Geomarketing: franquias podem fazer pesquisas de mercado em poucos cliques
18/03/2024
A falta de planejamento prévio é a principal causa do fracasso de empresas em seus primeiros cinco anos de vida, estudos do Sebrae mostram que, entre 1.829 entrevistados, 46% dos empreendedores não conheciam os hábitos de consumo de seus clientes, enquanto 38% não sabiam quantos concorrentes enfrentariam.
Evitar esse problema pode ser muito difícil para empreendedores independentes, por isso, muita gente busca a segurança do formato de franquias, onde encontram marcas consolidadas e modelos de negócios validados.
Empreendedores também esperam que as franqueadoras realizem estudos prévios à abertura de novas unidades a fim de identificar oportunidades, entender o público-alvo e tomar decisões embasadas em dados.
“Cada cidade possui pontos fortes e fracos, o que demanda tempo e dinheiro em análise.
Muitos negócios são abertos em locais que não possuem um retorno positivo, seja pela distância do público-alvo, pela condição financeira dos consumidores ou, até mesmo, pelas suas preferências.
Mas isso não é culpa das pequenas e médias franquias.
Por muitos anos, a pesquisa de expansão ficou limitada às grandes redes, que, dificilmente, fecham unidades.
Então, nós viemos para elevar o patamar de competitividade do franchising.”
Por meio de sua interface intuitiva, a Mapfry permite que franqueadores, em poucos cliques, acessem informações detalhadas sobre o perfil da população local – como faixa etária, renda média e hábitos de consumo -, além de analisar a quantidade de estabelecimentos similares na região, identificando possíveis pontos de concorrência.
Com essa biblioteca de dados populacionais e comerciais, além do estudo de áreas por tempo de deslocamento, a plataforma permite que as decisões de expansão tenham mais segurança mercadológica, que é a confiança de que o franqueado vai encontrar espaço para desenvolver sua unidade.
Além disso, diferentemente de outras plataformas de geomarketing, a Mapfry também certifica profissionais independentes que fazem o trabalho de consultoria. Portanto, apesar de sua linha principal de software, a startup proporciona uma experiência completa e centralizada para os seus usuários, que podem contatar os consultores a qualquer momento.
No vídeo abaixo, você vai entender como a Mapfry pode acelerar a expansão de sua rede:
Sobre a Mapfry
Fundada em 2020 por três veteranos do mercado de geomarketing, a Mapfry tem demonstrado um rápido crescimento.
Seu enorme volume de usuários a coloca como maior plataforma do Brasil e mostra que a startup cumpre o seu objetivo de democratizar o acesso a pesquisas sociodemográficas.
Em 2023, seu faturamento cresceu 10 vezes em comparação ao ano anterior, e a expectativa é que, para 2024, sua receita seja cinco vezes maior.