Franquear pode ser alternativa para a expansão da sua marca

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquear pode ser alternativa para a expansão da sua marca

10/05/2013

Muitos empreendedores, após a abertura de um negócio bem sucedido, se deparam com o desafio de crescer: vender mais e para mais pessoas, conquistando mais espaço ou até mesmo novos mercados. Considerar as alternativas possíveis costuma levantar muitas dúvidas na cabeça do empresário. Aumentar a linha de produtos ou intensificar a divulgação deles na mídia? Ampliar a loja ou abrir uma nova unidade em outra praça? Utilizar recursos próprios e crescer devagar, ou procurar parceiros para expandir com mais velocidade?

Existem diversos caminhos possíveis para o crescimento, dependendo de como o empreendedor responde a cada uma dessas perguntas. Pode ser, inclusive, que exista mais do que um caminho que o leve ao sucesso. O fato é que cada vez mais empresários optam pelo modelo de franquias para expandir sua atuação no mercado e estar a frente da concorrência. E o atual momento econômico do país se mostra bastante favorável a isso, graças ao amadurecimento do setor, a ampliação no número de shoppings, ao aumento de investidores estrangeiros e à abertura de novos mercados fora do eixo Rio – São Paulo.

Ao adotar esse modelo de negócio, o empreendedor permite que o DNA da sua marca seja utilizado por outra pessoa, o franqueado, e levado para outros lugares em que, talvez sozinho, ele não conseguisse chegar.

Para uma expansão de sucesso, o empresário precisa planejar cautelosamente e definir em detalhes o modelo de franquia que viabilize um crescimento ágil e estruturado do seu negócio. Feito isso, ele deve se ater ao processo de seleção dos candidatos, com o perfil ideal que ele deseja .

É recomendável então que o empresário defina os processos e metodologias que serão adotados para a expansão, estruturar a franqueadora, criar ferramentas e materiais de apoio e só então partir em busca de candidatos. Apenas após essas definições ele conseguirá que futuros franqueados enxerguem que sua marca é segura e pode oferecer diferenciais .

O modelo de franquias, esta sendo cada vez mais utilizado como uma das estratégias de expansão de um negócio, e se bem planejado e implantado, pode ser uma alternativa para que sua marca ocupe uma  fatia cada vez maior de mercado.

Você já pensou que franquia pode ser uma opção para expandir a atuação da sua marca?

*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. E co-autora dos livros ‘Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios’ e ‘Marketing para Franquias’

Por Filomena Garcia

 

Quer aprofundar-se neste assunto?
Participe do curso “Conhecimento Avançado de Franchising / Análise de Franqueabilidade”, para informações clique aqui!

Selecionamos alguns textos para te ajudar a entender mais sobre franchising e também algumas opções de segmentos para franquia de rua e franquia em shopping, confere abaixo:

  • Encontrar a franquia certa é o sonho de todo mundo que quer abrir um negócio próprio. Tem vários caminhos para isso, nenhum é fácil, porque talvez o mais fácil mesmo, é evitar escolher a franquia errada, e nisso podemos te ajudar bastante.
  • Investir em franquias em quiosque é uma alternativa para quem quer abrir um negócio mas não pode investir muito em uma loja, por exemplo. Atualmente, elas estão em praticamente todos os shoppings do País
  • O mercado de produtos naturais e alimentação sadia movimenta mais de R$ 93 bilhões ao ano no Brasil. Conheça franquias de alimentação saudável que atuam nesse segmento
  • Com falta de tempo, cada vez mais pessoas utilizam serviços de lavanderia para lavar/secar suas roupas. Conheça as franquias de lavanderia que operam nesse lucrativo segmento
  • O mercado moveleiro retomou sua expansão em 2017 e oferece ótimas oportunidades de negócios para franquias de móveis, decoração e colchões. Confira como é investir em um setor que movimenta R$ 100 bi por ano