Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Será que tenho todo dinheiro para abrir uma franquia?

27/03/2019

Tenho dinheiro para abrir uma franquia?

É muito comum, na divulgação de seu plano de negócios, as franqueadoras, informarem o capital necessário para que se instale uma franquia de sua marca, e ai você olha aqui e fica se perguntando se tem todo esse dinheiro para abrir uma franquia, certo? Então veja os pontos importantes para se sentir mais seguro com seu investimento.

Normalmente, esta composição inicial de valores é formada por itens, como:

  • taxa de adesão ou taxa de franquia;
  • instalações;
  • estoque inicial;
  • capital de giro.

 

É importante observar que caso o capital que você tenha disponibilizado para seu empreendimento franqueado seja exatamente a soma da composição acima, alguns cuidados dever ser tomados, afinal, o objetivo é a perpetuidade do negócio e não a abertura para curto espaço de tempo.

Algumas perguntas que devem ser feitas:

  • qual a expectativa de retorno do negócio?
  • dentro deste período, tenho possibilidades de não realizar retiradas e somente fazer o reinvestimento no negócio?
  • qual o grau de sazonalidade do negócio? Esta sazonalidade é acentuada? Consigo manter o negócio com o grau de sazonalidade apresentado?
  • em quanto tempo o negócio alcança o ponto de equilíbrio, ou seja, em quanto tempo a própria receita gerada pelo negócio permitirá que as despesas sejam pagas?

 

Desta forma, recomendo que ao analisar a abertura de seu negócio, o realize com o capital necessário para início das operações e o “fôlego” para um primeiro período, que poderá ser de 18 à 36 meses, dependendo da operação escolhida.

Algumas redes franqueadoras permitem que parte dos recursos empregados na abertura da franquia, sejam oriundos de financiamento.

Neste caso, a cautela necessária é maior ainda, pois além de prever o retorno do investimento no negócio, é necessário prever a restituição deste capital emprestado. Não é saudável, que o capital financiado, seja maior que 30% do total investido.

Cuidado para que não precise “vender o almoço para comprar o jantar” e faça bons negócios!

 

Autor: Arlan Roque
Especialista em Gestão de Franquias, Expansão e membro voluntário do GEF – Grupo de Excelência em Franquias do CRA/SP e autor do livro Franquias, Tudo o que você precisa saber.

O livro está disponível através da plataforma inteligente de impressão por demanda Agbook:
Clique aqui para comprar!

 

Veja os artigos de Arlan Roque no Portal do Franchising:

 

Veja outros artigos interessantes para ajudar na compra da sua franquia: