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5 coisas que você precisa saber antes de comprar uma franquia

21/01/2019

comprar uma franquia

Abrir o próprio negócio é basicamente o sonho de pelo menos um a cada três brasileiros, segundo um levantamento do Sebrae. Tanta vontade de gerar a própria renda e viver do empreendedorismo leva o brasileiro a ter uma das populações mais empreendedoras do mundo. Mas, você sabe qual é o jeito mais simples de realizar esse desejo? Sim, é abrir ou comprar uma franquia.

Negócios franqueados têm inúmeras vantagens em comparação a criação de uma empresa do zero. Primeiro, o modelo de operação já foi testado no mercado, o que gerou ao negócio uma infinidade de melhorias e o desenvolvimento de processos que tornaram aquele negócio lucrativo. Para ser replicado em outros locais, eles também passam por uma série de estudos de viabilidade e outras adaptações. Assim, podem atingir o mesmo sucesso da primeira unidade.

Outro fator que atrai nas franquias é a taxa de mortalidade. Enquanto no mercado comum, 23 a cada 100 empresas abertas acabam encerrando suas operações antes de completar 2 anos de vida, entre as franquias o mesmo número é de apenas cinco. E vale lembrar que o negócio franqueado pode ser repassado com auxílio da franqueadora no futuro, garantindo uma facilidade para aqueles que desistem de tocar o negócio.

Entretanto, a taxa daqueles que desistem de uma franquia é praticamente ínfima. O normal, inclusive, é ver franqueados investindo na expansão dos seus negócios através de outras unidades, seja da marca com o qual ele já trabalha ou até mesmo outra rede de franquia com a qual tenha afinidade.

O mercado de franchising também ajuda. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias que atuam no País faturaram mais de R$ 44 bilhões no 3º trimestre de 2018, o que representa um resultado 6,3% superior se comparado com o mesmo período do ano anterior (veja quadro abaixo).

franquia de serviços domésticos

 

Leia antes de comprar

Apesar das inúmeras vantagens, de estar em um mercado aquecido e ser ideal para empreendedores de primeira viagem, é preciso se atentar a alguns detalhes sobre como é ter uma franquia antes de efetivar a compra da mesma. Por isso, o Portal do Franchising consultou a especialista no assunto e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, a fim de esclarecer cinco pontos imprescindíveis que você DEVE saber antes de adquirir um negócio franqueado.

 

1) Se indentifique com o sistema de franchising e com a marca

O franchising é, reconhecidamente, um sistema com grande potencial para o sucesso, e que tem, naturalmente, atraído olhares de pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio. Porém, além do capital e da vontade de empreender, é necessário realizar uma vasta pesquisa sobre o setor de franquias, Assim você saberá se vai se identificar com ele para então, aí sim, escolher o segmento, a marca e a franqueadora com a qual trabalhar.

A relação franqueado-franqueadora deve ser algo satisfatório e compensatório para ambas as partes. Acordos, direitos e deveres devem ser previamente discutidos e concordados de maneira transparente, haja vista que essa relação é estabelecida para perdurar a longo prazo, em geral no mínimo cinco anos, o que só se sustenta pela confiança e comprometimento.

 

2) Pesquise profundamente a franqueadora e o suporte oferecido

O novo candidato a franqueado precisa realizar uma intensa pesquisa sobre a idoneidade da franqueadora, tanto no aspecto jurídico quanto no comercial. Assim, ele pode identificar os pontos fortes e fracos da operação.

Importante também que sejam feitas entrevistas com franqueados e ex-franqueados da marca escolhida. O interessante é consultar, no mínimo, três de cada perfil: novos e antigos franqueados, que tenham pontos ou unidades próximas e também longe da sede da franqueadora. Essa estratégia servirá para entender o grau de satisfação deles com o suporte oferecido e com o retorno financeiro prometido pela rede.

O suporte ao franqueado, vale reiterar, é uma das premissas básicas no franchising, seja no marketing, consultoria, planejamento, gestão ou qualquer outro setor. Ele deve ser feito de acordo com o que lhe foi prometido. Este é um ponto crucial que pode contribuir para o sucesso de toda a operação. Uma grande confusão que o novos franqueados cometem é confundir “suporte” com “fazer por ele”. O papel da franqueadora é dar suporte e do franqueado atuar e cuidar do dia a dia da sua operação.

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3 – Conheça a Lei de Franquias e analise todos os documentos jurídicos

Entender os seus diretos e responsabilidades dentro do sistema e avaliar a Circular de Oferta de Franquia (COF) é outro cuidado que se deve ter antes de investir definitivamente. Em caso de qualquer dúvida, não hesite em procurar um advogado ou consultor especialista para te fornecer suporte. A COF foi criada para dar segurança ao candidato, antes dele fazer qualquer investimento na franquia.

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4 – Atenção total à escolha do ponto comercial

Você já deve ter ouvido falar que um bom operador num ponto ruim pode não performar muito bem, enquanto um mau operador num ponto comercial legal tem grandes chances de conseguir reverter seus gaps operacionais em resultados razoáveis de vendas.  Por isso, checar a vacância da região aonde pretende atuar, a demanda pela marca e pelos produtos/serviços a serem ofertados é extremamente relevante.

Busque entender também o respaldo que a franqueadora oferece na escolha da localização do ponto de venda e na negociação do mesmo. Encontrar o denominador comum entre investimento (valor do ponto comercial), fluxo de pessoas e demanda reprimida pelo produto ou serviço é fórmula essencial para garantir grande parte do sucesso de qualquer operação varejista com ponto físico.

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5) Faça um plano de viabilidade financeira bem detalhado

Lembre-se de inserir no plano de negócio o capital de giro necessário e todos os investimentos com a reforma e aquisição do ponto. Com os números em mãos, é possível ter uma previsão mais realista para definir quais os prazos médios para lucrar com o negócio. Esse levantamento permite ao candidato planejar, de maneira concreta, quanto irá investir, no que precisará economizar, quando e quanto terá retorno. Tudo isso prevendo as possibilidades e estando mais preparado para as constatações financeiras a curto, médio e longo prazo. Taxas cobradas pelas franqueadoras também entrar nas planilhas de custos.

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Por Sammy Eduardo