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CNA investe em pessoas e é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

25/11/2015

Empresa registrou em 2015 uma redução de 11% no turnover, além de melhora na percepção interna de satisfação com a companhia, que hoje bate os 97%;
A rede de idiomas recebeu o selo GPTW NOVAREJO 2015, um reconhecimento às empresas varejistas com as melhores práticas e projetos em gestão de pessoas.

Em épocas de crise a busca por uma maior eficiência operacional torna-se o objetivo prioritário das empresas. Como resultado da máxima “fazer mais com menos”, é comum que orçamentos até então destinados a benefícios e treinamentos de funcionários ou mesmo para a manutenção da qualidade de vida no trabalho sejam cortados, vistos por muitos como gastos secundários ou até mesmo desnecessários. Isto é justamente o que o CNA, uma das maiores redes de escolas de idiomas, com 160 colaboradores na administração nacional, não fez. Na contramão das expectativas, a empresa vem aumentando os investimentos em iniciativas de gestão de pessoas, e foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar com o selo GPTW (Great Place to Work) NoVarejo 2015.

A premiação vem para coroar uma série de resultados positivos conquistados pela companhia no último ano, como uma redução de 11% no turnover de pessoal, fruto do Programa de Engajamento que vem sendo desenvolvido desde o início de 2014. “O CNA está investindo em todas as áreas do negócio, desde a evolução de sua metodologia de ensino, até o atendimento mais eficaz a franqueados e alunos. Neste momento, a liderança entendeu que todo esse crescimento não seria sustentável se também não houvesse um olhar especial para as pessoas que estão por trás disso”, afirma Maicon Scopel, gerente de Recursos Humanos do CNA.


Desde então, o CNA vem investindo em novas iniciativas de gestão de pessoas, que vão desde treinamento e capacitação de profissionais, até ações específicas para o engajamento dos colaboradores. Entre elas podemos citar campanhas internas para comemoração de datas especiais e metas atingidas, um programa próprio de trilha de carreiras com acompanhamento e feedbacks periódicos, e uma cultura que valoriza o bem estar e a qualidade de vida no trabalho, incluindo na rotina do escritório, por exemplo, quick massage, cafés da manhã e da tarde, a distribuição de picolés em dias quentes, entre outros.

“Nossa maior recompensa é saber que 97% dos nossos colaboradores sentem orgulho da empresa e a recomendariam como um ótimo lugar para seus amigos e familiares trabalharem”, afirma Maicon, que ressalta que a família, inclusive, é outro ponto bastante valorizado pelo CNA. “Em algumas datas especiais, como o Dia das Mães ou a Páscoa, convidamos alguns fornecedores para que façam demonstrações de produtos dentro da empresa. Assim nossa equipe pode fazer suas compras durante o expediente mesmo, e economiza o seu tempo livre para curtir com a família e os amigos. Muitas vezes conseguimos promoções e ainda possibilitamos o pagamento via desconto em folha de pagamento”, explica.

As iniciativas culturais e de responsabilidade social também são outra vertente bastante explorada pelo CNA para aumentar o engajamento e a participação das equipes. No Natal de 2014, por exemplo, a empresa promoveu um concurso entre os filhos dos colaboradores para que a melhor ilustração virasse o cartão de fim de ano oficial da companhia. Em paralelo a isso, uma ação convidou todos os colaboradores a presentearem e a passarem um Natal especial com as 600 crianças da Fundação CNA, que oferece auxílio com alimentação, lazer, educação, entre outros serviços, para jovens carentes na zona sul de São Paulo.

“Sabemos que a insegurança em geral atrapalha muito a produtividade das pessoas, então tentamos sempre despertar o sentimento da família CNA, a fim de que cada colaborador saiba que é uma parte importante do todo. Para isso, investimos muito em comunicação interna, e temos até mesmo um estúdio próprio de TV. Valorizamos o diálogo transparente, consistente e, principalmente, de mão dupla”, conclui Maicon.

Sobre o CNA:
O CNA é uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com 42 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol. Atualmente com 607 unidades em operação e cerca de 500 mil alunos, a rede opera por meio do sistema de franchising em todo o território nacional. Sua metodologia moderna possibilita ao aluno fluência ao falar, ler, escrever e compreender o idioma naturalmente vivenciando situações do dia a dia, por meio de uma plataforma de ensino integrada que combina componentes presenciais e a distância para oferecer uma experiência de aprendizagem completa. Um dos projetos da rede que evidencia este diferencial, o Speaking Exchange, recebeu 10 Leões no Festival Cannes Lions 2014, dentre vários outros prêmios. O modelo de negócio do CNA também foi reconhecido com a conquista do Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) à rede pela 23ª vez consecutiva, além do Selo 5 Estrelas da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O CNA é também centro aplicador dos exames internacionais de proficiência Cambridge English.

Outras informações
Diego Segura – (11) 4873-7629 / (11) 98129-2797
[email protected]

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