Como funcionam os Royalties e o Fundo de Propaganda de rede
Como funcionam os Royalties e o Fundo de Propaganda de rede

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Como funcionam os Royalties e o Fundo de Propaganda de rede

26/04/2013

Para quem não está familiarizado com o sistema de franquia, há dois termos que causam mais estranheza que os demais: royalties e fundo de propaganda. Como se entender isso? Ambos podem ser considerados taxas cobradas pela franqueadora. A quantia arrecadada é utilizada para desenvolvimento de produtos e tecnologias, pesquisas, capacitação de pessoal, investimento na divulgação da marca em campanhas publicitárias, folhetos e assessoria de imprensa, entre outros.

Previstos pela Lei de Franchising (Lei n 8.955, de 15 de Dezembro de 1994), royalties e fundo de propaganda devem estar expressamente descritos no projeto de franquia e no contrato assinado entre franqueadora e franqueado.

Cada marca franqueada estipula o percentual tanto para o royalty como para o fundo de marketing. Para ter uma idéia em valores, um exemplo hipotético:

Um determinado franqueado tem um faturamento de R$ 70 mil por mês. Por ter aceitado no contrato de franquia uma taxa mensal de 4% a título de Royalty e 4% de Fundo de Marketing, ambos incidentes sobre o faturamento bruto mensal, ele deve pagar à franqueadora um total de R$ 5.600.

Se esse mesmo franqueado tiver despesas operacionais, incluindo desde aluguel e compra de mercadorias até folha de pagamento e impostos , no valor de R$ 56.700, o lucro liquido desse franqueado será de R$ 7.700 , equivalente a 11% do faturamento bruto.

Os royalties são como um investimento que os franqueados fazem coletivamente para sustentar a operação da empresa franqueadora, visando a constante melhoria dos padrões, serviços e produtos da rede.

O Fundo de Marketing é usado para custear o posicionamento da marca junto aos diversos públicos envolvidos: franqueados e demais investidores, consumidores, órgãos de defesa do consumidor e formadores de opinião.

É importante ressaltar que, em alguns casos, a franqueadora administra esse Fundo de Marketing de forma compartilhada com os franqueados, que se reúnem em associações para discutir interesses comuns e se aproximar do centro de decisões.

Esta integração entre franqueadora e franqueado permite o fortalecimento da parceria entre ambos, propiciando comprometimento, ética e respeito à marca.

Por Luiz Claudio Miccieli

 


Entendendo Franchising

 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.


 

Acesse os conteúdos que temos aqui no Portal do Franchising, conhecer mais sobre franquias e as redes franqueadoras associadas, veja:

  • Saiba o que é franquia nesta cartilha completa com informações essenciais para quem quer entrar no mundo do franchising, seja franqueador ou franqueado
  • Sabe o que são microfranquias? Se você está pensando em ser dono de uma franquia, então acesse o guia de orientação que o Sebrae preparou junto com a ABF e saiba tudo sobre esse modelo de franchising
  • Conheça as franqueadoras mais contempladas com o Selo de Excelência em Franchising da ABF ao longo dos últimos anos. Elas são consideradas pelos próprios franqueados como franquias excelentes para se gerir
  • Pesquisamos por você e selecionamos as franquias até 20 mil de investimento que estão no nosso portal. Se esse é o valor que você tem para comprar uma franquia, então confere a lista e também as dicas importantes de como usar essa grana
  • Experiência também pode ser um fator de sucesso. Que tal investir em um negócio testado e aprimorado durante mais de três décadas? Conheça as franquias experientes
  • Encontrar a franquia certa é o sonho de todo mundo que quer abrir um negócio próprio. Tem vários caminhos para isso, nenhum é fácil, porque talvez o mais fácil mesmo, é evitar escolher a franquia errada, e nisso podemos te ajudar bastante, confere aqui!