Abrir uma farmácia é um bom negócio?

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Abrir uma farmácia é um bom negócio?

29/04/2024

Será que abrir uma farmácia é um bom negócio.

A resposta do Sebrae, organização de apoio aos pequenos negócios, é simples e direta: sim.

“Para quem está pensando em empreender no segmento de farmácias, mas tem medo dos riscos, é bom saber que existem inúmeras vantagens, e uma das mais relevantes é que se trata de um empreendimento pouco afetado pelas crises, pois o mercado comercializa produtos considerados essenciais para a saúde, especialmente os medicamentos”, explica a instituição.

Menos riscos ainda sofre quem opta por uma franquia de farmácia.

Isso porque a taxa de mortalidade das franquias é muito menor do que a de um negócio próprio independente.

Dados da IQVIA que levam em consideração os últimos 24 meses até fevereiro de 2024 mostram que, do total de farmácias que fecharam as portas nesse período, 86% eram independentes.

As de franquias representaram apenas 4% do total de farmácias fechadas.

Isso acontece porque o empreendedor que abre uma franquia já começa o negócio com todo o know-how do franqueador, que já testou os processos antes de repassá-los a sua rede de franquias.

Os números da FarMelhor, uma das maiores redes de franquia de farmácia do país, provam isso.

Enquanto a marca cresceu 19,8% em 2023, o canal farma no Brasil cresceu 8,2% no mesmo período, segundo dados da IQVIA.

O desempenho da FarMelhor está, inclusive, acima da performance do setor de franchising, que cresceu 13,8% no ano passado, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Hoje, a venda de não medicamentos e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP) representa em média 48% do faturamento de uma drogaria, estes grupos de produtos ficam exposto do lado de fora do balcão das farmácias e o consumidor pode pegar e passar direto no checkout; já do lado de dentro do balcão o destaque é para o crescimento dos medicamentos genéricos que hoje representa 30% do faturamento da rede.

Renan Reis, CEO da FarMelhor, explica que é mais do que necessário investir nos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), deixando-os bem expostos em gôndolas bem-sinalizadas e destacadas.

“É muito comum a disposição em prateleiras ou gôndolas dispostas em colunas coloridas, onde cada cor representa um grupo de medicamentos, como por exemplo vermelha, com itens relacionados com dor e febre, relaxantes, analgésicos, antitérmicos etc”, explica.

“Os MIPs devem ser disponibilizados em sistema de autosserviço, onde o próprio cliente pega o produto desejado.”

Esse tipo de aconselhamento, com base na experiência de mais de 470 unidades (em operação e a inaugurar), é que uma rede de franquias, como a FarMelhor, pode dar a quem abre uma nova farmácia.

“As redes estão cada vez mais investindo no layout das lojas por setorização”, avisa Renan, destacando outra percepção da franqueadora.

Além dos medicamentos, o franqueado da FarMelhor conta, ainda, com uma linha exclusiva de suplementos e polivitamínicos que pode ser ofertada aos clientes e está há sete anos no mercado.

A marca Acrius tem 12 produtos, como polivitamínicos AZ, cápsulas de colágeno, cálcio e ômega 3.

“São ativos que repõem a dose diária de vitaminas e minerais em carência no organismo, causada pela má alimentação ou atividades físicas”, explica Reis.

Atualmente, o consumo de suplementos alimentares está presente em 59% dos lares brasileiros, segundo estudo de mercado realizado pela ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres).

E a procura é crescente.

Em 2021, as vendas da linha Acrius subiram 40%. Em 2022, 45%. E em 2023, 35%.

“Os anos de 2021 e 2022 tiveram um crescimento mais expressivo por conta da pandemia, mas 35% ainda é um crescimento expressivo no mercado atual”, pontua o CEO.

 

Farmácia é hoje um hub de saúde

Outra importante fonte de receita das farmácias é sua atuação como um hub de saúde – um mix de serviços como avaliação de saúde e estética, aplicação de vacinas e testes (como os de gripe e dengue), acompanhamento de pacientes crônicos e prescrição farmacêutica para problemas menores.

“É uma tendência impulsionada pela pandemia”, diz Reis.

“Depois da covid-19, além da oferta de medicamentos, as farmácias passaram a oferecer serviços de saúde e bem-estar.”

 

Expansão FarMelhor

Em 2024, a FarMelhor pretende inaugurar mais de 40 novas lojas e converter outras 50 farmácias independentes.

As novas unidades seguirão os modelos de franquia, tanto para as lojas recém-inauguradas quanto para as conversões, com um investimento estimado de aproximadamente R$ 25 milhões.

A empresa identifica um potencial expressivo em muitas das mais de 50 mil farmácias de bandeira independente em todo o país, prontas para participar desse processo de transformação.

A rede, que já tem forte presença na região Sudeste, visa concentrar seus esforços na regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, onde também já possui presença significativa.

 

Fonte: Content.PR/MD

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