Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franchising cresce 6,1% no terceiro trimestre de 2019

25/10/2019

franchising continua crescendo

Boa notícia: o franchising continua crescendo!

Segundo o balanço trimestral da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no Brasil foi de R$ 47,203 bilhões no 3º trimestre de 2019, um crescimento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Abaixo os dados dos trimestres:

gráfico 3º tri 2019 - franchising continua crescendo

E abaixo os dados acumulados anuais:

gráfico acumulado 2018 e 2019 - franchising continua crescendo

O total de franquias operando no País chegou a 160.553, o que representa um aumento de 2,9% no período.

André Friedheim, presidente da ABF, destaca que o terceiro trimestre trouxe sinais positivos que melhoraram o índice de confiança empresarial e do consumidor, alavancando os negócios.

“Além disso, o setor manteve sua agenda de ajustes para busca de eficiência e, principalmente, para se adaptar à digitalização da economia e aos novos hábitos do consumidor”, completa André Friedheim.

Também houve um aumento de 4% no número de postos de trabalho no período, que passou de 1,286 milhão para 1,343 de pessoas diretamente empregadas no setor.

“O setor de franquias apresentou um ritmo de geração de empregos superior à média nacional, alavancado pela abertura de novas unidades e também pela preparação para eventos sazonais como Dia das Crianças, a BlackFriday e até mesmo o Natal”, disse o presidente da ABF.

 

Foco no consumidor

Os bons resultados do terceiro trimestre foram puxados também por iniciativas que ofereceram benefícios para o consumidor.

Um exemplo é a Semana do Brasil, que mesmo em fase inicial impulsionou as vendas de redes de franquias em um período sem muita tradição.

Além disso, as lojas abertas em trimestres anteriores já impactam positivamente o setor, sendo que muitas delas se destacam por apresentar modelos que focam na experiência do cliente.

“Em muitos casos, inclusive, essas lojas já apresentam conceitos mais modernos que primam pela eficiência e experiência mais amigável para o consumidor”, explica o presidente da ABF.

 

Destaques deste 3º trimestre

Todos os 11 segmentos do franchising tiveram um crescimento positivo neste terceiro trimestre, sendo que os quatro que mais se destacaram foram:

  • Casa e Construção – com alta de 9,1%, as franquias de Casa e Construção foram as que mais se destacaram no terceiro trimestre.
    O bom resultado é fruto do aumento da gama de produtos e serviços, a maior integração entre a indústria e as lojas, e investimentos em capacitação.
  • Moda – O aumento de 8,6% foi impulsionado, principalmente, pelo incremento das vendas online e redesign de produtos por parte de marcas tradicionais.
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos – O crescimento de 8,3% foi alavancado principalmente pela melhora do quadro econômico, abertura de novas unidades, demanda de serviços de forma geral e ampliação no sortimento de empresas de gestão de meio de pagamentos.
  • Hotelaria e TurismoCom 7,2%, foi o quarto segmento que mais cresceu no ano, graças, além da melhora do quadro macroeconômico, a investimentos no segmento hoteleiro e ao início da operação de novas companhias aéreas low cost no Brasil.

 

Veja o crescimento dos demais segmentos:

 

Projeções para o fechamento do ano

Com este desempenho, a ABF projeta que o crescimento do setor em 2019 deve ser de cerca de 7% em faturamento e de 5% em unidades franqueadas e empregos gerados.

Já o volume de redes em operação no País deve ter um leve crescimento de cerca de 1%.

 


 

Agora que você viu que o franchising continua crescendo, veja também: