Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Como montar meu próprio negócio?

20/09/2019

como montar meu próprio negócio

Se você quer montar um novo negócio, provavelmente está com muitas dúvidas.

Empreender é um grande desafio e colocar um projeto em prática não é tão simples quanto parece.

Há muitas oportunidades de negócios no Brasil, que podem ser aproveitadas por pessoas que conseguem ver além do óbvio e estão dispostas a enfrentar as adversidades para alcançar um objetivo.

Se você é uma dessas pessoas, então vamos te ajudar com algumas dicas para você começar o seu próprio negócio.

Para isso, ouvimos a Fabiana Pincelli Santos, analista de negócios sênior do SEBRAE, que ressalta que empreender é um desafio diário.

“No dia a dia, os empreendedores enfrentam uma sequência de desafios em seus negócios. Por isso, ter o apoio da família e a cooperação com outros empresários pode estimular as boas práticas e um olhar mais focado nas soluções dos problemas”, explica a especialista.

 

Como eu sei que é o momento certo para abrir meu negócio?

Muitos empreendedores sonham com o próprio negócio, mas ficam inseguros quanto ao momento ideal para começar este empreendimento.

O primeiro passo para saber se é o momento certo é analisar alguns fatores, como as vantagens e os benefícios de empreender.

Você terá, por exemplo, maior liberdade de horário e será o seu próprio chefe.

Mas também será o responsável pelos bons resultados do seu empreendimento, o que exige bastante esforço e dedicação.

“Muitos pensam que empreender é simplesmente abrir um negócio. Mais do que ter um CNPJ, o empreendedor é aquele que cria ideias e se encarrega de tornar real tudo o que foi imaginado”, ressalta Fabiana.

Além disso, a especialista destaca que o empreendedor precisa buscar conhecimento, de forma que consiga gerir o seu negócio da melhor forma possível.

Quando você vai empreender, também precisa ter em mente um objetivo com o seu trabalho, porque é isso que vai te incentivar no dia a dia.

“Esse espírito move as grandes marcas, inclusive franquias. Um exemplo são as agências de viagens, que trabalham para realizar o sonho dos seus clientes, ao oferecer pacotes mais em conta e opções de pagamento diferenciados.

Sabendo que o propósito de empreendedor pode fazer a diferença para muita gente, a decisão de abrir negócio próprio pode ganhar muito mais força, consistência e significado”, comenta a analista do SEBRAE.

 

Como começar meu negócio?

Quando você tiver certeza absoluta de que quer, de fato, ter o seu próprio negócio, será a hora de colocar a mão na massa!

Isso inclui avaliar diversos fatores, que definirão o sucesso ou o fracasso do seu negócio.

“Estatísticas mostram que ⅓ das empresas que abrem hoje fecham em até dois anos por falta de planejamento e conhecimento de gestão”, alerta Fabiana.

Por isso, a especialista destaca que é importante analisar:

  • Mercado que irá atuar;
  • Perfil do cliente;
  • Concorrência;
  • Região que será abrangida;
  • Infraestrutura do negócio;
  • Disponibilidade financeira;
  • Viabilidade do negócio.

Uma dica é utilizar o CANVAS para ajudar na definição do modelo de negócio.

“Ele é uma ferramenta de planejamento estratégico, visual, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio, e se em algum momento você resolver repensar, ainda está tudo no papel”, explica Fabiana.

Além disso, o empreendedor pode fazer um plano de negócios para aprofundar as informações e definir as principais estratégias do empreendimento.

“Depois de pronto, é interessante pedir para alguém que entenda do assunto analisar o plano de negócios e dar um feedback. Esta será uma forma de validar a futura empresa”, completa a especialista do SEBRAE.

A partir de então, o empreendedor está pronto para registrar a empresa e iniciar, oficialmente, as atividades.

 

Por que as franquias são boas opções para começar um novo negócio?

O modelo de franquias traz muitas facilidades para o empreendedor, como o apoio do franqueador durante a operação do negócio.

Além disso, é um setor que está em constante crescimento: os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que durante 2018 o faturamento das franquias cresceu 7,1%, totalizando R$ 174,8 bilhões.

“O grande diferencial das franquias é que a receita do sucesso está quase pronta, ou seja, aspectos fundamentais como estratégias de mercado, rotinas e processos, produtos, serviços, know-how e estruturação da marca, reconhecimento do público-alvo, já estão consolidados e foram desenvolvidos pelo franqueador”, explica Fabiana.

Como o modelo já vem pronto, você só precisa se preocupar em escolher a melhor franquia para o seu perfil.

Para isso, é importante entender como funciona o franchising, estudar o segmento que deseja investir, conversar com outros franqueados da marca que mais te interessar e compreender como será o seu dia a dia na rede.

Fabiana destaca algumas informações importantes que você precisa saber quando for montar a sua franquia:

  • Escolha uma franquia consolidada no mercado
    É importante que as evidências e estatísticas apresentadas te dêem maior segurança na hora de investir, afinal deve ser uma relação transparente, de confiança mútua e realizada sob aspectos legais;

 

  • Analise os documentos jurídicos que tratam os direitos e deveres do franqueador e franqueadora
    Há três documentos principais: a Circular de Oferta de Franquias (COF), o Pré-Contrato e o Contrato de implantação da franquia. A existência destes três documentos é determinada pela Lei nº 8.955/94, conhecida popularmente como Lei das Franquias, e que rege o funcionamento deste tipo de negócio;

 

  • Entenda a Taxa de Franquia
    É a primeira taxa a ser cobrada pela empresa franqueadora para que o empreendedor ingresse no modelo de negócio. Geralmente, essa taxa inicial envolve uma série de pontos fundamentais para o funcionamento da franquia, como suporte de implantação, treinamento inicial, know-how para o início das operações, entre diversas outras ações até chegar ao início do funcionamento da unidade;

 

  • Saiba como funcionam os Royalties
    Serão cobrados em relação ao uso da marca e pelo know-how transmitido pela empresa franqueadora, enquanto perdurar a relação de contrato entre o franqueado e a franqueadora. Geralmente, os royalties são pagos mensalmente e são indicados por meio de percentuais sobre o faturamento bruto da franquia, mas há franqueadoras que cobram um valor fixo;

 

  • Saiba a importância da Taxa de Propaganda
    Também conhecida como Taxa de Marketing, é um valor que o franqueado paga para ações de marketing e outras estratégias que objetivam beneficiar o crescimento de toda a rede. Mais uma vez, também pode aparecer como valor fixo ou percentual pago todos os meses;

 

  • Atente-se às cláusulas restritivas
    Algumas franquias incluem cláusulas restritivas, que visam proteger os segredos operacionais da marca. Algumas exigem de seus franqueados uma espécie de exclusividade, ou seja, enquanto o contrato estiver em vigor, o franqueado não poderá trabalhar com outra franquia de atividade similar à atual.

 

Pronto, esclarecidos os pontos de como montar meu próprio negócio, agora é a hora de encontrar um. Veja a lista de franquias abaixo:

Franquia Caverna do Dino

Uma rede de franquias de vestuário infantil que explora o segmento bebê e infantil e que se tivesse uma forte identificação com o público alvo de todo o território nacional.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAVERNA DO DINO

 

Franquia Belgo Cercas

como montar uma franquia da Belgo Cercas

Líder na América do Sul em produção de arames, a Belgo Bekaert é uma associação da ArcelorMittal (líder mundial na produção de aço) e Bekaert (líder mundial em tecnologia de transformação e revestimento de arames).

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BELGO CERCAS

 

Franquia Regus

espaço de uma franquia Regus

Locação de espaços de trabalho flexíveis (escritórios, coworking e salas de reunião) inteiramente equipados e prontos para uso.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA REGUS

 

Franquia Decoramax

como montar meu negócio próprio da franquia Decoramax

A primeira franquia de papéis de parede do Brasil, que desde 2015 vem revolucionado a tendência no ramo de decoração de interiores no Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DECORAMAX

 

Franquia Echosis

A Echosis é uma Franquia de Marketing Digital Home Based que atua com serviços digitais como Redes Sociais, Google Adwords, Geração de Leads, Marketing de Automação, Geração de Conteúdo e Outros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ECHOSIS

 

Franquia Grau T – Centro de Ensino Técnico

Trata-se de um Centro de Ensino, que tem como finalidade formar mão de obra qualificada em áreas como a de negócios, saúde, indústria e contrução civil, todos com base nas diretrizes do MEC.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GRAU T

 

Franquia Hostnet

A Hostnet é uma empresa pioneira no mercado de hospedagem de sites e registro de domínio no Brasil. Desenvolve em conjunto com sua rede de Franqueados soluções para promover negócios na Internet.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HOSTNET

 

Franquia Mídia do Pão

Mídia do Pão é uma rede de franquias especializada na comercialização de espaços publicitários em embalagens ecológicas: pão, pizza, farmácia, pipoca, lanche, jogo americano e sacolas diversas.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MÍDIA DO PÃO

 

Franquia S7 Study

Fundada em 1998, a S7 é uma empresa consolidada no mercado de intercâmbio e uma das mais relevantes do Brasil, sempre com foco na qualidade, com os nossos valores acima de tudo e com muita tecnologia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA S7 STUDY

 

Franquia Quality Lavanderia

Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos, com equipamentos de alta tecnologia, produtos e soluções sustentáveis, como tratamento e reutilização de água. Possui 13 Selos de Excelência.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA QUALITY LAVANDERIA

 

Franquia Arena Baby

Atuamos no comércio varejista de roupas, calçados e acessórios para bebês de 0 a 8 anos com produtos novos de fábrica e seminovos, protegendo o planeta e gerando economia para as mamães.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ARENA BABY

 

Franquia Animaliafarma

 franquia Animaliafarm

A Animalia Farma é uma farmácia de manipulação veterinária, pioneira em seu segmento na cidade de Araraquara e região.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ANIMALIAFARMA

 

Franquia Dr. Exame

como montar uma franquia Dr. Exame

Nosso modelo de negócio contempla a franquia de AGENDAMENTO de CONSULTAS MÉDICAS, EXAMES e ODONTOLOGIA, em parceria com Clinicas Médicas e Laboratórios particulares.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DR. EXAME

 

Franquia Super Visão

Fundada em 2005 e com mais de 140 unidades espalhadas por todo país, a Super Visão realiza mais de 70 mil laudos por mês com metodologia própria e é uma referência no mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUPER VISÃO

 

Franquia Pezinho e Cia

A mais completa franquia de calçados e acessórios infantis.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PEZINHO E CIA

 

Franquia Empresta bem melhor

Franquia de Serviços Financeiros. Representante dos maiores bancos do país, com linhas de crédito destinadas para pessoa física, sendo o crédito consignado e o crédito pessoal os principais produtos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EMPRESTA BEM MELHOR

 

Franquia HC School

Escola especializada na língua inglesa com foco na conversação. Método exclusivo desenvolvido por profissionais de diferentes países com objetivo de promover um curso mais rápido, prático e dinâmico.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EMPRESTA HC SCHOOL

 


 

Agora que temos dicas de como montar seu próprio negócio, veja outros artigos para se sentir ainda mais seguro na escolha de uma franquia: