Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia «

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquia de rua ou franquia em shopping, qual a melhor opção?

17/05/2018

franquia de rua

Dificilmente será estabelecida uma fórmula ou receita de bolo, para definição de melhor posicionamento de sua unidade de negócios: se melhor franquia de rua ou uma franquia em shopping center.

Normalmente há o estereótipo que lojas em shopping centers são melhores porque possuem maior faturamento, com expectativa de maior lucro.

Considerando-se que o ponto comercial tenha sido bem selecionado, tanto em unidade localizada em centros comerciais de rua ou em shopping center, a incidência de unidades com maior faturamento no shopping é uma verdade, no entanto, não necessariamente, esta unidade será mais lucrativa, pois além de custos de ocupação e mão de obra maiores, o faturamento torna-se maior, também por proporcionalidade de trabalho aplicado.

Um importante fator a ser levado em consideração no momento da escolha por franquia em shopping centers ou franquia de rua, é o perfil do empreendedor.

Por natureza, a atividade franqueada é norteada por uma série de procedimentos pré-estabelecidos.

Quando o empreendedor opta por instalar-se em shopping, é necessária a compreensão que trata-se de um centro de comércio organizado e regulamentado, com normas específicas para horário de funcionamento, recebimento de mercadorias, manutenção e organização e lojas, controle sobre vendas realizadas – em outro momento, trataremos sobre os custos de ocupação em lojas de shopping centers.

A contra-partida oferecida, reside em maior segurança; esforço conjunto de marketing, fluxo ininterrupto, treinamentos e eventos organizados por associação de lojistas entre outros.

Quando a opção realizada é para unidade localizada em centro comercial de rua, normalmente o custo de ocupação tende a ser menor e o empresário tem mais liberdade na condução de seu negócio, no entanto, atua individualmente em relação às situações acima, ainda que tenha no franqueador, seu elemento de apoio comercial, há tendência de faturamento menor, mas não necessariamente rentabilidade menor, há limitação na oferta de conveniência a seus clientes, quando, por exemplo, o estacionamento é um fator relevante na decisão de visitação daquela loja, outro ponto limitador são as variações climáticas, que tem forte influência no fluxo de pedestres em pontos de rua.

Também é comum que lojas situadas em rua, tenham espaço maior, pois a locação não é realizada por metro quadrado, como em shopping center.

Percebemos que existem pontos positivos e limitadores em ambas as situações.

Independente desta análise, a estratégia de localização do ponto, é fundamental para o sucesso do negócio.

Faça bons negócios!

Autor: Arlan Roque
Especialista em Gestão de Franquias, Expansão e membro voluntário do GEF – Grupo de Excelência em Franquias do CRA/SP

 

Selecionamos alguns textos para te ajudar a entender mais sobre franchising e também algumas opções de segmentos para franquia de rua e franquia em shopping, confere abaixo:

  • Encontrar a franquia certa é o sonho de todo mundo que quer abrir um negócio próprio. Tem vários caminhos para isso, nenhum é fácil, porque talvez o mais fácil mesmo, é evitar escolher a franquia errada, e nisso podemos te ajudar bastante.
  • Investir em franquias em quiosque é uma alternativa para quem quer abrir um negócio mas não pode investir muito em uma loja, por exemplo. Atualmente, elas estão em praticamente todos os shoppings do País
  • O mercado de produtos naturais e alimentação sadia movimenta mais de R$ 93 bilhões ao ano no Brasil. Conheça franquias de alimentação saudável que atuam nesse segmento
  • Com falta de tempo, cada vez mais pessoas utilizam serviços de lavanderia para lavar/secar suas roupas. Conheça as franquias de lavanderia que operam nesse lucrativo segmento
  • O mercado moveleiro retomou sua expansão em 2017 e oferece ótimas oportunidades de negócios para franquias de móveis, decoração e colchões. Confira como é investir em um setor que movimenta R$ 100 bi por ano

 

E para complicar ainda mais, nem franquia de rua, nem shopping, leia este artigo:

  • Nos últimos anos, as franquias se espalharam por hospitais, escolas, faculdades, terminais rodoviários, estações de trem e metrô, e até condomínios residenciais. Confira por que ter franquias em locais alternativos também pode ser um ótimo negócio

 

No site do Sebrae tem mais conteúdo sobre franchising, confere lá:

 


Entendendo Franchising

 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.


 

Acesse os conteúdos que temos aqui no Portal do Franchising, conhecer mais sobre franquias e as redes franqueadoras associadas, veja:

  • Saiba o que é franquia nesta cartilha completa com informações essenciais para quem quer entrar no mundo do franchising, seja franqueador ou franqueado
  • Sabe o que são microfranquias? Se você está pensando em ser dono de uma franquia, então acesse o guia de orientação que o Sebrae preparou junto com a ABF e saiba tudo sobre esse modelo de franchising
  • Conheça as franqueadoras mais contempladas com o Selo de Excelência em Franchising da ABF ao longo dos últimos anos. Elas são consideradas pelos próprios franqueados como franquias excelentes para se gerir