Animal Place é uma empresa fundada em 1997 e oferece um amplo leque de produtos e serviços para animais de estimação. A rede busca por empreendedores apaixonados pelo mundo animal e com muita vontade de crescer conosco.
Líder no segmento de podologia, com lojas instaladas em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Doctor Feet oferece excelentes oportunidades de negócios aos empreendedores interessados, atuando diretamente na prestação de serviços de podologia e venda de produtos médicos e ortopédicos.
A Uni Açaí atua em um dos mercados que mais crescem no Brasil. Em 2015 o consumo do AÇAÍ obteve um forte crescimento de 75%, estima-se uma alta no consumo de mais de 82,5% para os próximos 10 anos. A Uni Açaí obteve um crescimento de 25% entre 2015 e 2016 no Brasil.
Atitude Point iniciou seus trabalhos em 2011, quando percebeu a oportunidade de seguir sua própria trajetória no segmento varejo de óculos de sol e armações. Com a grande prospecção de clientes, expandiu seus negócios por meio de franquias em formato de quiosques situados, normalmente, dentro de shoppings.
Criada em 2015 em São Paulo, a Mil e Uma Sapatilhas é um negócio especializado no comércio de sapatilhas a preço acessível. Com produtos voltados para as classes B, C e D, os calçados custam entre R$ 35 a R$ 75.
A franquia Sunglass Brasil foi idealizada e fundada pelo proprietário da rede de Óticas POLYÓTICA, que conta com mais de 25 anos de experiência no ramo óptico brasileiro, com sede na cidade de São José dos Campos SP.
O processo de seleção de franqueados da franquia iGUi busca identificar pessoas com aptidão e que se identifiquem com o segmento de prestação de serviços. É importante que o candidato, mesmo que não tenha experiência, tenha afinidade com o setor de piscinas, disposto a trabalhar com qualidade e participar da gestão e operação do negócio.
Atuando no setor de climatização há mais de uma década, a Clime cresceu mais de 150% nos últimos anos e após desenvolver um modelo de negócio enxuto,lucrativo e com um sistema de faturamento recorrente, decidiu operar em um sistema de franquias para crescer junto a empreendedores brasileiros.
Fundada em 1998, a sede da Purific está localizada na cidade de Maringá (PR). A empresa trabalha com o objetivo de produzir purificadores de alta tecnologia a valores acessíveis.
A franquia Blue Sol hoje é uma das poucas que alcance dezenas de milhares de pessoas através de seus websites e mídias sociais. Construímos um patrimônio valiosíssimo de alcance e reconhecimento e queremos compartilhar isso com você. A partir da franquia Blue Sol, você passa a ser o detentor dessa marca em sua região de atuação.
A Brastemp entrou na categoria de purificadores de água em 2003, com o lançamento do modelo por assinatura. O conceito, pioneiro no mercado brasileiro, oferece pacote de serviços que contempla instalação,check-up, reparo e visitas técnicas.