4 Dicas para se preparar para a ABF Franchising Expo 2017

01/12/2016

As franquias atraem os empreendedores por serem opções que dão mais segurança para o novo investidor, principalmente por apresentarem um modelo pronto de gestão de negócio.

ABF Franchising Expo 2017

Pensando em ajudar o futuro franqueado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizará entre os dias 21 a 24 de Junho, a ABF Franchising Expo 2017

 

Consolidada como o maior evento de franquias da América Latina, a ABF Franchising Expo 2017, oferece ao público empreendedor oportunidades de investimento em praticamente todos os segmentos da economia.

As empresas nacionais e estrangeiras expõem suas marcas e os empreendedores poderão encontrar franquias de todos os segmentos como Alimentação, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos, Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação, Moda, Saúde, Beleza e Bem Estar, Serviços Automotivos, Serviços e Outros Negócios e Serviços Educacionais. Mas “Antes do empreendedor ir a esse evento, é preciso que ele faça a lição de casa”, diz Altino Cristofoletti, presidente da ABF.

Confira abaixo 4 dicas que todo empreendedor deve fazer antes de ir à ABF Franchising Expo 2017, segundo Cristofoletti.

 

1 > Pesquise e escolha

Escolha o segmento em que pretende investir. Caso contrário, ficará perdido no evento.

No processo seletivo, comece pelos setores que tem mais afinidade e não por aqueles que estão na moda ou que prometem dar mais dinheiro. Vale lembrar que afinidade não está relacionada ao lazer. Não é porque o empreendedor gosta de comer que vai investir em uma franquia de alimentação.

Independente do segmento que escolher, é importante se sentir confortável com todas as atividades do negócio, como manter a limpeza do ambiente entre outras tarefas.

Segundo Cristofoletti, todas as franqueadoras oferecem capacitação, com cursos e apostilas, a seus colaboradores. “Sempre é possível aprender sobre um novo negócio. O que faz a diferença é o empreendedor entender e aceitar as atividades do setor que ele escolher”, afirma.

 

2 > Planeje e calcule

Após definir o segmento em que irá investir, Cristofoletti aconselha que o empreendedor faça um pequeno plano de negócios. Nessa análise, além dos resultados que a empresa do setor tem hoje, também é preciso avaliar sua disponibilidade financeira.

No valor final do investimento, além da taxa de franquia, você também deve prever o capital de giro que usará para financiar a operação até sua franquia estabilizar e gerar lucro.

 

3 > Envolva a família

Antes de iniciar um novo negócio, é preciso que envolva a família na empresa para que todos estejam cientes dos desafios que virão. Mas cuidado, isso não significa trazer parentes para trabalhar na empresa. “A ideia é, simplesmente, alinhar os interesses dos familiares. Assim evitará objeções e discussões desnecessárias, que atrapalhem o desenvolvimento do negócio”, afirma Cristofoletti.

 

4 > Estude sobre franquias

Ler reportagens e livros sobre Franchising ajudará a entender os termos mais usados e os modelos de negócios. É necessário que entenda como funciona o sistema de franquias no Brasil. Para isso, pesquise o setor antes de ir para o evento.

Durante a feira, você poderá adquirir os conhecimentos básicos com os congressos, seminários e simpósios, mas o ideal é ter uma noção prévia sobre como funciona esse mercado.

 

E depois?

O objetivo da feira é ter uma vitrine das marcas, algo que facilite o primeiro contato do empreendedor com o franqueador. Por isso, é importante lembrar que não é permitido fechar negócios durante evento.  Assim, depois da feira, é hora de estudar com cautela a viabilidade de comprar a franquia.

Durante esse processo, é aconselhado que o empreendedor visite outros franqueados e converse com eles sobre a situação atual da franquia. Também vale pesquisar se a marca escolhida tem o selo de excelência da ABF ou o selo de cinco estrelas do anuário Melhores Franquias, da PEGN.

Após passar por todas as etapas do processo seletivo da empresa que escolheu, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Pela lei terá até dez dias para assinar e devolver ao franqueador com a resposta final. “Nós aconselhamos que leve o documento a um advogado especializado, para que depois não tenha nenhuma surpresa desagradável”, diz Cristofoletti.

As matérias abaixo também poderá ajudar você na hora de escolher uma franquia:

Como adquirir uma Franquia
Como funciona o processo seletivo de uma franquia
Saiba tudo sobre o contrato de franquias

 

Excelente ABF Franchising Expo 2017!

Avaliação

NOTÍCIAS RELACIONADAS