Abra uma franquia, seu negócio próprio está no franchising
12/09/2019
Abrir um negócio é um grande desafio, então abra uma franquia, as vantagens valem muito a pena!
Afinal, é uma decisão que muda a vida de uma pessoa.
Muitas saem de um emprego formal para começar o próprio negócio e precisam se adaptar a uma rotina totalmente diferente da anterior.
Até a família do empreendedor pode ser impactada por essa mudança, já que um novo negócio pode exigir uma “segurada” no orçamento de casa.
Assim, para que você abra uma franquia com segurança, é fundamental entender todos os detalhes que envolvem o seu novo negócio.
Emprego Vs. Negócio Próprio
Rogério Gama, diretor de projetos especiais da ABF Rio e responsável pela Expo Franchising ABF Rio 2019, explica que o empreendedor precisa ter em mente que, principalmente quando se está começando, não há férias, final de semana ou horário certo para voltar para casa.
“Deixar de ter um emprego formal e passar a empreender não significa trabalhar menos, e sim o contrário. Além disso, muitos querem empreender para não ter um patrão, mas ter o próprio negócio significa lidar com vários chefes, que são os clientes”, comenta o diretor.
É muito importante ter em mente que o sucesso da sua franquia está atrelado ao seu esforço e, por isso, você precisa ser proativo e tomar as rédeas do seu negócio.
Ao abrir uma franquia de serviços, por exemplo, os clientes não vão surgir do nada e muitas vezes é necessário ir para a rua buscar esses consumidores.
Requisitos pessoais
Há ainda outras características essenciais para que você abra uma franquia de sucesso, que são:
Saber trabalhar em equipe;
Capacidade de liderança;
Saber se comunicar de forma eficaz;
Ter empatia;
Flexibilidade no relacionamento com as pessoas.
“O empreendedor também precisa ser persistente e saber se adaptar às mudanças, porque assim ele conseguirá superar os obstáculos e resistir às pressões que existem em um novo negócio”, ressalta Rogério Gama.
Também é importante levar em consideração as questões financeiras, pois pode levar um tempo até que o negócio dê resultados.
Por que abrir uma franquia é vantajoso?
Nos últimos anos, o franchising apresenta crescimento contínuo apesar da situação econômica do País.
Ao longo de 2018, por exemplo, o setor cresceu 7,1% em relação a 2017, com um faturamento de R$ 174,8 bilhões.
Estar em um setor em crescimento já é um bom “empurrãozinho” para ter bons resultados caso você abra uma franquia.
Outros fatores também explicam facilmente porque investir no franchising é mais vantajoso do que começar do zero.
Um deles é que você vai ter um negócio que já foi testado e deu certo, além de ser reconhecido no mercado.
Há ainda o suporte das franqueadoras, que ajudam bastante no dia a dia do negócio.
“As franquias também têm características que trazem mais segurança, já que os franqueados estudam tendências e conseguem antecipar e minimizar os riscos”, completa Rogério Gama.
Como conhecer franquias e entender melhor o franchising?
Pesquisar na internet e visitar lojas do segmento que deseja investir ajudam bastante a conhecer melhor as marcas e o franchising de uma forma geral.
Além disso, eventos como a ABF Franchising Expo, que acontecem anualmente em São Paulo, e a Expo Franchising ABF Rio, na capital fluminense, ajudam os empreendedores a entenderem melhor como funciona o mundo das franquias.
“A feira de franquia é um lugar voltado para o conhecimento, que explica a forma como o franchising funciona para que todos possam tomar decisões conscientes. Ela traz franquias com diversos perfis de investimento, que estão abertas para conversar com os novos empreendedores”, ressalta.
Confiras opções para investir e abra uma franquia lucrativa:
Abra uma franquia Bono Pneus
Anúncio Se você ama carros, este é o negócio pra você! Não importa se mora em uma cidade pequena, média ou grande, há carros por todos os lados. A Bono Pneus tem mais de 27 anos de mercado, está presente em 8 Estados e em 60 cidades, é a maior rede multimarcas de pneus o Brasil.
Tenha um centro automotivo completo, um negócio sólido, com know-how e boa reputação. Estes são os primeiros indícios para sua franquia de sucesso!
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.
Com a responsabilidade de ser referência no mercado, a Rede Casa do Construtor se permite ter ao seu lado parceiros que também advogam os mesmos princípios. É este o perfil dos nossos franqueados, dos nossos fornecedores, todos consagrados em seus segmentos, dos nossos colaboradores, dos nossos amigos e clientes.
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
A história da franquia China In Box começa em 1986 quando Robinson Shiba, o criador da marca, faz uma viagem aos Estados Unidos e percebe a alta demanda por comidas orientais por parte dos consumidores norte-americanos. Quando voltou para o Brasil, veio decidido a abrir um tele-entrega de comida chinesa, inspirado nos restaurantes que conheceu. China in Box cresceu e se consolidou no mercado brasileiro, com cerca de 153 restaurantes, além de compartilhar gestão com outras redes criadas por Shiba, como a Gendai.
Clube Melissa é muito mais do que uma loja. Ele é moda, arte e design. É onde um cheiro desperta memórias. O lugar que dá vida ao nosso universo. Clube Melissa é um ambiente feito para quem — como a gente — ama o plástico.
Fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados das modalidades loja, escritório e home office, espalhados por todas as regiões do país. A franquia Clube Turismo possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados. Estas qualidades construíram uma marca campeã, eleita em 2017 a Melhor Franquia de Cultura e Lazer do Brasil, pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
A franquia Capodarte é a marca premium do grupo Paquetá; está presente em 52 dos principais shoppings do Brasil e 6 ao redor do mundo. A marca vive um momento de franca expansão e principalmente, de satisfação por parte das suas consumidoras e franqueados.
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional.
A ideia para a criação da Farma & Farma partiu de uma união da categoria farmacêutica em busca de melhores oportunidades de negócios. A rede nasceu no ano de 1997, em Santa Catarina, e rapidamente tornou-se nacional, com expansão para os estados do Paraná, Mato do Grosso do Sul e Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Pará, São Paulo, Paraíba, Goiás, Sergipe, Rondônia, Bahia e Minas Gerais.
Atualmente com 160 unidades em operação, o investimento inicial proposto pela rede é de R$ 190 mil. O retorno do aporte costuma acontecer entre 24 e 36 meses após a abertura.
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.
Tipo de Negócio – Loja de Calçados e Acessórios Infantis Investimento – a partir de R$ 430.000 (ESTADO SEDE RIO GRANDE DO SUL) Retorno do Investimento – de 18 a 36 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 80.000
Na franquia Croasonho a relação comercial entre franqueador – franqueado representa uma parceria onde ambos trabalham para o bem comum do negócio. Forma-se uma sinergia em busca da conquista do sucesso pleno respeitando sempre os princípios e normas do sistema de franchising Croasonho.
Tipo de Negócio – Docerias e sorveterias Investimento – a partir de R$ 290.000,00 (ESTADO SEDE RIO GRANDE DO SUL) Retorno do investimento – 24 a 36 meses
Se você é qualificado e se identifica com o mundo da prestação serviços de Cuidadores de pessoas, você poderá ser um franqueado Home Angels em sua cidade, pois será treinado para lidar com todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um negócio na área de atendimento e serviços de Cuidadores de pessoas.
Em quase duas décadas de história, a grife JORGE BISCHOFF construiu uma imagem sólida, reconhecida pelo design, pela elegância e pela qualidade, vantagens competitivas que se destacam no mercado nacional e já despontam também no exterior.
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
A Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais. Fundada em 2002, em Londrina, é referência em gestão de clínicas e prospecção ativa e fidelização de clientes.
Anúncio O sistema de franquias PELLO MENOS tem por objetivo prestar serviços que se diferenciam, não só pela relação custo-benefício percebida pela clientela, mas, principalmente, pela qualidade do atendimento e aplicação de métodos diferenciados, característicos.
A maior rede de franquias de extensão de cílios no Brasil!
O método Pink Lash é direcionado a todas as mulheres que buscam embelezar o olhar, ter maior praticidade sem abrir mão da saúde dos fios naturais. Conhecido pela qualidade diferenciada em extensão de cílios, o método Pink Lash oferece uma experiência sem traumas, fios sintéticos colados individualmente em cada cílio natural. Preservando, alinhando e hidratando os fios naturais.
Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based. Para abrir uma operação, o investimento indicado pela franqueadora parte de R$8 mil com tempo médio de retorno previsto para até quatro meses (dependendo da atuação do franqueado).
Durante todos estes anos a franquia Puket se mostrou um modelo de sucesso no mercado brasileiro, recebendo por mais de 10 anos consecutivos o selo de excelência em franchising da associação brasileira de franchising.
A REMAX, líder do franchising imobiliário mundial, foi fundada em Denver, no Estado do Colorado (USA), desde então o crescimento tem sido exponencial. Hoje a RE/MAX é a maior rede de franquias imobiliárias em números de transações no mundo, com mais de 7.000 agências e mais de 100.000 corretores a sua disposição.
A Urban Arts é uma galeria de arte diferente, que oferece um gigantesco acervo de quadros, prints, posters e objetos de design, criados por artistas talentosos e independentes de todo o mundo.
A franquia Usaflex, há 18 anos pioneira e líder na fabricação de calçados femininos com conforto, inovação e moda, iniciou seu projeto de Franquias em 2015 e hoje conta com 44 operações em funcionamento em 25 cidades do Brasil. Tem como objetivo chegar a 340 unidades franqueadas no prazo de seis anos, com o intuito de oferecer uma nova experiência de compra aos consumidores ampliando a aderência do público jovem, de mulheres com idade entre 25 e 35 anos, que se dará através da oferta de produtos de qualidade com inovação e moda.