Geomarketing: franquias podem fazer pesquisas de mercado

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Mapfry

Geomarketing: franquias podem fazer pesquisas de mercado em poucos cliques

18/03/2024

A falta de planejamento prévio é a principal causa do fracasso de empresas em seus primeiros cinco anos de vida, estudos do Sebrae mostram que, entre 1.829 entrevistados, 46% dos empreendedores não conheciam os hábitos de consumo de seus clientes, enquanto 38% não sabiam quantos concorrentes enfrentariam.

Evitar esse problema pode ser muito difícil para empreendedores independentes, por isso, muita gente busca a segurança do formato de franquias, onde encontram marcas consolidadas e modelos de negócios validados.

Empreendedores também esperam que as franqueadoras realizem estudos prévios à abertura de novas unidades a fim de identificar oportunidades, entender o público-alvo e tomar decisões embasadas em dados.

Este tipo de análise já foi muito difícil para marcas em fase inicial de expansão, pois as opções existentes sempre estiveram voltadas para as maiores redes, como pontua João Caetano, professor de geomarketing da USP, ESPM e cofundador da Mapfry:

“Cada cidade possui pontos fortes e fracos, o que demanda tempo e dinheiro em análise.

Muitos negócios são abertos em locais que não possuem um retorno positivo, seja pela distância do público-alvo, pela condição financeira dos consumidores ou, até mesmo, pelas suas preferências.

Mas isso não é culpa das pequenas e médias franquias.

Por muitos anos, a pesquisa de expansão ficou limitada às grandes redes, que, dificilmente, fecham unidades.

Então, nós viemos para elevar o patamar de competitividade do franchising.”

Por meio de sua interface intuitiva, a Mapfry permite que franqueadores, em poucos cliques, acessem informações detalhadas sobre o perfil da população local – como faixa etária, renda média e hábitos de consumo -, além de analisar a quantidade de estabelecimentos similares na região, identificando possíveis pontos de concorrência.

Com essa biblioteca de dados populacionais e comerciais, além do estudo de áreas por tempo de deslocamento, a plataforma permite que as decisões de expansão tenham mais segurança mercadológica, que é a confiança de que o franqueado vai encontrar espaço para desenvolver sua unidade.

Além disso, diferentemente de outras plataformas de geomarketing, a Mapfry também certifica profissionais independentes que fazem o trabalho de consultoria. Portanto, apesar de sua linha principal de software, a startup proporciona uma experiência completa e centralizada para os seus usuários, que podem contatar os consultores a qualquer momento.

 

CRIE SUA CONTA

 

No vídeo abaixo, você vai entender como a Mapfry pode acelerar a expansão de sua rede:

 

 

 

Sobre a Mapfry

Fundada em 2020 por três veteranos do mercado de geomarketing, a Mapfry tem demonstrado um rápido crescimento.

Seu enorme volume de usuários a coloca como maior plataforma do Brasil e mostra que a startup cumpre o seu objetivo de democratizar o acesso a pesquisas sociodemográficas.

Em 2023, seu faturamento cresceu 10 vezes em comparação ao ano anterior, e a expectativa é que, para 2024, sua receita seja cinco vezes maior.

 

QUERO MAIS INFORMAÇÕES

 

Por Publieditorial