Tudo que você quer saber sobre franquias, vamos te falar
Tudo que você quer saber sobre franquias, vamos te falar

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquias – você está atento as práticas compartilhadas no mercado?

22/03/2019

O mercado de franquias tem sido uma alternativa cada vez mais interessante para empreendedores, profissionais e até para desenvolvimento de pesquisas acadêmicas como case de desenvolvimento econômico.

Atualmente são quase 3.000 redes franqueadoras no país que no último ano gerou um faturamento de 174,8 bilhões de reais, com crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior.

Em relação ao número de oportunidades de empregos diretos gerados pelo sistema, são praticamente 1.300.000 vagas com crescimento de 8,8% em relação a 2017. Estes, e outros dados do mercado de franquias, estão disponíveis no Portal da ABF, na área de Números do Franchising.

As informações acima, nos trazem com clareza o potencial de negócios que o sistema de franchising entrega. O acompanhamento, conhecimento e imersão neste mercado que possui suas características e peculiaridades ajudam tanto empreendedores quanto profissionais do sistema a serem mais assertivos.

No Brasil a literatura sobre o tema não é muito vasta, mas existem cursos ofertados por instituições como Sebrae, pela ABF Educação (Associação Brasileira de Franchising) e até mesmo um MBA que é ofertado pela ABF em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração) desde 2008, com duração de um ano e meio que prepara profissionais e empreendedores de forma estratégica para o sistema.

Livro Franquias tudo o que você precisa saber

Como contribuição ao sistema, nesta última semana foi lançado no mercado o livro Franquias: Tudo o que você precisa saber, de Arlan Roque. Uma obra que tem como principal característica o cunho prático e experiências vivenciadas pelo autor que está no mercado de franquias há 15 anos, tendo ele próprio sido participante da primeira turma do MBA ABF/FIA sobre Gestão de Franquias.

Uma literatura agradável e abrangente, com prefácio por Adir Ribeiro e posfácio de Marcia Pires, ambos com larga experiência no franchising.

O livro está disponível através da plataforma inteligente de impressão por demanda Agbook:
Clique aqui para comprar!

A expectativa é que durante o ano de 2019, o franchising continue crescendo com índices acima do PIB, crescimento do varejo ou outros índices econômicos.

Quanto mais informações e experiências forem compartilhadas, maior o número de beneficiados.

 

Veja o artigo de Arlan Roque no Portal do Franchising:

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS