Após inovações, faturamento das franquias cresce 8% em 2017, diz ABF

11/01/2018

Guia de Franquias ABF

O faturamento das franquias que operam unidades no Brasil cresceu 8% em 2017, na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgado na manhã desta quinta-feira (11). No total, as receitas de todo o franchising nacional somaram cerca de R$ 163 bilhões, frente a R$ 151 bilhões registrados em 2016. Para a entidade, o principal motivo para que o setor avançasse mesmo em um ano economicamente complexo, como foi o ano passado, foi a busca de inovações por parte das franqueadoras.

“2017 foi um ano cujo ambiente de negócios estava mais adverso, muito por conta da baixa confiança dos investidores e do consumidor. Mesmo assim observamos um crescimento significativo de 8% no faturamento das franquias. Ao considerarmos a projeção do Produto Interno Bruto para o País — algo em torno de 1% —, além do índice de inflação oficial (IPCA), que encerrou o ano a 2,9%, constatamos que houve um crescimento real mesmo diante da situação econômica”, comentou o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Jr.

O franchising seguiu na contramão da economia também na geração de empregos em 2017. De acordo com a ABF, as franquias foram responsáveis pela criação de mais de 1,2 milhão de vagas diretas no mercado de trabalho durante o ano passado. O número representa um acréscimo de 1% em comparação com 2016. Para este ano, a associação prevê um avanço de 3% na criação de empregos por parte das franquias.

Em 2018, a estimativa da ABF é de que o faturamento das franquias cresça acima de dois dígitos. No entanto, a entidade preferiu divulgar uma projeção mais cautelosa, de até 10% sobre as receitas obtidas em 2017. “Teremos um ambiente de negócios mais atrativo este ano. Houve um deslocamento entre os setores político e econômico, o que travava muito os negócios. Agora teremos uma retomada gradual, inclusive com impacto positivo na criação de vagas de trabalho”, projeta Cristofoletti Jr.

Faturamento das franquias 2017

Inovação

Pela primeira vez, a ABF divulgou um estudo sobre os processos de inovação desenvolvidos pelas franquias que atuam no País. E de acordo com a pesquisa, 91,8% de todas as redes dizem ter introduzido novos produtos ou serviços nos últimos três anos (2014 a 2016).

Ainda quanto às iniciativas criativas que levaram à inovação, 45% das empresas respondentes implantaram equipamentos, técnicas ou softwares novos na companhia, sendo 32,2% delas no mercado local.

A pesquisa, realizada em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), revela ainda que as marcas que investiram em inovação durante o período de instabilidade econômica viram sua rentabilidade se manter ou, em diversos casos, até mesmo crescer consideravelmente. Do total das franquias que participaram do levantamento, 50,7% concordam plenamente que a inovação ajudou a ampliar sua participação de mercado. Já outros 43,1% disseram concordar que as iniciativas inovadoras foram responsáveis por elevar os ganhos da marca.

“Tudo isso teve um papel positivo no setor. Observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que  se refletiram nesta pesquisa e no desempenho positivo do franchising nos últimos trimestres”, complementa o presidente da ABF.

 

_______________________________________________________________________

 

Quer investir em franquias? Confira os materiais abaixo:

Aqui temos um guia completo sobre o sistema de franchising para que você esclareça todas elas. Quer saber como abrir uma franquia?

Conheça também os detalhes de um contrato de franquias e o que deve ser analisado antes da assinatura. Temos vários artigos para você consultar, acesse agora mesmo. Saiba tudo sobre o contrato de franquias

Entenda como é o passo a passo para comprar uma franquia, o que você deve perguntar para o franqueador e saber sobre a rede e ter mais confiança no negócio. Como funciona o processo seletivo de uma franquia?

_______________________________________________________________________

Por Sammy Eduardo

5 (100%) 1 voto

NOTÍCIAS RELACIONADAS