Se você chegou aqui neste texto, provavelmente já sabe que o que você quer é empreender, mas não se é melhor abrir franquia ou negócio próprio, certo?
Empreender com franquia ou negócio próprio
Empreender é o sonho de muitos brasileiros.
De acordo com com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita em parceria com o Sebrae, a taxa de empreendedores estabelecidos voltou a crescer desde 2021.
A maior pesquisa de empreendedorismo do mundo indica que, mesmo com os reflexos da pandemia, a taxa de empreendedores estabelecidos, como é denominado esse grupo, atingiu o maior patamar dos últimos quatro anos ao bater os 11,9%, uma diferença de 3,2 pontos percentuais se comparado com 2020.
Leila Toledo Martinho, coordenadora e professora do curso de Formação em Gestão Estratégica de Franquias do IAG – Escola de Negócios da PUC Rio, destaca alguns pontos que atraem os brasileiros para o empreendedorismo.
“Ter autonomia, poder realizar um sonho, garantir renda, ter flexibilidade de horário, escolher trabalhar com o que se gosta, são alguns dos fatores que pesam nessa decisão”, destaca.
Bom, se você já sabe que quer empreender, é muito possível que a sua maior dúvida no momento seja a do título deste texto: é melhor investir em franquias ou negócio próprio?
Hoje vamos te ajudar com este assunto!
É natural que as dúvidas surjam, pois empreender é um processo importante, que muitas vezes exige sair de um caminho seguro (como um emprego CLT, por exemplo) e se dedicar a algo totalmente novo.
Aliás, dedicação é uma palavra chave, pois não importa se você vai ter um negócio próprio ou uma franquia, o resultado da sua empresa depende diretamente do seu empenho.
Mas antes de falar dos detalhes de empreender, vamos começar te explicando o básico.
Você sabe o que é uma franquia?
Se você está pensando na possibilidade de investir em uma franquia, é muito importante você realmente entender o que é uma franquia.
Antes de tudo, vamos fazer um exercício: quando pensa na palavra franquia, o que te vem à cabeça?
Provavelmente você lembrou das grandes marcas de fast foods, que possuem restaurantes em diversas partes do Brasil (ou do mundo).
Independente do restaurante daquela rede que frequentar, você sabe qual tipo de lanche irá encontrar, já conhece como funciona o atendimento e já reconhece o padrão de cores daquela marca.
Com esse exemplo você já consegue entender o que é uma franquia: um modelo de operação que foi criado, gerou bons resultados e que, para promover o crescimento da marca, o criador repassa o direito de utilização deste modelo inicial para outros empreendedores.
Aqui no Brasil, o franchising (o termo em inglês para franquia) segue a Lei 13.966, mais conhecida como Lei das Franquias.
Ou seja, quando você investe em uma franquia, investe em um negócio seguro e aprende a utilizar todo o aprendizado da rede em gestão, operação e divulgação no seu negócio.
Quais as vantagens de investir em uma franquia?
Agora que você já entendeu o básico sobre franquia, vale descobrir quais as vantagens de investir neste modelo de negócio.
Uma das mais expressivas é que se trata de um setor consolidado e com bons resultados nos últimos anos.
Paulo Ancona, sócio-diretor da Ancona Consultoria, destaca outra vantagem: quando você compra uma franquia de uma marca bem estruturada, não precisa se preocupar com uma série de coisas que são fundamentais em uma empresa.
“Num negócio próprio o empreendedor tem de desenvolver todos os aspectos relativos ao negócio, como conceito; público alvo; mix de produtos, serviços e seus fornecedores; forma de atendimento; processos completos da operação; eventual projeto arquitetônico; sistema de informação; comunicação e modelo de gestão; entre outros.
Ao comprar uma franquia, desde que seja uma marca bem estruturada, ele recebe isso tudo e mais um apoio e treinamentos contínuos, além de se valer de ações de propaganda e marketing da rede”, comenta Ancona.
Leila Toledo Martinho, do IAG – Escola de Negócios da PUC Rio, destaca outras vantagens importantes:
- Marca que já é conhecida;
- Modelo testado;
- Estrutura em rede;
- Apoio do franqueador;
- Economia de escala.
“O franqueador geralmente apoia na escolha do ponto comercial, no desenvolvimento de processos, nas políticas de gestão.
A inteligência associada ao negócio também conta.
O franqueador pesquisa o mercado e as tendências e tem a capacidade de ser mais assertivo ao lançar produtos e serviços, explica Leila.
Preparação pessoal
“É fundamental realizar uma auto avaliação bastante criteriosa sobre o seu momento de vida, perfil, capital disponível para investimento, entender a rotina de um empreendedor, avaliar o que puder de informações para se sentir mais preparado”,
ensina Adir Ribeiro, CEO e Fundador da Praxis Business, empresa especializada em modelos de negócios e capital humano para o Franchising e Varejo.
Segundo ele, seguir empreendedores de sucesso que podem servir de inspiração.
“Mas, principalmente, recomendo que crie uma conexão emocional com o negócio que está estruturando, agindo de maneira racional na pesquisa mas entendendo que a ‘paixão’ vai ser um ingrediente fundamental para o futuro sucesso do negócio”, salienta ele.
Quais as vantagens de investir em um negócio próprio?
Alguns perfis de empreendedores não gostam de seguir padrões e processos definidos.
Por isso, investir em uma franquia não é a melhor opção. Neste caso, vale começar um próprio negócio.
De acordo com Artur Shoiti Santos Takesawa, consultor do Sebrae-SP, a liberdade para definir o negócio como quiser é uma das principais vantagens de começar um negócio do zero.
“Sendo um negócio próprio, existe total liberdade para gerir a empresa.
Liberdade para escolher o ponto comercial e a abertura de filiais sem precisar de autorização de ninguém e também para testar o mercado, com novos produtos e/ou serviços, novos perfis de clientes, novas cidades”, explica Artur.
Outra vantagem é não correr o risco de comprar uma franquia ruim, o que pode acontecer quando o empreendedor não pesquisa o suficiente para descobrir se, de fato, aquele é um bom negócio.
O sistema de franchising é excelente quando o franqueador realmente é sério e constrói um modelo de negócio sustentável, lucrativo.
Porém, a realidade prova que existem sim, algumas marcas de franquia que não levaram a sério a validação do negócio junto ao mercado, acarretando grandes perdas de tempo e financeira para os investidores.
Como saber se o melhor para mim é investir em franquias ou negócio próprio?
Para empreender, é preciso se conhecer muito bem.
O que você gosta de fazer? Quais são seus pontos fortes? Quais são seus pontos fracos? O que você espera do seu futuro profissional? Como é o negócio dos seus sonhos?
Essas são algumas perguntas básicas que você deve se fazer antes de decidir ter um negócio próprio.
“Uma boa dose de autoconhecimento pode ajudar na decisão de empreender. Se o perfil não for adequado, ou existirem lacunas nas competências pessoais e técnicas, elas podem ser trabalhadas”, ressalta Leila.
Sabendo isso, fica mais fácil decidir se o melhor para você é investir em uma franquia ou em um negócio próprio.
Paulo Ancona destaca que em uma franquia, as competências necessárias variam de acordo com cada tipo de negócio. Mas, de uma forma geral, o especialista destaca alguns pontos necessários para quem quer ser franqueado:
- Ter condições de fazer uma boa gestão nos aspectos relativos a pessoas, fluxo de caixa e política de compras de estoques e atendimento;
- Visão de mercado e estratégias;
- Relação com fornecedores;
- Capacidade analítica de transformar dados em informações de vendas, de lucratividade por produto, desempenho da equipe e treinamento.
Já Artur Shoiti Santos destaca as competências necessárias para um bom empresário:
- Busca de oportunidade e iniciativa – sempre analisar o mercado e criar novas oportunidades de negócios;
- Persistência – enfrentar os obstáculos;
- Correr riscos calculados – aceitar e assumir desafios ou riscos moderados;
- Exigência de qualidade e eficiência – fazer sempre as expectativas de prazos e padrões de qualidade;
- Comprometimento – ser comprometido com o cliente, consigo, com a equipe e com fornecedores;
- Busca de informações – sempre se atualizar e possuir diversas fontes de pesquisa;
- Estabelecimento de metas – estabelecer metas de curto, médio e longo prazo mensuráveis;
- Planejamento e monitoramento sistemáticos – planejar e aprender a acompanhar sistematicamente a fim de atingir as metas a que se propôs;
- Persuasão e rede de contatos – saber persuadir e utilizar sua rede de contatos atuando para desenvolver e manter relações comerciais;
- Independência e autoconfiança – Independência de recursos e estratégia tornando-o autônomo nas decisões.
Como ter um negócio de sucesso?
Para ter sucesso em um negócio, seja próprio ou franquia, é preciso justamente isso: dedicação.
E isso precisa ver desde o início! Se você quer empreender, dedique-se a entender o que procura, entender o mercado, ou seja, a pesquisar e estudar!
Vale conversar com especialistas, participar de eventos, falar com outros empreendedores, fazer cursos.
Também é preciso se dedicar no dia a dia do negócio para conquistar bons resultados.
E se o seu perfil for mais para um negócio próprio, no futuro, você pode até virar um franqueador!
“É muito possível e até recomendado, para que a marca cresça em força e em presença territorial, sem que o empreendedor, sozinho, tenha de arcar com todos os ônus e riscos de uma expansão de rede própria.
O importante é que isso se dê à partir do momento em que o negócio esteja maduro, comprovadamente com bons resultados e que saibam quais são os principais os processos da operação”, explica Paulo Ancona.
Riscos e Regras sempre estarão presentes
Para Adir Ribeiro, o empreendedor de negócio independente terá que buscar apoio de forma mais complexa e com várias fontes em vez de ter no franqueador essa fonte de referência em know-how e orientações.
“Por outro lado, para quem tem perfil mais independente e menos seguidor de regras, pode ser que o modelo de franquias não seja tão adequado.
E, definitivamente, em ambas as situações é preciso saber que empreender tem a ver com correr riscos e que na franquia os riscos são menores”, ressalta.
Seja qual for a forma escolhida para a gestão do seu empreendimento, abrir um negócio sozinho ou com franquia, é fundamental conhecer na prática o espaço adequado para atender os consumidores.
Verificar no plano de negócios elaborado previamente na etapa de planejamento e quantos colaboradores vai necessitar para o atendimento do público, assim como os equipamentos e os custos para montagem, além de todas as regras e legislação ligada ao seu ramo de atuação.
Falando em regras, outro destaque quando a opção for por franquias é a existência de uma lei que norteia todo o setor: a Nova Lei de Franquia (Lei n.° 13.966/2019), que está em vigor desde 27 de março de 2020.
Ela existe para dar proteção tanto para franqueados quanto empresas franqueadoras.
Alguns exemplos são:
- a franqueadora deve informar o desligamento de antigos franqueados que deixaram a redes nos últimos 24 meses;
- regra de confidencialidade para que franqueados não divulguem informações do dia a dia do negócio e nem difamem a marca, além de ausência de vínculos empregatícios em que as partes relacionadas são tratadas como empresários independentes.
Agora, se ter uma franquia é a sua ideia de negócio de sucesso, veja abaixo as opções para investir em uma franquia!