Pinta Mundi Tintas, a varejista multimarcas aderiu ao sistema de franchising em 2017 e, de lá para cá, soma mais de 60 lojas.
“Crescemos de forma estruturada, consciente e com parceiros que nos permitam ter negócios de longo prazo.
Queremos o sucesso do nosso franqueado, para que ele tenha o retorno de seu investimento de forma simples, com facilidade na operação e baixa complexidade”, explica Nassim Katri, fundador da marca e franqueador.
A PINTA MUNDI TINTAS tem algumas características muito particulares, como franquia.
Em primeiro lugar, é uma marca completamente desburocratizada, que tem como princípio facilitar a operação da unidade franqueada.
Para se ter ideia, o franqueado compra diretamente do fabricante homologado pelo franqueador, o que reduz custos e prazos de entrega e aumenta as margens de lucro, além de proporcionar flexibilidade nos prazos de pagamento.
“A franqueadora negocia os preços pelo volume de vendas, mas o franqueado compra diretamente, conforme o perfil de seu público consumidor.
Não impomos compras mínimas ou produtos que ficaram encalhados em estoque porque não correspondem ao que é vendido naquela região, por exemplo”, explica Katri.
A PINTA MUNDI TINTAS apresenta uma operação de baixa complexidade.
Todo o layout foi pensado para termos uma loja eficiente, bonita e de baixo investimento.
Expomos os produtos de maneira organizada e é do interesse do consumidor observar as latas de tinta e os acessórios, então, não é necessário investir em alta complexidade de materiais.
Com todo esse estudo, conseguimos fixar o valor de investimento em uma loja completa (100m2) iniciando-se em R$ 297 mil, já com a taxa de franquia de R$ 40 mil inclusa.
Sobre a Pinta Mundi Tintas
Marca: PINTA MUNDI TINTAS
Tipo de negócio: Multimarcas varejista de tintas e acessórios
Ano da fundação: 1990
Início da franquia no Brasil: 2017
Total de unidades no Brasil: 65, entre próprias e franqueadas
Investimento inicial: a partir de R$ 297 mil (incluindo a taxa de franquia e estoque inicial)
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Capital de giro: R$ 40 mil
Royalties: 5% das compras
Taxa de publicidade: 2% das compras
Área mínima: 100 m2
Nº de funcionários: De 1 a 2
Faturamento bruto: média de R$ 1 milhão por ano
Lucro líquido: 15%
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Fonte: Pinta Mundi Tintas