O faturamento das franquias que operam unidades no Brasil cresceu 8% em 2017, na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado na manhã desta quinta-feira (11). No total, as receitas de todo o franchising nacional somaram cerca de R$ 163 bilhões, frente a R$ 151 bilhões registrados em 2016. Para a entidade, o principal motivo para que o setor avançasse mesmo em um ano economicamente complexo, como foi o ano passado, foi a busca de inovações por parte das franqueadoras.
“2017 foi um ano cujo ambiente de negócios estava mais adverso, muito por conta da baixa confiança dos investidores e do consumidor. Mesmo assim observamos um crescimento significativo de 8% no faturamento das franquias. Ao considerarmos a projeção do Produto Interno Bruto para o País — algo em torno de 1% —, além do índice de inflação oficial (IPCA), que encerrou o ano a 2,9%, constatamos que houve um crescimento real mesmo diante da situação econômica”, comentou o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Jr.
O franchising seguiu na contramão da economia também na geração de empregos em 2017. De acordo com a ABF, as franquias foram responsáveis pela criação de mais de 1,2 milhão de vagas diretas no mercado de trabalho durante o ano passado. O número representa um acréscimo de 1% em comparação com 2016. Para este ano, a associação prevê um avanço de 3% na criação de empregos por parte das franquias.
Em 2018, a estimativa da ABF é de que o faturamento das franquias cresça acima de dois dígitos. No entanto, a entidade preferiu divulgar uma projeção mais cautelosa, de até 10% sobre as receitas obtidas em 2017. “Teremos um ambiente de negócios mais atrativo este ano. Houve um deslocamento entre os setores político e econômico, o que travava muito os negócios. Agora teremos uma retomada gradual, inclusive com impacto positivo na criação de vagas de trabalho”, projeta Cristofoletti Jr.
![Faturamento das franquias 2017]()
Inovação
Pela primeira vez, a ABF divulgou um estudo sobre os processos de inovação desenvolvidos pelas franquias que atuam no País. E de acordo com a pesquisa, 91,8% de todas as redes dizem ter introduzido novos produtos ou serviços nos últimos três anos (2014 a 2016).
Ainda quanto às iniciativas criativas que levaram à inovação, 45% das empresas respondentes implantaram equipamentos, técnicas ou softwares novos na companhia, sendo 32,2% delas no mercado local.
A pesquisa, realizada em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), revela ainda que as marcas que investiram em inovação durante o período de instabilidade econômica viram sua rentabilidade se manter ou, em diversos casos, até mesmo crescer consideravelmente. Do total das franquias que participaram do levantamento, 50,7% concordam plenamente que a inovação ajudou a ampliar sua participação de mercado. Já outros 43,1% disseram concordar que as iniciativas inovadoras foram responsáveis por elevar os ganhos da marca.
“Tudo isso teve um papel positivo no setor. Observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que se refletiram nesta pesquisa e no desempenho positivo do franchising nos últimos trimestres”, complementa o presidente da ABF.
_______________________________________________________________________
Quer investir em franquias? Confira os materiais abaixo:
Aqui temos um guia completo sobre o sistema de franchising para que você esclareça todas elas. Quer saber como abrir uma franquia?
Conheça também os detalhes de um contrato de franquias e o que deve ser analisado antes da assinatura. Temos vários artigos para você consultar, acesse agora mesmo. Saiba tudo sobre o contrato de franquias
Entenda como é o passo a passo para comprar uma franquia, o que você deve perguntar para o franqueador e saber sobre a rede e ter mais confiança no negócio. Como funciona o processo seletivo de uma franquia?
_______________________________________________________________________
Por Sammy Eduardo