Acesso online para controle de vendas, estoques e pedidos

10/05/2013

A gestão da franquia ficou mais ágil com o aparecimento de ferramentas de comunicação como a Internet de banda larga. Saiba no Portal do Franchising

Por Marco Militelli

A gestão de uma franquia ficou mais ágil e confiável com o aparecimento de ferramentas de comunicação como a Internet de banda larga. Atualmente, a integração de sistemas e plataformas diferentes está disponível a custos acessíveis para pequenas e médias empresas. A tendência é que o preço desses serviços continue caindo.

Hoje, qualquer computador com uma configuração básica permite acesso à Web, garantindo às empresas sua entrada na era da comunicação. Mas e as franquias, como elas ficam nessa realidade?

Comunicação em uma rede de franquias é assunto sério. Além da necessidade de troca de informações entre franqueador e franqueados, há a possibilidade de intercâmbio de conhecimento entre as próprias franquias. As redes franqueadoras mais sólidas são as que possuem uma comunicação bem integrada com suas franquias.

Não existe apenas um único jeito de realizar essa comunicação, mas cada opção deve ser objeto de estudo à parte. Afinal, uma solução ótima para uma empresa pode ser incompatível para outra. Assim, quem determina o modelo de comunicação de sua rede é o franqueador, que acaba utilizando esse modelo para toda sua rede.

A adoção desse modelo implica a definição de todas as informações que serão acessíveis para as unidades franqueadas – assim como quais informações serão de mão única e quais serão de mão dupla. Em outras palavras, quais informações somente são enviadas ou recebidas pelo franqueador e quais serão enviadas e recebidas por todos. Isso tem um impacto direto no sistema de gestão da rede, uma vez que o sistema permite que os pedidos das franquias sejam enviados diretamente para uma central de compras, ou consultas feitas em estoques centralizados, ou acesso a dados cadastrais de consumidores.

Entre as formas mais comuns de integração online entre franqueador e franqueado (online significa comunicação direta e contínua), três soluções se destacam:

– Primeira: o próprio software de gestão da franquia (existem várias opções), já preparado para realizar a troca de informações;

– Segunda: implantação de uma Intranet, ou um ambiente fechado de troca de informações entre pessoas autorizadas para isso (franquias e franqueador);

– Terceiro: em casos em que o software do franqueador e das franquias não é o mesmo (muitas redes ainda se encontram nesta situação) e por qualquer motivo não têm interesse em modificar isso, uma alternativa interessante é a instalação de uma plataforma de integração dos bancos de dados. Ela funciona como um tradutor e intérprete entre os sistemas, possibilitando a troca de informações.

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