Se você quer montar um novo negócio, provavelmente está com muitas dúvidas.
Empreender é um grande desafio e colocar um projeto em prática não é tão simples quanto parece.
Há muitas oportunidades de negócios no Brasil, que podem ser aproveitadas por pessoas que conseguem ver além do óbvio e estão dispostas a enfrentar as adversidades para alcançar um objetivo.
Se você é uma dessas pessoas, então vamos te ajudar com algumas dicas para você começar o seu próprio negócio.
Para isso, ouvimos a Fabiana Pincelli Santos, analista de negócios sênior do SEBRAE, que ressalta que empreender é um desafio diário.
“No dia a dia, os empreendedores enfrentam uma sequência de desafios em seus negócios. Por isso, ter o apoio da família e a cooperação com outros empresários pode estimular as boas práticas e um olhar mais focado nas soluções dos problemas”, explica a especialista.
Como eu sei que é o momento certo para abrir meu negócio?
Muitos empreendedores sonham com o próprio negócio, mas ficam inseguros quanto ao momento ideal para começar este empreendimento.
O primeiro passo para saber se é o momento certo é analisar alguns fatores, como as vantagens e os benefícios de empreender.
Você terá, por exemplo, maior liberdade de horário e será o seu próprio chefe.
Mas também será o responsável pelos bons resultados do seu empreendimento, o que exige bastante esforço e dedicação.
“Muitos pensam que empreender é simplesmente abrir um negócio. Mais do que ter um CNPJ, o empreendedor é aquele que cria ideias e se encarrega de tornar real tudo o que foi imaginado”, ressalta Fabiana.
Além disso, a especialista destaca que o empreendedor precisa buscar conhecimento, de forma que consiga gerir o seu negócio da melhor forma possível.
Quando você vai empreender, também precisa ter em mente um objetivo com o seu trabalho, porque é isso que vai te incentivar no dia a dia.
“Esse espírito move as grandes marcas, inclusive franquias. Um exemplo são as agências de viagens, que trabalham para realizar o sonho dos seus clientes, ao oferecer pacotes mais em conta e opções de pagamento diferenciados.
Sabendo que o propósito de empreendedor pode fazer a diferença para muita gente, a decisão de abrir negócio próprio pode ganhar muito mais força, consistência e significado”, comenta a analista do SEBRAE.
Como começar meu negócio?
Quando você tiver certeza absoluta de que quer, de fato, ter o seu próprio negócio, será a hora de colocar a mão na massa!
Isso inclui avaliar diversos fatores, que definirão o sucesso ou o fracasso do seu negócio.
“Estatísticas mostram que ⅓ das empresas que abrem hoje fecham em até dois anos por falta de planejamento e conhecimento de gestão”, alerta Fabiana.
Por isso, a especialista destaca que é importante analisar:
Mercado que irá atuar;
Perfil do cliente;
Concorrência;
Região que será abrangida;
Infraestrutura do negócio;
Disponibilidade financeira;
Viabilidade do negócio.
Uma dica é utilizar o CANVAS para ajudar na definição do modelo de negócio.
“Ele é uma ferramenta de planejamento estratégico, visual, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio, e se em algum momento você resolver repensar, ainda está tudo no papel”, explica Fabiana.
Além disso, o empreendedor pode fazer um plano de negócios para aprofundar as informações e definir as principais estratégias do empreendimento.
“Depois de pronto, é interessante pedir para alguém que entenda do assunto analisar o plano de negócios e dar um feedback. Esta será uma forma de validar a futura empresa”, completa a especialista do SEBRAE.
A partir de então, o empreendedor está pronto para registrar a empresa e iniciar, oficialmente, as atividades.
Por que as franquias são boas opções para começar um novo negócio?
O modelo de franquias traz muitas facilidades para o empreendedor, como o apoio do franqueador durante a operação do negócio.
Além disso, é um setor que está em constante crescimento: os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que durante 2018 o faturamento das franquias cresceu 7,1%, totalizando R$ 174,8 bilhões.
“O grande diferencial das franquias é que a receita do sucesso está quase pronta, ou seja, aspectos fundamentais como estratégias de mercado, rotinas e processos, produtos, serviços, know-how e estruturação da marca, reconhecimento do público-alvo, já estão consolidados e foram desenvolvidos pelo franqueador”, explica Fabiana.
Como o modelo já vem pronto, você só precisa se preocupar em escolher a melhor franquia para o seu perfil.
Para isso, é importante entender como funciona o franchising, estudar o segmento que deseja investir, conversar com outros franqueados da marca que mais te interessar e compreender como será o seu dia a dia na rede.
Fabiana destaca algumas informações importantes que você precisa saber quando for montar a sua franquia:
Escolha uma franquia consolidada no mercado É importante que as evidências e estatísticas apresentadas te dêem maior segurança na hora de investir, afinal deve ser uma relação transparente, de confiança mútua e realizada sob aspectos legais;
Analise os documentos jurídicos que tratam os direitos e deveres do franqueador e franqueadora Há três documentos principais: a Circular de Oferta de Franquias (COF), o Pré-Contrato e o Contrato de implantação da franquia. A existência destes três documentos é determinada pela Lei nº 8.955/94, conhecida popularmente como Lei das Franquias, e que rege o funcionamento deste tipo de negócio;
Entenda a Taxa de Franquia É a primeira taxa a ser cobrada pela empresa franqueadora para que o empreendedor ingresse no modelo de negócio. Geralmente, essa taxa inicial envolve uma série de pontos fundamentais para o funcionamento da franquia, como suporte de implantação, treinamento inicial, know-how para o início das operações, entre diversas outras ações até chegar ao início do funcionamento da unidade;
Saiba como funcionam os Royalties Serão cobrados em relação ao uso da marca e pelo know-how transmitido pela empresa franqueadora, enquanto perdurar a relação de contrato entre o franqueado e a franqueadora. Geralmente, os royalties são pagos mensalmente e são indicados por meio de percentuais sobre o faturamento bruto da franquia, mas há franqueadoras que cobram um valor fixo;
Saiba a importância da Taxa de Propaganda Também conhecida como Taxa de Marketing, é um valor que o franqueado paga para ações de marketing e outras estratégias que objetivam beneficiar o crescimento de toda a rede. Mais uma vez, também pode aparecer como valor fixo ou percentual pago todos os meses;
Atente-se às cláusulas restritivas Algumas franquias incluem cláusulas restritivas, que visam proteger os segredos operacionais da marca. Algumas exigem de seus franqueados uma espécie de exclusividade, ou seja, enquanto o contrato estiver em vigor, o franqueado não poderá trabalhar com outra franquia de atividade similar à atual.
E o mercado de franquias está em alta, veja abaixo alguns gráficos com os números mais recentes divulgado pela ABF:
Para 2019, o crescimento previsto também é em torno de 7%, ou seja, o faturamento vai chegar perto dos 190 bilhões de reais.
Esse é um dado interessante, porque muita gente não faz a menor ideia que existem quase 154 mil unidades de franquias operando no Brasil.
Pronto, esclarecidos os pontos de como montar meu próprio negócio, agora é a hora de encontrar um.
Veja a lista de franquias abaixo:
Franquia Caverna do Dino
Uma rede de franquias de vestuário infantil que explora o segmento bebê e infantil e que se tivesse uma forte identificação com o público alvo de todo o território nacional.
Trabalhar em casa já é a realidade de muito brasileiros e, ao que tudo indica, o home office tende a crescer consideravelmente nos próximos anos no País. Atenta a esse novo panorama, as franquias baratas Guia-se Negócios pela Internet oferecem aos futuros empreendedores o modelo de franquia home based, no qual é possível trabalhar sem que haja a necessidade de um espaço físico específico.
Líder na América do Sul em produção de arames, a Belgo Bekaert é uma associação da ArcelorMittal (líder mundial na produção de aço) e Bekaert (líder mundial em tecnologia de transformação e revestimento de arames).
A Echosis é uma Franquia de Marketing Digital Home Based que atua com serviços digitais como Redes Sociais, Google Adwords, Geração de Leads, Marketing de Automação, Geração de Conteúdo e Outros.
Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil.
Trata-se de um Centro de Ensino, que tem como finalidade formar mão de obra qualificada em áreas como a de negócios, saúde, indústria e contrução civil, todos com base nas diretrizes do MEC.
A Hostnet é uma empresa pioneira no mercado de hospedagem de sites e registro de domínio no Brasil. Desenvolve em conjunto com sua rede de Franqueados soluções para promover negócios na Internet.
Camisetas e acessórios oficiais e licenciados do universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. A Piticas iniciou suas atividades em 2010, com a consolidação no mercado, veio o licenciamento com os maiores players de entretenimento do mundo e, com isso, nos tornamos a maior referência em moda GEEK no Brasil.
Mídia do Pão é uma rede de franquias especializada na comercialização de espaços publicitários em embalagens ecológicas: pão, pizza, farmácia, pipoca, lanche, jogo americano e sacolas diversas.
A Bubblekill possui um inovador modelo de franquias com conceito de autenticidade gastronômica através de bebidas altamente diversificadas e deliciosas e aposta no grande potencial deste mercado em franca expansão.
A franquia SMS Digital é a primeira rede do segmento no Brasil, atendendo mais de 400 cidades em todo o país. Um portal de comunicação ágil e moderno, que oferece soluções inovadoras através de produtos e serviços que potencializam o relacionamento com o ativo mais valioso de sua empresa, os seus clientes. Especialistas em comunicação via SMS corporativo, ideal para empresas e instituições de todos os segmentos.
A Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada fundada em 2014. Com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno, a marca surgiu em meio a carência de produtos de fast-food saudável para o consumidor exigente de hoje.
Fundada em 1998, a S7 é uma empresa consolidada no mercado de intercâmbio e uma das mais relevantes do Brasil, sempre com foco na qualidade, com os nossos valores acima de tudo e com muita tecnologia.
A franquia Evolute Profissionalizantes e Idiomas possui hoje mais de 74 unidades, número que aumenta constantemente. Temos um método de ensino considerado o melhor do Brasil com material didático exclusivo para acompanhamento dos alunos. A única rede de franquias com mais de 70 opções de cursos.
Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos, com equipamentos de alta tecnologia, produtos e soluções sustentáveis, como tratamento e reutilização de água. Possui 13 Selos de Excelência.
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.
Atuamos no comércio varejista de roupas, calçados e acessórios para bebês de 0 a 8 anos com produtos novos de fábrica e seminovos, protegendo o planeta e gerando economia para as mamães.
A Selfit surge como um novo conceito de academia posicionada no segmento Low Cost, onde a Experiência se apresenta com uma excelente relação de custo/benefício.
A franquia TZ VIAGENS conta com inovadores recursos tecnológicos, aliados às melhores práticas de gestão do mercado, para oferecer sempre a melhor qualidade dos serviços e produtos comercializados.
Oferece serviços de excelente padrão de qualidade no atendimento, e no aconselhamento de seus clientes, sempre aliado a ótimos preços, e ao melhor custo x benefício do mercado.
Nosso modelo de negócio contempla a franquia de AGENDAMENTO de CONSULTAS MÉDICAS, EXAMES e ODONTOLOGIA, em parceria com Clinicas Médicas e Laboratórios particulares.
Fundada em 2005 e com mais de 140 unidades espalhadas por todo país, a Super Visão realiza mais de 70 mil laudos por mês com metodologia própria e é uma referência no mercado.
Franquia de Serviços Financeiros. Representante dos maiores bancos do país, com linhas de crédito destinadas para pessoa física, sendo o crédito consignado e o crédito pessoal os principais produtos.
Escola especializada na língua inglesa com foco na conversação. Método exclusivo desenvolvido por profissionais de diferentes países com objetivo de promover um curso mais rápido, prático e dinâmico.
Somamos mais de 80 lojas. Aliando design diferenciado, preço justo, qualidade e rapidez, desenvolvemos um novo método de lavagem sem uso de água, tornando possível lavar um veículo em 18 minutos.
Espaço criado para existir uma imersão relacionada a pratica de tiro envolvendo o airsoft. Estruturado como prestação de serviço e também como loja de produtos relacionados a marca e ao segmento.
A New Era é uma empresa familiar centenária. No Brasil, vem expandindo sua atuação no varejo através de lojas franqueadas e, em apenas 2 anos, já inaugurou mais de 15 lojas em SP, RJ, PR e SC. Nosso plano de expansão é agressivo e pretendemos dobrar a nossa rede até o final de 2017.
Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira surgiu para permitir que pessoas pudessem abrir as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade.
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