Franquias lucrativas para investir na opinião dos próprios franqueados

05/12/2017

Eles apostaram tudo que tinham para ter o próprio negócio e hoje ganham dinheiro com franquias. Conheça histórias de franqueados que inspiram sucesso

Franquias lucrativas ABF

Nos últimos anos, o Brasil experimentou um fenômeno denominado por especialistas como o “boom do empreendedorismo”. Diversos aspectos levaram os brasileiros, já conhecidos pelo espírito idealizador, a buscarem ter seus próprios negócios e, consequentemente, criarem sua própria renda. Novas tecnologias e mercados de trabalho que surgiram, além da crise econômica pela qual o País atravessou, também fizeram com que o trabalhador desenvolvesse um impulso ainda maior para se tornar seu próprio chefe. E é nessa onda que surfam as franquias, conhecidas por aliar o desejo de empreender a um negócio já rentável. Mas, você sabe como escolher Franquias lucrativas?

Uma franquia lucrativa, na verdade, pode ser uma franquia de alimentação ou de serviços, de comércio de roupas ou de objetos, uma clínica odontológica ou um espaço para diversão. A franquia lucrativa será aquela que, na prática, funciona melhor ao seu perfil de empreendedor. E que claro, te gere lucros. No franchising, portanto, qualquer franquia pode ser lucrativa. O que fará isso se consolidar, de fato, é o modo como você tocará o negócio e também como será o suporte da franqueadora. Geralmente, o sucesso de um negócio franqueado depende 50% da rede e 50% do empreendedor.

De acordo com uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, patrocinada no Brasil pelo Sebrae, de cada 10 brasileiros, ao menos quatro estão envolvidos em algum tipo de empreendimento (sócios, investidores, franqueados, freelancers). Além disso, em 2015, no ápice da crise econômica, a taxa de empreendedorismo no País atingiu o seu maior nível histórico: 39,3%. O último recorde neste levantamento havia sido registrado em 2002, quando a mesma taxa estava em 20,2%.

Essa alta no desejo de empreender fez com que as franquias recebessem uma quantidade sem número de propostas por unidades. Porém, apesar de ser o início mais recomendado para empresários de primeira viagem, as franquias também demandam bastante treinamento e trabalho. E para torná-la lucrativa, é imprescindível dedicação e resiliência. Abaixo, separamos histórias inspiradoras de franqueados que apostaram tudo em um negócio que se tornou lucrativo e acabou por transformar não só a vida desses empreendedores como de toda a coletividade ao seu redor.

Franquias lucrativas – franquia Jan-Pro

Franquias lucrativas – Jan-Pro

A vida pregou uma peça complicada para Roberto Gonzaga quando ele ainda era uma criança. Após perder os pais, teve de aprender a se virar sozinho e começou a trabalhar desde cedo. Chegou a cuidar de carros na rua, mas conseguiu um emprego em uma das unidades da rede Jan-Pro aos 17 anos. Após seis meses, foi demitido e passou a trabalhar em uma empresa concorrente, aonde conseguiu juntar R$ 10 mil. O valor foi o suficiente para adquirir uma microfranquia de sua ex-empresa (Jan-Pro). Hoje, alguns anos depois, ele possui duas unidades da marca e chega a faturar até R$ 13 milhões ao ano. Com outro padrão de vida em relação àquele vivido na infância, os pais de Roberto teriam orgulho do que o filho construiu.

“Durante os meus oito meses de trabalho na concorrência, fui promovido oito vezes. Então, a Jan-Pro tomou conhecimento desse fato e me convidou para retornar à empresa em um cargo de gerência. Com a experiência que acumulei, me destaquei e fechei muitos contratos, o que me possibilitou a ganhar o troféu de 3º melhor vendedor da rede Jan-Pro em todo o mundo. Foi aí que percebi que eu poderia ter o meu próprio negócio e conquistar clientes para a minha unidade. Para isso, tive que poupar meu vale refeição a fim de juntar o valor do investimento. Eu sabia que ia dar certo, nunca tive dúvidas com relação ao potencial de crescimento do negócio”.
 

Na visão do franqueado, para manter uma franquia lucrativa, não basta seguir os planos estratégicos da rede, mas também investir em pessoas, treinamentos e gestão. Estar bem informado quanto ao mercado de atuação também é uma vantagem competitiva, de acordo com Gonzaga. Além disso, ele cita os desafios de empreender como uma barreira que conseguiu atravessar.

“O principal e maior desafio que eu enfrentei como dono do meu próprio negócio foi a parte operacional da franquia e o meu primeiro processo trabalhista. Foi realmente muito complicado, mas o tempo todo eu tive o apoio da franqueadora e aprendi muito com esse problema”.

 

 A Jan-Pro é uma rede de franquias que atua no segmento de limpeza e conservação. Foi fundada em 1991 e é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 2012. Com 266 unidades em operação, foi contemplada com o selo de excelência em franchising pela ABF em 2014 e 2015.

Tipo de Negócio – Franquia de serviços de limpeza e manutenção de imóveis
Investimento – a partir de R$ 20 mil
Retorno do Investimento – de 12 a 36 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 1.000.000,00

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Franquias lucrativas — franquia Acqio

Franquias lucrativas — Acqio

Com a venda de seu único bem, uma motocicleta usada, Waldemar da Silva Junior, hoje um dos franqueados de sucesso da Acqio, conseguiu arrecadar R$ 7 mil suficientes para abrir uma unidade home-based da rede. Foi a cartada certeira para melhorar a sua vida e a da família, que é formada também pelos quatro filhos de Waldemar.

“Em abril comecei a fazer parte da Acqio Franchising na cidade de São Paulo (SP) e com a grande aceitação da marca no mercado consegui retornar meu investimento em apenas 2 meses. Posso garantir que essa foi a melhor decisão da minha vida”.

 

O que mais o atraiu a investir na Acqio, segundo Waldemar, foi o modelo de negócios, que dispensa necessidade de estoque e ponto comercial. O franqueado da rede tem a opção de trabalhar de casa (home based), o que faz com que seus únicos custos sejam com internet e eletricidade.

Atualmente, Waldemar fatura o equivalente a R$ 8 mil mensais. Para o ano que vem, apesar de não projetar adquirir outra unidade, o objetivo é elevar essa receita. Recursos advindos de indicações de novos franqueados também estão no radar do empresário. “Eu recomendo [a compra da franquia] para todas as pessoas, inclusive ganhamos bonificações quando as indicações dão certo”, conta.

A Acqio é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no mercado de meios de pagamento eletrônico. Fundada em 2014, a Acqio conta com sedes em SP, PE, PB e RS e atende milhares de clientes em todo território nacional, com mais de 350 Franqueados espalhados em todo o Brasil.

O principal produto da rede é a maquininha (POS) de cartões de crédito e débito. Com ela é possível ao comerciante conquistar mais vendas, pois milhões de clientes preferem pagar com o cartão de débito ou crédito. Além de ser mais seguro, devido à diminuição do volume de dinheiro e cheques em caixa, o sistema acaba com o risco de inadimplência.

Tipo de Negócio – Serviço de meios de pagamento — máquina de cartão
Investimento – a partir de R$ 8 mil
Retorno do Investimento – de 6 a 12 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 3.500,00

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Franquias lucrativas — franquia Odontoclinic

 Franquia home office

O sonho de ter o próprio negócio sempre acompanhou Fernando Mendes. Desde quando trabalhava em uma instituição do ramo financeiro, ele pensava em como poderia abrir a sua empresa. Mas, as dificuldades do mercado local e a burocracia sempre o deixavam receoso com a decisão. Foi aí que ele decidiu apostar em uma franquia.

Na época nós visitamos todas as franquias do segmento de Odontologia, mas houve uma que nos identificamos mais com a marca: a Odontoclinic. O modelo de negócios era mais assertivo, com departamento comercial e mix completo de tratamentos. Outro fator foram as condições facilitadas para compra da praça e por último foi o potencial de crescimento; na época existiam muitas oportunidades de expansão. A identificação com os valores da marca também foi um fator decisivo para o sucesso da parceria”.

 

Para abrir a primeira unidade, Mendes investiu cerca de R$ 250 mil. Segundo ele, o retorno desse investimento veio depois de 24 meses de trabalho árduo, já que o empresário decidiu não largar o emprego que tinha no setor financeiro para tocar a franquia. Agora, o plano do executivo é chegar a 5 unidades nos próximos anos.

“A vida de empresário traz muitas satisfações: geração de empregos, desenvolvimento dos funcionários, prestígio dos clientes e a realização pessoal de construir e acompanhar a evolução do negócio. Além desses fatores, o setor de odontologia traz uma satisfação extra que é a forma como mudamos a vida das pessoas através do sorriso”, lembra.

Fundada em 1997 e credenciada à ABF (Associação Brasileira do Franchising) desde 2002, a franquia Odontoclinic conta com uma rede de 170 clínicas, as quais adotam um modelo multidisciplinar, sendo preparadas para atender todas as especialidades da Odontologia, entre elas ortodontia, implantodontia, periodontia e outras.

Tipo de Negócio – Rede de clínicas odontológicas
Investimento – a partir de R$ 250 mil
Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 140.000,00

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Franquias lucrativas — franquia Divino Fogão

FRANQUIAS LUCRATIVAS — DIVINO FOGÃO

Adquirir experiência nos negócios não é uma tarefa simples. Exige comprometimento, resiliência e muita dedicação. No entanto, quando se compra uma franquia, você está pagando pelo valor de um modelo de negócio que já vem com toda essa bagagem, pois foi testado e, em 99% dos casos, deu certo.

Foi pensando nisso que Luiz Canizares, hoje franqueado da rede Divino Fogão, arriscou os fundos que havia juntado durante anos de trabalho como instrutor de cursos sobre empreendedorismo. O resultado foi além do que ele mesmo esperava.

Eu acreditava no negócio e no tipo de comida vendida por nós, que é comida de fazenda. Minha vida mudou completamente e para melhor depois disso. Hoje, sou dono do próprio negócio, trabalho mais tranquilo e tenho mais resultados”.

 

Canizares está na sua terceira unidade. Cada uma delas fatura, em média, R$ 250 mil por mês (30% a mais que a média divulgada pela rede Divino Fogão). Em breve, pretende abrir outras duas lojas.

A Divino Fogão é uma franquia de comida de fazenda criada ainda nos anos 1980, em São Paulo. Entrou para o franchising em 1994 e atualmente opera com mais de 180 unidades pelo Brasil.

Tipo de Negócio – Comida da Fazenda
Investimento – a partir de R$ 720 mil
Retorno do Investimento – 32 a 36 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 170 mil

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Franquias lucrativas — Sigbol Fashion

FRANQUIAS LUCRATIVAS – SIGBOL FASHION

Depois de dez anos de casa, Gabriel Rillo sabia tudo sobre a operação da Sigbol Fashion, uma rede de escola profissionalizante com especialização em moda. Ele entrou na empresa como atendente, passou para supervisão e, alguns anos depois, chegou até a gerência. Sem oportunidades para crescer mais, decidiu se mudar com a família para Taubaté, no Vale do Paraíba. Decidiu pegar todos os recursos que economizou durante os anos de trabalho para apostar em uma franquia da própria Sigbol Fashion, já que a experiência como funcionário mostrou em detalhes como funcionava a escola.

“Eu decidi investir na marca por conhecer a missão, os valores e os desafios. O fato de já ter sido um colaborador também favoreceu muito e eu nunca pensei em investir em outra rede. O investimento na franquia me possibilitou realizar metas como, por exemplo, sair do aluguel e ter uma casa própria. Meu filho estuda em um colégio particular e conceituado da região. Essas conquistas foram fruto de muito trabalho e dedicação ao negócio”.

 

 

Quando abriu a sua primeira unidade, ainda em 2012, ele não imaginava que chegaria em 2017 operando duas escolas da rede. A segunda franquia foi adquirida em meados de 2015. Atualmente, Rillo fatura o equivalente a R$ 50 mil por mês com as duas unidades.

Ainda segundo o empresário, para chegar neste patamar é preciso que o franqueado esteja atento a todas as necessidades do negócio. Estar o tempo todo “online” ou com disponibilidade “full time”, como prefere dizer, é um dos segredos para chegar ao sucesso.

A Sigbol Fashion adotou o sistema de franquias em 2011, mas sua história começou muito antes disso, em 1969. O método utilizado pela rede – siga as bolinhas e, assim, desenhe o seu próprio molde – parecia singelo, mas a proposta por trás da invenção era fantástica: simplificar a vida de milhares de mulheres que se dedicavam à arte da costura e, ao mesmo tempo, profissionalizá-las.

Desde a expansão, em 2011, a escola ampliou seu número de unidades e sua grade de cursos. A Sigbol Fashion continua atuando de forma implacável, como a única rede de franquias que comercializa cursos de moda no Brasil.

Tipo de Negócio – Cursos profissionalizantes na área confecção e moda
Investimento – a partir de R$ 17.000,00
Retorno do Investimento – 5 a 24 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 13 mil

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Franquias lucrativas — franquia Evolute Cursos

Franquias lucrativas - franquia Evolute

Cláudio Santana, hoje um dos franqueados de destaque da Evolute Cursos Profissionalizantes, sempre trabalhou com educação. Antes de entrar para o franchising, ele já tinha o seu próprio negócio. Porém, a empresa não decolava. Depois de muito trabalho e suor, conseguiu juntar o valor do investimento para adquirir uma unidade da Evolute. Anos depois ele está na sua terceira unidade e fatura o equivalente a R$ 900 mil por ano com as escolas.

“Eu era dono do meu próprio negócio e operar uma unidade com diversos processos pedagógicos, operacionais e de pessoas foi um divisor de águas. Padrão exige muita disciplina. Mas, em contrapartida, é esse modelo de negócio que faz dar lucro. E sim, franquia dá dinheiro. Ter em mãos uma marca que me oferece know-how, gestão operacional, gestão de pessoas, focada também na inovação e pesquisa realmente é um grande diferencial no mercado”.

 

Para ele, a principal dica para se atingir o sucesso com franquias é a dedicação. Além disso, seguir as regras padronizadas pela rede, ter disciplina e fazer alguns sacrifícios é necessário, mas dá retorno.

A franquia Evolute Cursos Profissionalizantes e Idiomas possui hoje mais de 74 unidades, número que aumenta constantemente. A rede possui um método de ensino considerado um dos melhores do Brasil com material didático exclusivo para acompanhamento dos alunos.

Um dos diferenciais do modelo de negócio, de acordo com a marca, é a possibilidade de início imediato e os horários flexíveis, possibilitando ao aluno começar a fazer o curso sem a necessidade de formação de turma. Além disso o franqueado pode ter na mesma sala de aula vários alunos em diferentes cursos e diferentes andamentos.

Tipo de Negócio – Escola de Cursos Profissionalizantes e Idiomas
Investimento – a partir de R$ 42.000,00
Retorno do Investimento – 10 a 18 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 35 mil

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