Como é uma franquia no segmento de Vestuários

09/05/2013

Como é uma franquia no segmento de Vestuários. Saiba mais no Portal do Franchising

Por Wagner Lopes D´Almeida

Tudo na vida se movimenta. O movimento é a essência da vida . E a moda é exatamente isso: trazer sempre algo de novo para seduzir o consumidor. A indústria de moda não pára de pesquisar novos materiais, cores, combinações e tendências. Investe altas somas a cada estação com o eterno objetivo de inovar. Nesse mercado tão ágil e competitivo, ser diferente é uma obrigação.

Cabe ao franqueador desenhar coleções que realizem o sonho de consumo das pessoas. Imaginar o que o consumidor vai querer usar daqui a seis meses não é uma tarefa fácil.
Depende de talento, perspicácia, feeling e tino comercial.

E cabe ao franqueado vender o resultado desse trabalho. Sim, as roupas certas ajudam, mas só isso não decide o jogo. O ponto principal para seu sucesso é o atendimento. Afinal, roupa se encontra em qualquer lugar, mas bom atendimento não.

Duvida? Então convido você a uma reflexão. Tente lembrar quais foram os cinco últimos lugares onde você foi bem atendido e onde você foi mal atendido, independentemente do segmento. Pode ter sido na padaria, no posto de gasolina, na farmácia. É fácil lembrar dos lugares onde você foi mal atendido, mas lembrar de algum lugar onde você foi especialmente atendido é um exercício difícil, não é?

Um dos segredos do segmento de vestuário é atender o consumidor para que ele se sinta muito bem com aquela roupa. Todas as pessoas gostam de ser valorizadas e a roupa é uma forma de se destacar. Do consumidor mais conservador ao mais extravagante, para todos roupa é estilo de vida.

Os franqueados precisam ter uma equipe muita bem preparada, altamente motivada e empenhada em entender o consumidor. Essa é a mágica do varejo de vestuário. O talento da equipe de vendas é tudo, o ponto crítico para o franqueado ter sucesso. Às vezes, pode-se passar o dia inteiro sem um cliente sequer e, no apagar das luzes, chega alguém e faz uma compra excepcional pelo bom atendimento que teve.

Além do atendimento, há outro fator crítico para o sucesso: a arrumação da loja. Apesar de parecer brincadeira, a loja fala. Ela pode ser tímida, extrovertida, séria, alegre ou até gagá. Tudo isso acontece através da comunicação visual, que expressa o seu jeito de se comunicar para o consumidor. Nessa área, a vitrine é o grande chamariz e a responsável por convidar os clientes a entrar na loja. É imprescindível modificar semanalmente o visual interno e a vitrine, para dar o toque de renovação e movimento, tão importantes neste segmento.

Não existe uma fórmula mágica para se fazer uma franquia de confecção dar certo, mas, sem dúvida, transformar o consumidor em cliente é o começo do sucesso.

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